Vitória da Conquista

#AquiTemInstaCasa: conheça Vitória da Conquista, a Suíça baiana

Iniciando a operação em diversas cidades do Brasil, a InstaCasa chegou ao município de Vitória da Conquista, na Bahia. Localizada a 509 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a cidade, também conhecida como “Suíça Baiana”, é a “casa” do empreendimento Verana Reserva Imperial, no qual atuamos em parceria com a Cipasa Urbanismo.

Para conhecer algumas curiosidades sobre Vitória da Conquista, siga a leitura e fique por dentro da história da cidade e principais pontos a serem explorados por lá, em mais um artigo da série #AquiTemInstaCasa!

Afinal: por qual motivo a cidade é considerada a Suíça baiana?

De acordo com reportagem publicada no G1, Vitória da Conquista é considerada a Suíça baiana por ter um clima predominantemente frio e seco. Esse mesmo clima é um dos fatores que favorecem a produção de rebanhos de equinos.

Dados levantados em 2019 indicam que o município, na época, tinha 5.806 animais no total, sendo a cidade que possuía, à época, o maior rebanho na Bahia.

Vitória da Conquista

Atrações turísticas em Vitória da Conquista

Apesar de muitas pessoas conhecerem a Bahia por conta do extenso litoral, não somente apenas de praia se vive o turismo no Estado. Em Vitória da Conquista, por exemplo, as principais atrações naturais são:

  • Reserva Florestal Poço Escuro: com 17 hectares de mata ciliar, a Reserva Florestal do Poço Escuro de Vitória da Conquista é o local ideal quando o assunto é preservação do meio ambiente. A reserva abriga uma vegetação exuberante e constitui-se praticamente como último remanescente de mata de grande porte da zona urbana da cidade. A mata também conserva uma alta representatividade em relação à fauna, com alta diversidade biológica. O Poço Escuro foi preservado desde a origem do Arraial da Conquista. Atualmente é visitado constantemente por estudantes de instituições públicas e privadas, universitários e pesquisadores. Além da diversidade, eles são atraídos pelas três trilhas que existem no local: trilha principal, trilha bordo leste e trilha bordo oeste. Na reserva ambiental, também são encontrados três tipos de vegetação: mata atlântica, mata de cipó e caatinga;
Reserva Florestal do Poço Escuro
  • Parque Municipal da Serra do Periperi: o Parque Municipal da Serra do Periperi é uma unidade de conservação de Mata Atlântica criada a partir do decreto de lei n°9.480/99. Uma das principais curiosidades e atrações do parque é o alto da Serra do Periperi, dentro da área do parque, onde é encontrada uma espécie de cacto endêmica de Vitória da Conquista, o Melocactus conoideus, que se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Parque Municipal da Serra do Periperi

História de Vitória de Conquista

Conforme dados do IBGE, o território onde hoje está localizado o município de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos indígenas Mongoyó, Ymboré e Pataxó. Os aldeamentos se espalhavam por uma extensa faixa, conhecida como Sertão da Ressaca. Os povos indígenas travaram várias lutas entre si pela ocupação do território. O sentido dessas lutas, porém, não estava ligado à questão da propriedade da terra, mas à sobrevivência, já que a área dominada era garantia de alimento para a comunidade. Posteriormente, veio a “guerra” contra os colonizadores.

A cidade foi crescendo lentamente. As primeiras ruas mantendo-se próximas ao leito do Rio Verruga. Em 1780, havia cerca de 60 casas no Arraial. Já em 1840, ano em que o Arraial foi elevado à condição de Vila Imperial da Vitória, distrito da Vila de Caetité, esse número já havia se multiplicado. Além dos colonizadores, seus descendentes e os povos pretos, a Vila recebeu sertanejos e litorâneos.

Em ato de 1º de Julho de 1891, a Imperial Vila da Vitória, passou à categoria de cidade, recebendo, simplesmente, o nome de Conquista. Finalmente, em dezembro de 1943, através da Lei Estadual N.º 141, o nome do Município foi modificado para Vitória da Conquista.

História de Vitória da Conquista

E aí, gostou de fazer esse passeio cultural pelo município baiano? Se você curtiu, não deixe de comentar na caixa abaixo! Ah, e se você gosta de acompanhar a série #AquiTemInstaCasa, não deixe de assinar a newsletter. Assim, você não perde nenhum conteúdo!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.