9 maneiras criativas de usar o espaço de suas escadas

5 minutos para ler

Quando você mora em uma casa ou apartamento pequeno, cada espaço conta, não é verdade? Nesses casos, geralmente surge a necessidade de ideias criativas para usar cada cantinho vazio a seu favor, seja para deixa-lo mais bonito ou mais funcional.

Um desses cantinhos é o espaço abaixo das escadas.

Em muitas casas, a escada é uma das primeiras coisas a serem vistas ao se entrar. Por esse motivo, muitos proprietários buscam construir uma escada que garanta mais elegância ao ambiente. Mais do que apenas degraus, uma escada bem projetada é uma peça de arquitetura que é capaz de oferecer estilo e funcionalidade.

Porém, debaixo das escadas, é deixado um espaço geralmente subutilizado. Mas a InstaCasa está aqui para te dizer que existem várias maneiras de usar essa área, desde criar um espaço para trabalho, para um barzinho ou para ser utilizado para armazenamento.

Vamos ver algumas ideias de como usar essa área? Prepare-se para se inspirar!

1. Crie uma pequena biblioteca

Você não precisa de quatro paredes fechadas para ter uma biblioteca em sua casa.

O espaço abaixo de suas escadas é um local perfeito para criar um recanto de livros e de leitura aconchegante. Basta instalar algumas prateleiras e preenche-las com seus livros preferidos!

Para deixar o espaço bem confortável, adicione uma poltrona ou banco com almofadas e uma iluminação para o seu cantinho de leitura. Se você gosta de ler bons livros, com certeza esse se tornará o seu lugar favorito da casa.

biblioteca no espaço abaixo das escadas

2. Exiba seus itens decorativos

O espaço abaixo das escadas também pode ser bastante útil para exibir alguns itens decorativos.

Fotos da família, itens de valor sentimental e troféus dos seus filhos, por exemplo, ganharão destaque em prateleiras instaladas nesse espaço.

itens decorativos no espaço das escadas

3. Plante um jardim de inverno

Se você quer tornar o espaço abaixo das escadas mais atrativo, um jardim de inverno é uma ótima escolha. Além de unir natureza e arquitetura, ele deixará sua casa mais relaxante e aconchegante, proporcionando mais umidade e frescor para o ambiente.

jardim de inverno em espaço abaixo das escadas
jardim de inverno em espaço abaixo das escadas

4. Faça seu próprio escritório

Um escritório embaixo da escada é uma excelente maneira de economizar espaço, além de ser relativamente barato para ser criado.

Adicione ao local uma mesa, algumas prateleiras para armazenamento e apoio e uma boa iluminação para criar uma área ideal para trabalho ou estudos.

Espaço para escritório abaixo das escadas
Foto: Projetos Habitissimo
Espaço para escritório abaixo das escadas
Foto: Assim Eu Gosto
espaço abaixo das escadas como escritório
Foto: Studio in designs

5. Monte seu cantinho do café

Sim, você leu certo! Se você gosta de preparar um bom café, por que não utilizar o espaço abaixo das escadas para montar sua própria estação de preparo de cafés?

Além de ser uma ótima atração para as visitas e proporcionar um aroma especial à sua casa, essa ideia é uma maneira inteligente e nada óbvia de estender o seu espaço da cozinha.

6. Que tal um bar?

Gosta de receber os amigos e preparar bons drinks?

Com um bar sob as suas escadas, tora hora é hora para um happy hour! Tudo o que você precisa é de uma bancada para misturar e servir bebidas e um armário ou prateleiras para armazenar as garrafas.

7. Projete uma adega

Você é um amante de vinhos? Então que tal armazenar e exibir sua coleção em uma adega abaixo de suas escadas?

Ao contrário do que você pode imaginar, você não precisa de um grande espaço para isso. Com um bom projeto, é possível adequar uma adega em qualquer cantinho da casa, inclusive sob as escadas, um espaço que ajuda a manter a temperatura e a luminosidade ideais para seus vinhos.

8. Crie um cantinho para as crianças

Aproveitar o espaço abaixo das escadas criando um cantinho para as crianças é uma ideia fantástica para quem quer um lugar para os pequenos brincarem. Reservar esse cantinho também é importante para que os brinquedos não façam uma grande bagunça pela casa.

Você pode usar cestos para colocar brinquedos e uma cômoda para guardar jogos e livros, por exemplo. Dependendo do espaço, você pode até inserir uma mesa para que as crianças possam desenhar.

9. Faça um cantinho para seu pet

Claro que não íamos esquecer dos pets, né? Afinal, nossos bichinhos de estimação também merecem um espaço para que possam se esconder ou tirar uma soneca.

Você pode criar abaixo das escadas um lugar tranquilo para seu pet. Insira uma caminha ou tapete no local, além de alguns itens para armazenar os brinquedos e os suprimentos do seu bichinho.

Então, gostou dessas dicas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário