Visite campestre

#AquiTemInstaCasa: conheça Campestre, no interior mineiro

A série #AquiTemInstaCasa já passeou por Minas Gerais, mas, dessa vez, viemos falar sobre uma cidadezinha que, recentemente, deu match com o nosso trabalho! Estamos falando de Campestre, localizada a 430 da capital mineira, Belo Horizonte. Por lá, iniciamos nossa operação no empreendimento Colinas do Sul, em parceria com a iTude.

Por isso, dessa vez, nossa aventura acontecerá num lugar “bão” demais. Descubra, nesse artigo, os encantos de Campestre, no interior mineiro.

História do município

Uma das coisas mais legais da série #AquiTemInstaCasa é aprender um pouco mais sobre a história dos municípios, não é mesmo? Por isso, neste artigo sobre Campestre, não poderia ser diferente.

Segundo dados da Câmara Municipal de Campestre, a primeira chegada em território do atual município foi feita por bandeirantes paulistas, nos primórdios da colonização do país. Posteriormente, o local se tornou ponto de passagem de romeiros que se dirigiam a Aparecida do Norte ou de viajantes que iam para Campanha (Minas Gerais). Assim, surgiram ranchos nos quais faziam pouso, e moradores foram atraídos ao local, principalmente portugueses.

A exploração da lavoura constituiu-se como a principal atividade econômica local. Com o trabalho escravo, foram criadas as primeiras plantações e construíram-se as primeiras moradias. Em 1830, em terras doadas pelos irmãos Francisco José Muniz e Manoel José Muniz, foram construídos o cemitério e uma capela em louvor a Nossa Senhora do Carmo. A origem do topônimo se prende à existência, nos primeiros tempos, de uma área de campo, entre as matas, a qual foi aproveitada para a formação do povoado.

Campestre, em Minas Gerais

Campestre: uma cidade na qual a religião tem destaque

Por fazer parte de um dos trechos de viagem mais famosos entre os católicos, o município de Campestre possui um apelo religioso muito forte, com diferentes crenças.

Sobre a Igreja Católica, o município pertence à Diocese de Guaxupé. Há, também, uma forte vertente da Congregação Cristã no Brasil, com sede regional em Poços de Caldas. Outras igrejas evangélicas que possuem força na região são: Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana de Campestre e, por último, uma Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Igreja católica de campestre

Destaque turístico regional

Campestre se destaca por seu relevo montanhoso com destaque para as Serras do Selado, da Pedra, do Lageado e Serra do Bicho.

Como dissemos anteriormente, a história do município está relacionada aos desbravamentos dos bandeirantes em busca de pedras preciosas e ao desenvolvimento da lavoura no interior do Estado. Localizada no sudoeste do estado, atualmente Campestre é um ponto de apoio às rotas de romeiros que se dirigem a Aparecida (SP) e Campanha (MG). A cidade possui clima ameno e povo acolhedor. Para quem aprecia atividades em meio à natureza a cidade têm como atrativos a Pedra Grande e a cachoeira “Tonico Novato”. A ligação à capital do estado, Belo Horizonte, se faz pela BR-267.

pedra em campestre

E aí, o que você achou de Campestre? Parece ser irado, não é mesmo? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo. Ah, e se você curte a série #AquiTemInstaCasa, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber, semanalmente, conteúdos elaborados por especialistas da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. A história sobre Campestre,foi excelente .

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.