Eusébio

#AquiTemInstaCasa: visite Eusébio, o novo oásis social do Ceará

A série #AquiTemInstaCasa já visitou inúmeros estados e municípios brasileiros. Temos uma atuação solidificada nos estados de São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso do Sul e, agora, chegamos ao Ceará, precisamente no município de Eusébio, no loteamento Quartier, em parceria com a BLD Urbanismo!

A cidade de Eusébio é reconhecida, pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado, como o novo oásis social e econômico do Ceará. O município tem pouco mais de 51 mil habitantes e possui uma das melhores infraestruturas de acesso rodoviário do Estado, sendo servido pela BR-116 e pela Rodovia CE-040, e está a cerca de 15 minutos de distância da capital, Fortaleza. Além disso, tem uma posição geográfica privilegiada, sendo passagem obrigatória para os que vão para o sul do País e litoral leste nordestino, sendo um corredor de desenvolvimento e de escoamento de produção.

Para saber um pouco mais sobre a história e curiosidades do município, siga a leitura e embarque conosco nesta viagem!

Eusébio: maior projeto de qualidade de vida e distribuição de renda do Ceará

De acordo com dados da Prefeitura de Eusébio, o município possui o maior projeto de distribuição de renda do Ceará, o Renda Mínima, que complementa os benefícios já recebidos do Governo Federal, até o valor de R$ 600,00, com a contrapartida de dedicação de 100 horas de serviço voluntário para a comunidade, manutenção dos filhos na escola e direcionamento de 40% do valor do benefício para compra de alimentação, dentro do próprio município.

Ainda, Eusébio foi reconhecido como o melhor município para idosos no Ceará e o melhor município de pequeno porte (até 50 mil habitantes) em padrão de vida do país. Além disso foi por cinco anos o único município de Alto Desenvolvimento do Ceará segundo dados da Firjan (Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro).

Há, também, a vantagem de que Eusébio é o único município do Norte e Nordeste que tem o Transporte Público Gratuito, conhecido como TRUE. Basta ser morador do município, trabalhador da cidade ou servidor público para ter direito a utilizar os ônibus do Transporte Urbano do Eusébio que roda todo município. Por mês, suas 9 linhas beneficiam 60 mil pessoas, que assim podem se deslocar para todos os bairros e utilizar os equipamentos públicos, como postos de saúde, hospital, escolas, mercados, núcleo de artes, secretarias e demais serviços.

Eusébio

História do município

A comunidade portuguesa se estabeleceu na região nas primeiras décadas do Século XVII, e foi nesse período que surgiu a casa de um senhor chamado Eusébio, que ficava entre a atual Praça 23 de julho e o Polo de Lazer. Ele era um criador e comerciante de animais. Local virou um ponto de parada e descanso para os comboieiros que vinham de Beberibe, Cascavel e Baixinha, para venderem gêneros alimentícios em Fortaleza, mais precisamente na estação de bonde. Talvez daí surgiu o nome da localidade Eusébio, como ponto de paragem e entreposto de mercadorias.

Em 1933 quando passou a ser distrito de Aquiraz, assumiu o nome de Eusébio de Queiroz, mas, em 1938, voltou a chamar-se apenas Eusébio. A localidade foi caminhado de forma pacata pelos anos futuros, com sua economia baseada na agricultura, pequeno comércio e pesca às margens dos rios, e lagoas espalhadas por seu território. Até que nos anos 80, começaram a ser instaladas as primeiras industrias. 

A pujante economia acelerou o processo de emancipação que aconteceu em 1987, após três plebiscitos. Enfim, a liberdade foi conquistada com muita luta e vigor, em 23 de junho, uma grande luz brilhou.

Foto histórica de Eusébio
Imagem: Famílias Cearenses

Inclusão pela zona costeira do Ceará

O município de Eusébio foi incluído na nova listagem de cidades abrangidas pela faixa terrestre da zona costeira brasileira, através da Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Nº 34, de 2 de fevereiro de 2021. Com relação a portaria anterior, a de Nº 461, de 13 de dezembro de 2018, foram incluídos, além do Eusébio, os municípios de Chaval e Pindoretama. Mesmo sem possuir faixa litorânea, a inclusão do Eusébio nessa listagem segundo o presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Israel Araújo, é devido a proximidade do território eusebiense da faixa de praia, nas regiões da Precabura e Cararu.

Outro critério utilizado para a inclusão do Eusébio foi a existência de manguezais e dunas no município, ecossistemas que integram a faixa costeira. Agora, o município passa a gerenciar a sua zona costeira e passa a arrecadar diretamente toda a receita decorrente de destinações patrimoniais, mas fica obrigado a cumprir rigorosamente as normas de fiscalização, preservação e qualificação ambiental e urbanística.

Após ser incluso na Listagem do Ministério do Meio Ambiente como município abrangido pela faixa terrestre de zona costeira, o Prefeito da cidade observou que o Eusébio poderá, em breve, ter seu acesso ao mar.

Conforme a prefeitura, existe um projeto, que tramita na Assembleia Legislativa, transferindo para o Eusébio uma faixa de terra das praias de Abreulândia-Cofeco pertencentes à Fortaleza. Na proposta, Eusébio ganha 1,93 Km² (Cofeco) e 1.079 habitantes (IBGE). Fortaleza ganha 0,15Km². A faixa de praia é de 2,3 Km. Caso a proposta seja aprovada, a região deverá receber as políticas públicas que permitirão Eusébio ser destaque em qualidade de vida no País.

Praia em eusébio
Imagem: Prefeitura de Eusébio

Gostou dessa viagem até Eusébio? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo! Ah, e se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de assinar a newsletter da InstaCasa! Assim, você sempre terá acesso a artigos exclusivos, desenvolvidos pela nossa equipe de especialistas.

*Imagem de capa: https://www.youtube.com/watch?v=61KidWthLjM

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.