Dicas para manter a produtividade durante o home office.

6 dicas para manter a produtividade em home office

O cenário é inédito no Brasil e no mundo devido a COVID-19. Com a necessidade de isolamento social indicado para evitar a proliferação da pandemia, muitos se depararam com a necessidade de trabalhar em casa. A modalidade de trabalho home office permite a continuação dos serviços, mas nem sempre é fácil manter a produtividade nesse ambiente.

Diante das mudanças provocadas pela pandemia, reunimos nossa equipe e separamos nossas 6 melhores dicas para que você mantenha a produtividade nesse momento delicado. Vamos lá!

1. Defina um cantinho como seu espaço de trabalho

Defina seu espaço de trabalho durante o home office.
Escolha um cantinho confortável da sua casa para trabalhar

Para quem trabalhar em casa aconselhamos ­montar um cantinho específico para o home office, evitando que as atividades profissionais se misturem com as demais coisas da rotina.

Em um mundo ideal, um cômodo específico para essa função seria ótimo, pois você poderia entrar lá e ter um espaço de foco só para o trabalho e, da mesma forma, quando saísse, se desligaria com mais facilidade.

Como ter um cômodo na casa só para isso pode não se encaixar na realidade da maioria, é aconselhável definir um cantinho, ainda que na mesa de jantar, para exercer suas atividades diárias, sem coisas que podem te distrair como, por exemplo, a televisão.

Neste mesmo sentido, aconselhamos que você use um fone de ouvido com uma música ambiente leve, porque isso também pode ajudar com a concentração.

2. Luz certa! Uma boa luminosidade é essencial

Iluminação em ambiente de home office.
Mantenha o ambiente bem iluminado e, se possível, fique perto das janelas!

No geral, é sempre bom manter o ambiente arejado e iluminado naturalmente na medida do possível, para acompanhar o andamento do dia. Por isso, ficar perto das janelas costuma ajudar muito.

A luz branca também é uma opção, mas não a única: se o seu ambiente estiver bem iluminado, mesmo com uma luz amarelada, ficará confortável e te manterá em estado de alerta.

Uma dica simples, mas eficaz, é a de não ficar de costas para a janela, uma vez que isso causa reflexo nas telas e pode prejudicar a visibilidade.

Um bom jeito de evitar cansaço visual é utilizar a tecnologia a seu favor, ativando o brilho automático da tela do seu dispositivo. Assim o computador irá ajustar a luminosidade da tela de acordo com o passar do dia e ajudará você a ficar com menos cansaço.

Ainda nesse sentido, ter uma luz direcionada no plano de trabalho também é muito importante, pois evita o sombreamento local.

3. Nada de pijama o dia todo. Vista-se profissionalmente

Vista-se profissionalmente para home office.
É importante arrumar-se como se você realmente fosse sair para trabalhar.

Uma dica infalível é a de vestir-se profissionalmente. Como você está em casa, poderá ficar mais “relaxado” com a aparência e isso impactará diretamente o seu desempenho.

Aconselhamos que você se vista normalmente, como faria se fosse sair de casa e ir para o trabalho. Essa atitude mostra que você está exercendo sua função. Ainda, se sentir-se confortável para isso, coloque o crachá da empresa, como sinal de que não pode ser interrompido.

Mantenha-se alerta, também, para as reuniões que podem surgir durante o dia. Se estiver bem vestido, passará a impressão de comprometimento com os objetivos da empresa.

4. Mantenha sua rotina

Não mude sua rotina durante o home office.
Não mude sua rotina bruscamente e tente estabelecer horários para se distrair, como se estivesse no seu ambiente de trabalho

Faça tudo como se estivesse no seu ambiente de trabalho normal: inicie as atividades no mesmo horário, tire sua pausa para o almoço e não fique trabalhando, a menos que seja necessário, quando seu horário for encerrado.

Essa é uma boa dica para se manter mentalmente saudável neste período de home office. Assim, ao manter a rotina, você mantém a produtividade e a criatividade.

5. Estabeleça uma comunicação diária com seus colegas

Comunicação diária com colegas em período de home office.
Não deixe de se comunicar diariamente com os seus colegas de trabalho.

Mantenha o nível de comunicação e fluidez com a equipe o mais próximo possível do que acontecia no seu ambiente de trabalho normal.

Ferramentas como Dropbox, Asana, Slack, WhatsApp, Skype, Google Drive e Google Hangouts podem se tornar importantes aliadas para a manutenção de uma comunicação alinhada.

Reuniões e follow-ups remotos também contribuem para a união da equipe de trabalho, uma vez que são capazes de aproximar todos os colaboradores. E não é necessário ter uma reunião para uma videoconferência dos colegas de trabalho, você pode deixar o vídeo rolando e conversando sobre o dia a dia enquanto desempenha outras tarefas. Isso ajuda a dar a sensação de que está em local de trabalho.

6. Tenha paciência com você mesmo e com os seus

Tenha paciência durante o home office.
Saiba administrar o seu tempo, para que seus momentos de lazer ao lado das pessoas que você ama não sejam prejudicados!

Caso você seja uma pessoa casada ou que tenha filhos, tente entender que o isolamento pode ser muito mais difícil para um que para outros.

Converse com quem você está dividindo a casa, entenda como o processo funciona para ela e, por fim, tenha paciência caso haja qualquer dificuldade.

Após o expediente do home office, mantenha os bons momentos. Converse sobre coisas leves, participe de brincadeiras ou assista algum programa na televisão.

Aliviar o estresse causado pelo isolamento também é preciso.

Gostou dessas dicas? Como você tem feito para trabalhar em home office? Como tem sido o seu dia a dia em casa? Conte para nós nos comentários. 😉

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

11 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.