Ferramentas essenciais

9 ferramentas indispensáveis para a sua casa

Ter uma caixa de ferramentas em casa é indispensável. Seja para fazer pequenos reparos na residência, para montagem e instalação de móveis ou para criações no estilo do it yourself, ter ferramentas ao alcance das mãos pode ser uma verdadeira “mão na roda”, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Não é nada agradável ser pego desprevenido, não é mesmo?

Como existe, no mercado, uma série de materiais disponíveis para compra, o #DreamTeam da InstaCasa criou uma lista com 9 ferramentas indispensáveis para a sua casa, para que você tenha um norte na hora de encher o seu carrinho de compras. Vamos lá?

1. Chave de Fenda e Chave Philips

Começaremos pela ferramenta mais básica: chave de fenda. Trata-se de uma ferramenta indispensável para a sua casa! Ela é útil para quase todos os tipos de trabalho e sempre resolve a maioria das situações. Dentro de casa, ela é uma das heroínas da montagem e da desmontagem, pois a maioria dos móveis e utensílios apresentam parafusos.

A chave Philips, por sua vez, é outra ferramenta coringa para ter na maleta! Ela se caracteriza por ter a ponta fina, em formato de cone. São usadas para apertar ou afrouxar parafusos do tipo fenda cruzada, ou seja, os que têm o formato de “X”.

Chave de fenda
Chave philips

2. Estilete

Estiletes são indispensáveis para uma boa caixa de ferramentas. Eles são úteis para cortar papel, papelão, tecidos, plásticos, materiais sintéticos, entre tantos outros tipos de embalagens e materiais.

Por ser “pau para toda obra”, você não vai querer deixar um estilete de fora das suas ferramentas indispensáveis. 

Estilete

3. Alicates 

Começaremos esse tópico falando do alicate de pressão, que serve para segurar e pressionar peças e superfícies.

O alicate de pressão possui uma rosca que regula a abertura da boca e uma mola que trava a chave fechada. Por ser de pressão, não é necessário colocar força enquanto segura a ferramenta, uma vez que ele trava e fica conforme a posição estipulada pelo seu usuário, para, como dissemos anteriormente, trabalhar com maior precisão em superfícies e peças. 

Já o alicate universal trata-se de uma ferramenta multifuncional e deve fazer parte da sua lista de ferramentas indispensáveis para a sua casa. Ele pode ser utilizado em diversas atividades, desde apertar porcas até desencapar fios, além de cortar e torcer.

O alicate de bico, por sua vez, é capaz de prender e dobrar materiais. Seu bico facilita o uso da ferramenta em ambientes de difícil acesso. 

Também podemos mencionar, aqui, o alicate de corte. O alicate de corte pode ser utilizado para apertar e cortar objetos, sendo utilizado, principalmente, em serviços hidráulicos, uma vez que é uma excelente ferramenta para, por exemplo, apertar canos e porcas. 

Alicates
Alicate de pressão

4. Furadeira/parafusadeira

As furadeiras/parafusadeiras são indispensáveis para instalar estantes, móveis e outros itens.

Você pode escolher entre modelos à bateria ou que funcionem ligados na tomada. Esses equipamentos também variam de calibre de acordo com o que será executado. 

Furadeira
Parafusadeira

5. Martelo

O martelo também é uma ferramenta multifuncional e essencial para você ter em casa! 

Seu uso pode ser aplicado para:

  • Montar um móvel;
  • Pendurar quadros;
  • Remover pregos;
  • Aplicar rebites.
Martelo

6. Chave de teste

Serve para identificar qual é o fio Fase (positivo) e qual é o fio Neutro no seu sistema elétrico, sinalizando pontos elétricos que podem dar um choque na pessoa que está manuseando a ferramenta.

Com cabo injetado em PVC transparente e haste em aço carbono, ela faz a medição entre 100V e 500V.

Chave de teste

7. Nível

Trata-se de uma ferramenta que indica e mede inclinações. 

Pode ser muito útil para pregar móveis na parede, como é o caso, por exemplo, dos painéis para TV.

Nível

8. Mini arco de serra

Em nossa lista de ferramentas indispensáveis para a sua casa, não poderíamos deixar de fora o mini arco de serra. 

Trata-se de uma ferramenta que consiste em um suporte para a lâmina de serra. Serve para cortar madeira, metais e plásticos. 

Mini arco de serra

9. Trena

Por último, mas não menos importante, temos a trena. 

É uma ferramenta para medição linear e em curvas. Em seu “corpo”, a trena possui uma fita de aço flexível, que contém metragem e indica, assim, as medidas. 

Trena

Consumíveis

Além dessa lista de ferramentas indispensáveis para a sua casa, vale uma menção honrosa dos consumíveis essenciais para uma boa caixa de ferramentas.

Essencialmente, os consumíveis são acessórios primordiais utilizados apenas uma vez, e garantem o resultado do uso das ferramentas. É o caso, por exemplo, dos seguintes materiais:

  • Fita isolante: como o próprio nome sugere, a fita isolante é utilizada para o isolamento de fios e para “prender” cabos de iluminação, uma vez que é feita a partir de materiais que inibem a condução de eletricidade; 
FIta isolante
  • Parafusos: parafusos são elementos de fixação, empregados na união de peças de forma não permanente. Assim, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e/ou desapertar os parafusos que as mantêm unidas;
Parafusos
  • Buchas: as buchas são suportes que garantem a fixação e aderência das peças nas paredes da casa. Esse material deve ser comprado de acordo com o tamanho dos parafusos, uma vez que existe um tipo de bucha diferente para cada diâmetro de parafuso;
buchas
  • Fita veda rosca: a fita veda rosca é utilizada para vedar, como o nome já sugere, juntas roscáveis feitas de PVC, CPVC ou metal, com o objetivo de eliminar os espaços vagos existentes entre as roscas;
FIta veda rosca
  • Lixa: indispensável para quem está pensando em construir ou reformar, a lixa cumpre a função de eliminar imperfeições, contaminantes, brilho e facilitar a aderência entre demãos de tinta, permitindo um acabamento ideal nos revestimentos da sua parede;
Lixa
  • Estopa: uma estopa pode ser usada para diversas finalidades, como limpeza pós e durante a obra, limpeza de materiais como pincéis e rolinhos de pintura, além de possuir uso doméstico e profissional.
Estopa

E aí, gostou desse artigo sobre ferramentas indispensáveis para a sua casa? Se a resposta for positiva, não deixe de assinar a newsletter do Blog InstaCasa para ficar por dentro de todas as novidades semanais que são postadas por aqui!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.