8 tendências de decoração para 2023

5 minutos para ler

As tendências de arquitetura e decoração vêm e vão, mas se você está atualmente no processo de projetar sua casa ou apenas fazer uma reforma rápida, provavelmente está pensando em como decorar.

Embora tendemos a evitar as tendências em favor de uma decoração mais atemporal, não podemos negar que ainda é divertido mudar um pouco, principalmente nos últimos anos, quando a maioria de nós passou mais tempo em casa. Isso mudou a forma como encaramos os nossos espaços, tanto estética quanto funcionalmente.

Pensando nisso, reunimos nesse artigo algumas tendências de arquitetura e decoração para 2023. Pronto para se inspirar?

1. Espaços abertos e integrados

Após a pandemia, projetos de casas com espaços abertos e integrados passaram a ser melhor valorizados. E parece que essa tendência não vai desaparecer tão cedo!

Os espaços abertos nos permitem viver mais juntos e, embora a vida moderna muitas vezes exija privacidade, a maioria de nós não quer ficar isolado em uma sala o dia todo. Além disso, a própria pandemia nos fez valorizar ainda mais os encontros com poucos amigos e familiares em nossas casas.

Assim, ideias como montar um bar em casa e criar uma cozinha e área de lazer integradas têm conquistado os proprietários de casa em todo o mundo.

Espaços abertos e integrados são uma das tendências de decoração para 2023
Espaços abertos e integrados são uma das tendências de decoração para 2023
Espaços abertos e integrados são uma das tendências de decoração para 2023

2. Ênfase no conforto e bem-estar

No mundo acelerado de hoje, nada como um espaço confortável para aproveitar os momentos de folga, seja sozinho ou em família. E a decoração pode fazer toda a diferença!

Para gerar mais conforto e bem-estar em casa, você pode apostar em tecidos e texturas (como mantas, almofadas e tapetes), iluminação confortável com luminárias de luz amarelada para deixar o ambiente mais acolhedor, elementos naturais e móveis e itens de madeira.

Outra tendência é reservar um espaço para promover autocuidado. Que tal um cantinho para leitura ou um espaço para praticar yoga ou alguns exercícios em casa?

O conforto e o bem-estar serão prioridades para os ambientes criados
Os têxteis são uma ótima maneira de deixar os ambientes mais confortáveis
Conforto e bem-estar são uma das tendências de decoração para 2023

3. Áreas multifuncionais flexíveis

Entre as tendências de arquitetura e decoração para 2023 está a projeção de espaços multifuncionais que permitam flexibilidade.

A demanda por esses espaços vem crescendo a cada ano, principalmente devido aos projetos residenciais cada vez mais compactos que tornam o aproveitamento de cada centímetro quadrado de nossas casas fundamental para que possamos viver confortavelmente.

Tradicionalmente, as casas eram configuradas com cada cômodo tendo uma finalidade. Porém, atualmente precisamos adaptar os espaços para que ele possa ter várias funções e se encaixar em nosso estilo de vida.

Aqui vão algumas dicas:

  • Use diferentes cores ou móveis para “dividir” os espaços em suas funções;
  • Invista em móveis multifuncionais;
  • Pense no armazenamento;
  • Projete espaços integrados;
  • Crie cantinhos aconchegantes.

4. Mais luz natural e natureza

Trazer luz natural e um pouco de natureza para dentro de casa será outra tendência que poderemos ver em 2023. Esses dois elementos podem, dentre outros benefícios, ajudar a melhorar o sono, o humor, o foco e auxiliar na produção de vitamina D.

Você pode inclui-los ao ambiente criando espaços abertos e adicionando grandes janelas ou claraboias. As claraboias são uma ótima alternativa para espaços pequenos como banheiros, pois trazem a luz da parte mais brilhante do céu e também podem introduzir ar fresco e proporcionar vistas da natureza.

Além disso, a arquitetura biofílica também estará em alta, e é uma excelente maneira de conectar os moradores de uma casa à natureza.

A luz natural sempre é uma boa opção, e continua sendo uma das tendências para 2023

5. Curvas

Móveis curvos já vinham tomando conta de muitos lares, mas agora a tendência é que as curvas também façam parte da estrutura das casas.

De arcos arrojados a escadas sinuosas, as bordas mais suaves são uma ótima maneira de adicionar dimensão aos espaços.

As curvas também permitem um estilo diferente e arrojado sem parecer extravagante ou desagradável.

Curvas são uma das tendências de decoração para 2023

6. Móveis antigos

Os móveis antigos também se tornaram uma das grandes tendências de decoração dos últimos anos, e continuaremos a vê-los em 2023.

A mobília vintage é uma maneira incrível de adicionar personalidade a uma casa, pois entregam uma solidez ao ambiente de forma sutil, adicionando beleza e aconchego a qualquer ambiente.

Móveis vintage são uma das tendências de decoração para 2023
Móveis vintage são uma das tendências de decoração para 2023

7. Paredes de destaque

Criar paredes de destaque também é uma das tendências de decoração para 2023.

As paredes de destaque adicionam definição e textura aos ambientes, além de tornarem os espaços mais atraentes.

Você pode fazer isso inserindo uma textura ou papel de parede em uma única parede da sala. Os ripados estão em alta e são capazes de tornar os espaços pequenos mais íntimos e os grandes espaços mais convidativos.

Criar paredes de destaque é uma das tendências de decoração para 2023
Criar paredes de destaque é uma das tendências de decoração para 2023

8. Padrões e cores ousadas

Os tons naturais e neutros se popularizam nos últimos anos, mas para 2023 podemos esperar ver mais cores nos espaços. Inclusive, o Viva Magenta, cor que a Pantone escolheu para 2023 é pra lá de ousada!

Esqueça os neutros e ouse nas cores em 2023
Esqueça os neutros e ouse nas cores em 2023

E então, gostou das tendências de decoração para 2023?

Se você curtiu esse artigo e gosta de ler conteúdos sobre arquitetura, tecnologia e decoração, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades semanais da InstaCasa.

Posts relacionados

Deixe um comentário