Aprenda a preparar e pintar uma parede de forma profissional.

Aprenda a preparar e pintar uma parede interna

Você já se pegou pensando em como “mudar os ares” da sua casa com uma nova pintura, mas desistiu por não saber nem por onde começar? Já fez um orçamento e ficou assustado com os valores, desistindo de alterar as cores das paredes? Ou, ainda, está precisando economizar e decidiu pintar a sua própria casa? Este artigo é, com certeza, para você!  

A equipe da InstaCasa elaborou uma série de #DicasDeObra e, nessa abertura, te ensinaremos a preparar e pintar uma parede interna como um profissional, para obter o resultado ideal na casa dos seus sonhos. Vamos lá? 😊

Obtenha um resultado profissional na pintura da casa dos seus sonhos.

Preparando a parede interna para pintura como um profissional

Embora muitas pessoas pensem que preparar e pintar uma parede interna seja uma tarefa fácil, esta etapa é bastante delicada e exige alguns cuidados especiais. Isso acontece porque, para obter um bom resultado, você precisa prepará-la antes de entrar com a tinta. É essa preparação que definirá a qualidade final da pintura e sua durabilidade.

Atente-se ao tipo de pintura necessária para a sua casa.

Por exemplo, se você for pintar uma parede nova, você precisará nivelar a superfície e eliminar as imperfeições com massa corrida. Se for fazer uma repintura, deverá primeiro consertar problemas como manchas, bolhas ou mofo, além de imperfeições para depois seguir com a pintura.

Para garantir uma pintura profissional é preciso basicamente seguir três passos:

  • Preparação da superfície;
  • Nivelamento de imperfeições com massa e lixa;
  • Acabamento com a pintura. 

Inicialmente, seja nos casos de pintura de parede nova, ainda no reboco, ou de repintura, a limpeza é uma etapa fundamental. Para fazê-la, utilize água e sabão neutro. Se perceber algum princípio de mofo, você ainda pode utilizar água sanitária, deixando-a agir por uma hora e, em seguida, lavando-a com água. Depois que a parede estiver seca, você estará pronto para dar continuidade ao processo.

Limpe a parede para obter um resultado profissional.

Em caso de paredes novas, você deverá:

  • Lixar a parede: para lixar uma parede nova, você deverá utilizar um material com gramatura mais grossa, como de 60 ou 80. Esfregando-a na parede, você eliminará o excesso de areia que costuma ficar no reboco depois da secagem e que pode ser prejudicial à pintura. Passe a lixa de forma uniforme e sem aplicar muita força nesse processo, porque a lixa será usada apenas para retirar o excesso, e não para criar ranhuras na parede. Depois de fazer isso, retire, com uma vassoura, qualquer excesso de areia que ainda pode ter permanecido no local;
Lixar a parede é uma etapa importante para a preparação.
  • Aplicar o selador: o selador é um material que possui a função de corrigir a absorção da tinta pela parede, evitando que resíduos se fixem à tinta. Ele é super importante nesse processo porque as paredes novas costumam absorver tinta de maneira desigual, o que pode causar manchas na sua pintura. Por isso, utilize o selador, que pode ser encontrado de forma pigmentada ou transparente. Apesar de possuírem a mesma função, são diferentes, uma vez que o selador pigmentado cobrirá uma parte da superfície, enquanto o transparente não fará isso por ser, como o próprio nome já diz, transparente;
Aplique o selador para obter um resultado profissional na pintura da sua parede.
  • Aplicar massa corrida: a massa corrida é uma substância que uniformizará a parede da sua casa nova. Ela possui, em sua composição, agentes e propriedades selantes que evitam problemas como imperfeições, fissuras na pintura, descascados e texturas desniveladas. Além disso, a massa corrida também ajuda a economizar tinta, uma vez que auxilia reduzindo a porosidade das paredes. Depois que a massa estiver seca, use a lixa para deixar a superfície uniforme.
Aplique a massa corrida corretamente.

Em caso de repintura, siga este passo a passo:

  • Aplique um fundo preparador: um fundo preparador é super importante para garantir um resultado profissional à repintura da sua parede. Ele ajuda a agregar as partículas soltas, fazendo com que a tinta tenha uma aderência maior à parede. Em casos de parede de gesso, por exemplo, ele evita que as mesmas, que não estão preparadas para receber qualquer tipo de tinta, fiquem amareladas. A aplicação deverá ser feita de acordo com as orientações do fabricante. Seu uso é indicado para paredes em gesso, paredes pintadas com cal, paredes que estão descascando, reboco esfarelando e rebocos novos que não passaram pelo processo de cura;
É importante aplicar um fundo preparador na sua parede.
  • Corrija as imperfeições: se você notou alguma imperfeição na parede que será repintada, corrija-a! Você deverá utilizar a massa corrida nesse processo e, depois que a substância secar, deverá lixá-la para que a superfície fique lisa.
Lembre-se de corrigir as imperfeições das paredes.

Pintando a parede interna de forma profissional

Depois de preparar a parede para garantir que sua pintura fique, realmente, perfeita, você deverá aplicar a tinta que escolheu. Essa é a parte mais “gostosa” do processo, porque você verá o seu plano entrar, definitivamente, em ação.

A pintura é a melhor parte do processo.

Entretanto, antes de começar a aplicar a tinta, lembre-se de proteger as tomadas, janelas, pisos e móveis. Você pode proteger os interruptores, rodapés e rodatetos com fita crepe e usar uma lona, ou jornais, sobre chão e móveis, evitando que os respingos de tinta acabem atingindo-os.

Depois disso, prepare a tinta de acordo com as instruções do fabricante. Na maioria dos casos, você deverá abrir a lata de tinta e colocar a quantidade desejada em uma bandeja adequada. Em seguida, coloque água na bandeja, misturando-a com a tinta, mexendo-a com um misturador, deixando a substância uniforme.

Lembre-se de preparar a tinta de acordo com as instruções do fabricante.

Com a tinta pronta, utilize um rolo de lã de carneiro na sua parede interna para começar a pintar. Coloque o rolo na tinta, retirando os excessos da ferramenta. Comece a aplicar o produto na superfície, executando movimentos uniformes, até que toda a parede esteja coberta. Espere a tinta secar e, se necessário, repita o procedimento na segunda demão. Nos cantos e encontros de parede, use um pincel pequeno para realizar a pintura, deixando toda a superfície igual.

Lembre-se de pintar suas paredes com cuidado.

E agora, ficou mais fácil entender como um profissional trabalha e está pronto para preparar e pintar uma parede interna e deixá-la com um acabamento perfeito? Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog! 😊

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.