Conheça Garopaba, no litoral de Santa Catarina

#AquiTemInstaCasa: aventure-se em Garopaba, no litoral catarinense

Você conhece o litoral catarinense? Caso nunca tenha se aventurado por essas bandas, talvez seja interessante adicioná-lo ao seu mapa de turismo, já que possui praias belíssimas em todas as cidades da costa. E se você precisa de uma dica de lugar para conhecer, a InstaCasa tem uma prontinha pra você: Garopaba.

A cidade fica somente a 90 km da Capital, Florianópolis, e pode ser uma grata surpresa para quem está buscando uma tranquilidade litorânea. É lá, também, que a InstaCasa inicia a sua jornada no Estado, em parceria com a Solução Empreendimentos, no empreendimento Ygaratá.

Confira, abaixo, na série #AquiTemInstaCasa, algumas curiosidades incríveis sobre essa cidade maravilhosa, que faz parte do roteiro turístico de muita gente que vive afim de pegar uma praia! 😊

História de Garopaba começou em 1525, após o descobrimento do Brasil

A história de Garopaba inicia-se na época do descobrimento do Brasil. No ano de 1525, a “Baia de Garopaba”, como era conhecida, serviu como abrigo à expedição naval da Cidade de Corunã, que a utilizou para fugir de um temporal.

O primeiro povoado só surgiu em 1666, formado de imigrantes açorianos. Foram os tupi-guaranis os primeiros habitantes de Garopaba, e estes deram o nome à cidade. Este nome vem grafado “gahopapaba”, que significa “a enseada de barcos, do descanso ou, ainda, o lugar abençoado”.

Os açorianos desembarcaram em Garopaba pois foram enviados pelo Império Português, procedentes a maioria da 3ª Ilha dos Açores. Em 1793, foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba. No ano de 1830, é elevada à Freguesia. A Paróquia foi criada por decreto do Governo Imperial, porém, sua instalação oficial ocorreu no ano de 1846. Em 1890, com trabalho de mobilização da Freguesia, Garopaba é elevada a Vila. No dia 08 de abril do mesmo ano, o Governador nomeia os membros do Conselho da Intendência que dirigira o Município. A instalação só ocorreu no dia 07 de junho de 1890. A guarda Municipal é criada em 1896.

Em outubro de 1906, Garopaba passa a fazer parte da Comarca de Palhoça. Em 1923, perde a condição de Município, passando a integrar o Município de Imbituba, pertencendo à Comarca de Laguna. Em 1930, Garopaba passa à Distrito de Palhoça. No ano de 1961, volta a condição de Município, sendo fundada, oficialmente, em 19 de dezembro de 1961, por meio da Lei nº 798/61.

História de Garopaba começou em 1525, após o descobrimento do Brasil
Imagem: Manfredo Hubner | Prefeitura Municipal de Garopaba/SC

Garopaba foi sede de uma armação baleeira

Você sabe o que é uma armação baleeira? De acordo com o artigo “A Armação Baleeira de Garopaba: sua justa dimensão”, escrito por João Pacheco de Souza e Roberta Barros Meira, a palavra “armação” tem sua expressão originada em armar para a pesca; armar às baleias, ou seja, equipar-se para a pesca das baleias. Esse nome era dado aos estabelecimentos de onde partem os barcos que vão à pesca e para onde são trazidas as baleias a fim de lhes ser extraído o óleo. Nesse sentido, uma “armação baleeira” também pode ser considerada um núcleo ou feitoria de pesca e manufatura de óleo de baleia.

Essa designação era usada não somente para explicar o local onde as baleias eram desmanchadas, mas dizia respeito a tudo aquilo que compunha a grande empresa de caça.

Assim sendo, podemos considerar que a existência de uma armação baleeira que funcionou em Garopaba, entre 1793 e 1837-39, deve ser destacada como um dos marcos da ocupação do território e também da constituição do que, atualmente, é o município de Garopaba. Neste período, se processa a chegada e ocupação do litoral catarinense pelos açorianos.

A armação baleeira São Joaquim de Garopaba teve a sua instalação e funcionamento na área atualmente designada por Centro Histórico. Na área onde se localiza o Garopaba Mar Hotel, funcionou o sítio da armação, local em que se produzia parte significativa dos produtos para a sobrevivência da população baleeira. No local, também havia produção de material, ferramentas para a manutenção das edificações e equipamentos utilizados na pesca e processamento das baleias.

Garopaba foi sede de uma armação baleeira
Imagem: Manfredo Hubner | Prefeitura Municipal de Garopaba/SC

Cidade foi inspiração para importante marca de artigos de surf

O município de Garopaba foi uma importante inspiração para a criação da marca Mormaii, fundada pelo médico gaúcho Marco Aurélio Raymundo.

De acordo com a história, na década de 70, para conhecer as melhores ondas e mapear o litoral do país, o surfista deveria ser um desbravador, levando uma vida simples e pacata junto às isoladas vilas de pescadores artesanais. Garopaba era o exemplo perfeito desse cenário e foi ali que a história da Mormaii começou.

As ondas perfeitas da região atraíram Marco Aurélio para aquele vilarejo ainda sem abastecimento de energia elétrica e sem nenhum médico. O aventureiro queria prestar atendimento no posto de saúde para a comunidade da região, mas também desejava surfar direto, em praias vazias. Porém, permanecer na água durante o inverno era impossível, devido às baixas temperaturas do mar.

Foi então que surgiu a iniciativa de costurar para si mesmo uma roupa de neoprene, na sala de sua casa. Logo, a notícia se espalhou e as encomendas começaram. A criação das primeiras wetsuits de surf no país permitiram que qualquer atleta brasileiro comprasse uma, sem depender de produtos importados.

Junto com a evolução da marca, o surf tornou-se um esporte prestigiado nos anos 80, contando com um circuito brasileiro profissional bem organizado e revistas especializadas.

Garopaba abriga o maior centro de yoga da América Latina

O Centro de Yoga Montanha Encantada, considerado o maior centro de yoga da América Latina, foi inaugurado por Joseph Le Page e Lilian Aboim, na virada do ano de 2002 – 2003. Idealizado em um momento de inspiração, o centro Montanha Encantada se materializou com o objetivo de ser a sede da escola Yoga Integrativa, um local especialmente construído para oferecer e receber programas de Yoga e autoconhecimento.

O local é um refúgio para o corpo-mente-espírito, localizado entre o mar e as montanhas de Garopaba, em uma área aproximada de 40 hectares de Mata Atlântica, onde são realizados cursos e retiros de Yoga, meditação e autoconhecimento.

Quem deseja conhecer, pode visitar o local na Estrada Geral Encantada, no número 167.

Garopaba abriga o maior centro de yoga da América Latina
Imagem: Centro de Yoga Montanha Encantada

E aí, de malas prontas para viajar para Garopaba? Conta pra gente na caixa de comentários logo abaixo! Não se esqueça de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos semanais.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.