Visite São Carlos

#AquiTemInstaCasa: visite São Carlos, a Capital Nacional da Tecnologia

A cerca de 240 quilômetros da Capital do Estado de São Paulo, localiza-se o município de São Carlos, considerada a Capital Nacional da Tecnologia. A cidade, que tem cerca de 220 mil habitantes, é a próxima parada da série #AquiTemInstaCasa.

Em São Carlos, a InstaCasa está presente no loteamento Salto do Monjolinho, condomínio que nasceu da parceria entre a Ingaí Incorporadora e a Consurb.

Se você já acompanha a nossa série há algum tempo, já sabe que, abaixo, listaremos algumas curiosidades sobre o município e, também, sobre a história de São Carlos. Se esse é o primeiro texto que você está lendo, aperte os cintos porque é hora de viajar! Embarca com a gente nessa?

Por que São Carlos é considerada a Capital Nacional da Tecnologia?

Conhecida internacionalmente como a capital brasileira da tecnologia, São Carlos é a cidade que abriga duas das maiores universidades públicas do Brasil, USP e UFSCar; dois centros de pesquisa da Embrapa (Instrumentação e Pecuária Sudeste); mais de 200 empresas de tecnologia; e grandes indústrias multinacionais, como a Faber Castell e a Volkswagen. 

São Carlos é uma cidade também conhecida por abrigar um doutor para cada 180 habitantes, de acordo com o Instituto de Física de São Carlos, o maior índice proporcional do Brasil.

Portal da UFSCar, em São Carlos
Imagem: UFSCar

Instalação da primeira escada rolante apenas em 2012

É isso mesmo que você leu! Apesar de ter chegado ao Brasil no ano de 1947, somente em 2012, de acordo com o blog Live Here, o município de São Carlos teve sua primeira escada rolante, instalada na Perfumaria Sumirê.

A invenção de 1897, inicialmente conhecida como elevador inclinado, 155 anos depois que São Carlos se tornou um município, caiu nas graças do povo e, hoje, é amplamente utilizada no município, principalmente depois da popularização dos shoppings centers.

Escada rolante
Imagem: Orion Lift Elevadores

História de São Carlos

De acordo com dados da Prefeitura de São Carlos, a cidade surgiu no contexto da expansão da lavoura cafeeira, marcante nas últimas décadas do século XIX e nas duas primeiras do século XX. A chegada da ferrovia em 1884 propiciou um sistema eficiente para escoar a produção para o porto de Santos e deu um grande impulso ao desenvolvimento da economia da região. A ferrovia também contribuiu para que a área central da cidade se firmasse como local de destaque político e econômico.

Nas últimas décadas do século XIX ocorreu o fenômeno social que mais influência deixou na região central do Estado de São Paulo: a imigração. São Carlos recebeu imigrantes alemães trazidos pelo Conde do Pinhal em 1876, e de 1880 a 1904, o município foi um dos principais pólos atrativos de imigrantes do Estado de São Paulo. 

O setor industrial desenvolveu-se também a partir de oficinas que serviam às plantações de café. A fabricação de máquinas de beneficiamento, sapatos, adubos, ferragens, móveis, macarrão e charutos, assim como as alfaiatarias, cervejarias, fundições, serrarias, tecelagem, uma indústria de lápis e olarias marcam a economia de São Carlos nos anos 30. Nas décadas de 50 e 60 a indústria solidifica-se com a instalação de fábricas de geladeiras, compressores, tratores e uma grande quantidade de empresas pequenas e médias, fornecedoras de produtos e serviços.

Na segunda metade do século XX, a cidade recebe um grande impulso para o seu desenvolvimento tecnológico e educacional com a implantação, em abril de 1953, da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo, e, na década de 70, com a criação da Universidade Federal de São Carlos.

História de São Carlos
Imagem: São Carlos Agora

Se você curtiu viajar com a gente nessa história, assine a nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos novos conteúdos!

*Capa: Live Here

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.