Entrada da cidade de Votorantim

#AquiTemInstaCasa: visite Votorantim, a Capital do Cimento

Você já visitou Votorantim? A cidade, que é conhecida como a Capital do Cimento, fica localizada no interior do Estado de São Paulo, a cerca de 108 quilômetros da Capital, e é pertencente à Microrregião de Sorocaba.

É em Votorantim que a série #AquiTemInstaCasa desembarca dessa vez. Chegamos ao município com o empreendimento Vivalegro, em parceria com a Perplan, e estamos ansiosos para iniciarmos os trabalhos na região, possibilitando, a um número cada vez maior de pessoas, a realização do sonho da casa própria, com um projeto arquitetônico de qualidade!

Neste artigo, vamos fazer uma “viagem” até o local, revisitando momentos históricos e, também, revelando curiosidades sobre a cidade. Acompanha a gente nessa trip

Por que Votorantim é conhecida, até hoje, como a Capital do Cimento?

Na década de 70, Votorantim recebeu o título de “Capital do Cimento”, por meio da Lei Nº 347, de 18 de maio de 1979, que apontava a obrigatoriedade da exibição desta referência em todos os impressos e veículos oficiais da cidade.

Votorantim ganhou o título de “Capital do Cimento” graças à grande quantidade de reservas de calcário em seu solo. Enquanto era possível detectar, na região de Santa Helena, os morros, que são chamados como “lente calcária”, de até 100 metros de altura e prontos para garantir a extração do minério, estudos apontaram, por meio de perfurações, que existiam, nessa mesma localidade, na região de Baltar, lentes calcárias com até 500 metros de profundidade.

Foi o que motivou, na época, o Grupo Votorantim a fazer lavra subterrânea na cidade. Nos fundos da fábrica, havia a entrada do túnel, chamada de “Pedreirinha Nova”, que garantia o percurso por 1,5 km até a área de Baltar, onde se iniciavam as ramificações, visando a exploração. Caminhões transportavam até 35 toneladas de material bruto para garantir a produção cimenteira.

Hoje, apesar das atividades econômicas do município terem se diversificado muito, as pessoas mais antigas ainda consideram, a cidade, como a Capital do Cimento.

Imagem de votorantim
Imagem: Cruzeiro do Sul

Votorantim abriga parte da Represa de Itupararanga

A Usina Hidrelétrica de Itupararanga, que possui quase 200 quilômetros de margem e é o maior manancial de água doce da região de Sorocaba, está localizada entre os municípios de Ibiúna, Sorocaba e Votorantim, no estado de São Paulo. Foi construída pela Light em 1912, no canyon do rio Sorocaba, na Serra de São Francisco, onde, em 1903, existia, nos arredores, a Fazenda do Itupararanga, pertencente ao Banco União de São Paulo, com duas grandes quedas d’águas que chamavam a atenção, uma com 18 e outra com 56 metros de altura. 

A represa está incluída na Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, que foi criada pela Lei Estadual nº 10.100, de 01 de dezembro de 1998 e alterada pela Lei Estadual 11.579 de 02 de dezembro de 2003, cujo objetivo é o uso sustentável e conservação ambiental. A área de da APA corresponde à área da bacia hidrográfica da represa de Itupararanga, que inclui os municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim, com área total de 93.356,75 hectares. 

Represa de Itupararanga
Imagem: Agência Metropolitana de Sorocaba

História de Votorantim e, também, do nome da cidade

De acordo com dados do IBGE, o início da exploração e povoamento de Votorantim aconteceu em meados do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, primeiro habitante do município, parente de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, instalou-se no local conhecido como Itapeva (pedra chata), hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade do Grupo Votorantim, iniciando o período rural com a plantação de cana e instalação da primeira moenda, utilizando-se do trabalho de indígenas escravizados.

A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de ‘Botu-ra-ti’/Boturantim, em tupi-guarani, que significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e, posteriormente, ao município.

Conta-se que a cachoeira era de tal beleza, pelo volume de água e recantos naturais, que teria motivado a vinda do imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, para apreciar a região.

Após anos de exploração industrial no local, o distrito foi, então, criado com a denominação de Votorantim pela Lei Estadual n.º 1.250, de 18/08/1911, subordinado ao município de Sorocaba. Posteriormente, foi elevado à categoria de município com a denominação de Votorantim, pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28/02/1964, desmembrado de Sorocaba. 

Imagem histórica da cidade
Imagem: G1

Turismo natural em Votorantim

Os pontos de interesse, para quem curte a natureza, não são poucos. Dentre muitos, destacam-se:

  • Cachoeira da Chave: considerada uma das belezas naturais da cidade de Votorantim, para encontrar a Cachoeira da Chave é necessário realizar uma trilha, que é recompensada por uma piscina natural e uma linda queda d’água. A cachoeira é uma ótima opção para se refrescar com a família e amigos, porém é necessário tomar cuidado, já que a trilha tem o tempo estimado de uma hora, além da cachoeira contar com partes mais fundas;
Cachoeira da Chave, em Votorantim
Imagens: Refúgios do Interior
  • Cachoeira da Escadaria: a Cachoeira da Escadaria fica na cidade de Votorantim e é uma das cachoeiras menos visitadas da região. Com uma série de cachoeiras e um poço ideal para banho, a Cachoeira da Escadaria é uma ótima opção para se aventurar na região;
Cachoeira da Escadaria, em Votorantim
Imagem: Por Trilhas
  • Parque do Matão: com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre em meio à natureza, o Parque do Matão “Jonas Domingues”, situado na região do Parque Bela Vista, é uma excelente opção de lazer para todos os dias da semana. Além de oferecer ainda um orquidário com diversas espécies, o espaço possui diversos animais que habitam no local livremente.
Parque do Matão
Imagem: Agenda Sorocaba

Conheça o Vivalegro!

O empreendimento Vivalegro, em Votorantim, é um bairro totalmente planejado, com lotes residenciais e mistos, que variam de 160 m² a 300 m², além de lotes comerciais a partir de 400 m². 

O bairro será desenvolvido em um eixo de crescimento da zona sul, uma região com grande potencial de valorização.

São 4 minutos de distância para o Hospital Municipal, de 6 a 14 minutos para os melhores supermercados da região, 10 minutos do Shopping Iguatemi Esplanada e 12 minutos do Albert Einstein Sorocaba, reunindo o que há de melhor e mais cômodo para que você, comprador de lote, tenha fácil acesso.

O bairro receberá todas as obras necessárias, incluindo pavimento, calçadas, iluminação urbana, tubulação de esgoto e sinalização de trânsito, além de diferenciais, como mais de 61 mil metros quadrados de área verde, paisagismo diferenciado, campo de futebol, praças, conveniência, fitness ao ar livre, playground, bicicletários e Associação de Moradores.

Para receber o contato da equipe de vendas do empreendimento, clique aqui ou mande uma mensagem para o WhatsApp (16) 99625-5889.

Se você quer continuar acompanhando a série #AquiTemInstaCasa, além de seguir com o recebimento de conteúdos sobre arquitetura, decoração e inovação, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das nossas novidades.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.