Conheça Cotia

#AquiTemInstaCasa: Cotia, uma das mais antigas localidades paulistas

O interior paulista faz parte do mapa exploratório de expansão da InstaCasa, afinal, foi nesta região na qual começamos a crescer. Uma das cidades em que atuamos fortemente é Cotia, localizada a 35 quilômetros da Capital do Estado. De acordo com o Google Maps, o trajeto pode ser feito em pouco mais de 1h, de carro, pela Rodovia Raposo Tavares, e a cidade tem sido constantemente procurada por pessoas que desejam fugir da correria da cidade grande para uma vida mais tranquila, mas mantendo a proximidade com um grande centro urbano, como é o caso de São Paulo.

Por ser uma das mais antigas localidades paulistas, é em Cotia que a série #AquiTemInstaCasa faz uma nova parada para levar até você, amigo leitor, algumas das principais curiosidades sobre a cidade, na qual atuamos nos empreendimentos Vitta Granja Viana (TerCasa) e, também, Comviva Cotia (Lote5).

Cotia
Imagem: Prefeitura Municipal de Vacina

Cotia possui um dos poucos campos de gateball

Você já ouviu falar sobre gateball? É um esporte criado em 1947, na cidade de Hokkaido, e introduzido no Brasil por um cara pra lá de especial, chamado Matsumi Kuroki. Em novembro de 1978, ele foi ao Japão visitar o túmulo de seus antepassados e, visitando um velho amigo, teve oportunidade de assistir um jogo de gateball.

Ao ouvir as explicações do amigo sobre as regras e técnicas, ficou super interessado e, logo em seguida, participou de vários treinos durante a sua estadia no Japão. Quando ele voltou para o Brasil, introduziu o esporte no Clube dos Anciões do Brasil.

O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três “gates” (arco) e um “goal pole” (pino central). A disputa se dá entre dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o “stick” (taco) que atravesse um arco e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.

Pois bem: Cotia é uma das poucas cidades brasileiras que possui um campo exclusivo para a prática do esporte, no Cooper Clube. Interessante, não é?

Campo de gateball em cotia.
Imagem: Cooper Clube

Cidade foi batizada de “Cotia” por conta dos roedores da região

Falando um pouco sobre a história, de acordo com dados da Prefeitura Municipal de Cotia, você sabia que a cidade recebeu esse nome por causa de mamíferos roedores chamados Kutis, considerados animais de estimação pelos indígenas que habitavam a região?

Sua origem remete aos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, que teriam fundado a primordial capela em louvor à Nossa Senhora de Monte Serrate. A localidade consolidou-se definitivamente quando começaram as viagens entre São Paulo e a vila de Sorocaba, como uma pequena povoação de estrada.

Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.

Imagem histórica de Cotia
Imagem: Prefeitura Municipal de Cotia

Cidade faz parte do mapa de produções cinematográficas brasileiras

De acordo com o jornal “Cotia Agora”, muitos comerciais de TV e cenas de estúdio do cinema brasileiro são filmados em Cotia, na sede de uma produtora na Granja Viana, a O2.

Nas décadas passadas, em meados dos anos 70, alguns filmes de conteúdo +18 ,estrelados por atores globais que ainda estavam em início de carreira, também foram produzidos na região. Por exemplo, em 1969, “Mágoas de Caboclo” foi gravado em Caucaia, ainda com ruas de terra e casas de taipa. Era uma espécie de cópia do Mazzaropi, com um caipira matuto.

Quem viu a sessão “Sala Especial”, que passava nos anos 70 e 80 na TV Record, pode ter assistido filmes rodados em Cotia e nem sabia. Stephan Nercessian, Jô Soares, Alcione Mazzeo, Nuno Leal Maia, Kadu Moliterno, Tony Tornado e Dionísio Azevedo estrelaram filmes como “A Virgem” e “Amante Muito Louca”, rodados em casarões da cidade e sítios. A Raposo Tavares no trecho do Km 30 foi cenário de algumas aventuras dessas películas.

Cinema em Cotia

Cotia é, acima de tudo, uma cidade multirreligiosa

Cotia é uma cidade que abraçou todas as religiões, credos e espiritualidades. Muitas igrejas católicas e evangélicas estão instaladas na cidade, dando opções para quem busca abrigo na fé.

Há, também, casas espíritas com orientações sobre o kardecismo, umbanda e candomblé. Além disso, nos últimos anos, a cidade recebeu dois templos budistas Zulai e o Odsal Ling. O Zulai foi inaugurado em 2003, na Estrada Fernando Nobre, e atrai não só os seguidores do budismo, como fieis de outras crenças. Instalado em uma área de 150 mil m², com área construída de 10 mil m², é um dos pontos turísticos mais visitados em Cotia e se tornou referência, após o fim da Roselândia, considerada por muitos anos como a “cara” da cidade.

Já o Odsal Ling foi inaugurado em 2008 e fica na região da Estrada do Capuava. Também é um templo budista, construído em arquitetura tibetana, mas atrai um número menor de pessoas que o Zulai pelo fato de não ser totalmente aberto ao público.

A igreja católica do Arautos do Evangelho também é um marco da arquitetura religiosa em Cotia.

Visite o maior templo budista da América Latina, localizado em Cotia
Imagem: Cioeste

Você já conhece Cotia ou alguma outra cidade da série #AquiTemInstaCasa? Conta pra gente nos comentários abaixo e, antes de ir embora, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e receber os nossos conteúdos semanais.

*Imagem da Capa: Prefeitura Municipal de Cotia

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.