Como acertar na escolha dos tapetes da sua casa

Como acertar na escolha dos tapetes para a casa

Nós da InstaCasa acreditamos muito que uma casa, para ter cara de um verdadeiro lar, precisa imprimir a personalidade de seus moradores. Caso contrário, são apenas paredes, pisos e móveis escolhidos sem critério, seguindo aquela linha de raciocínio de “ah, daqui a alguns anos eu troco toda a mobília, transformo os ambientes e, aí sim, os cômodos terão a minha cara”.

Um verdadeiro lar é sinônimo de qualidade de vida, de aconchego e de conforto para a família e, também, para as visitas, e uma das melhores formas de levar essas características para dentro de casa é apostando em tapetes: eles são fofos, confortáveis ao toque, funcionam muito bem em dias frios e, ainda, trazem um charme todo especial para os ambientes residenciais. Por isso, nossa equipe preparou uma espécie de guia para te ajudar a acertar na escolha dos tapetes para a casa. Bora conferir?

Como acertar na escolha do tapete da sala de jantar

A sala de jantar é um dos ambientes mais gostosos de casa. Geralmente, é ali que reunimos os nossos amigos em ocasiões especiais e fazemos nossas refeições diárias. Por ser um local onde comida e bebida são os protagonistas, a escolha dos tapetes deve ser feita de forma inteligente.

Neste cômodo, aposte em tapetes com pelos curtos. O sisal sintético, por exemplo, é uma excelente pedida, uma vez que sua limpeza é simples e, por ser feito de um material resistente, ele dura bastante tempo, mesmo com constantes lavagens.

O ideal é que cada borda tenha, em média, 1 metro de comprimento a mais que a área ocupada pelo conjunto de jantar, para que a “proteção” da área seja completa e, consequentemente, o conforto, também.

Posicionamento do tapete na sala de jantar.

Além disso, tapetes de couro, borracha e peles sintéticas também são uma boa pedida e podem ser encontrados nos mais variados formatos: tapetes redondos, retangulares e quadrados.

Como acertar na escolha do tapete da sala de jantar

Escolhendo o tapete ideal para a sala de estar

Um item de decoração que serve para aquecer o ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante, o tapete para sala de estar é um objeto fundamental de um verdadeiro lar.

Neste cômodo, as texturas e os padrões do tapete devem conversar entre si. No caso de um tapete listrado ou com formas geométricas, com estampas ou cores marcantes, você pode equilibrar a decoração com móveis e outros itens que sejam mais básicos ou que complementem o estilo, sem pesar no cômodo – como almofadas, por exemplo, que podem seguir as mesmas tonalidades do tapete.

Se você for fã de uma sala de estar mais sóbria, tapetes em tom preto e tapetes com tema animal ficam super bacanas em casas mais modernas e sofisticadas. Se você procura algo mais tradicional, os tapetes neutros, com poucas estampas, ou então os tapetes belgas, ficam ótimos nesses ambientes. Se você não quiser arriscar, escolha um modelo de tapete liso, como o clássico tapete bege ou tapetes em tons neutros, assim fica mais fácil de combinar com qualquer decoração.

Chenille, algodão ou poliéster são os materiais ideais para tapetes na sala de estar. Ele deve ficar na mesma linha do sofá ou, pelo menos, de 15cm a 20cm embaixo do mobiliário. Assim, nos dias mais frios, você poderá sair do sofá e colocar os pés em um tecido confortável, que vai “quebrar” a temperatura fria do seu piso.

Escolhendo o tapete ideal para a sala de estar

Como não errar no tapete para a cozinha

Muita gente acha que tapete na cozinha é um assunto um tanto quanto controverso, principalmente por ser um ambiente extremamente úmido, que suja com muita facilidade e que acumula gordura. Ou seja: muita gente pensa que apostar em um tapete na cozinha é a mesma coisa que jogar dinheiro no lixo, já que tantas adversidades podem diminuir a vida útil do tecido.

Entretanto, um tapete na cozinha pode ser a solução ideal para quem precisa esconder alguma imperfeição ou desgaste no piso decorrente da constante passagem, por exemplo. E mais do que isso, ele ainda consegue ser um grande aliado na segurança de quem utiliza a cozinha: como dissemos, por ser um ambiente úmido, muitas pessoas podem escorregar e se machucar.

Se optar por utilizar um tapete na cozinha, busque por tapetes de fibras sintéticas, afim de não criar umidade sobre o tapete. Uma fibra sintética tramada, por exemplo, libera a passagem da água e não causa bolor debaixo da peça.

Não erre na escolha do tapete para a sua cozinha

Como acertar na escolha do tapete para o quarto

O quarto é o ambiente favorito para muitas pessoas. É nele que conseguimos relaxar depois de um dia exaustivo de trabalho ou, na preguicinha de um domingo frio e chuvoso, maratonar séries de algum (ou alguns, né?) serviço de streaming. No inverno, ainda, esse cômodo se intensifica como o nosso xodó. E nada pior do que sair da cama e encostar o pé no piso frio. Por isso, no quarto, um bom tapete é um item indispensável.

Posicionamento do tapete no quarto

Aposte nos tecidos chenille e algodão. Para tapetes que preenchem o quarto todo, o esperado é que eles fiquem, no mínimo, a 0,50m das laterais da cama e 0,60m à sua frente.

Como acertar na escolha do tapete para o quarto

E aí, o que achou das nossas dicas para acertar na escolha dos tapetes da sua casa? Conte-nos na caixa de comentários abaixo. E se você gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro das publicações semanais do Blog da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.