Visite Botucatu

#AquiTemInstaCasa: Botucatu, a “cidade dos bons ares”

A InstaCasa está presente em 4 das 5 regiões brasileiras, aventurando-se, cada vez mais, em diversas cidades do Brasil. Botucatu é um exemplo desses municípios que enxergaram, em nossa startup, uma tecnologia capaz de revolucionar o jeito de vender, além de um lote, um sonho que pode ser materializado. Em Botucatu, estamos nos empreendimentos Reserva Central Parque e Parque Cidade, ambos loteamentos da Moura Leite Loteamentos.

Dessa forma, este artigo da série #AquiTemInstaCasa falará um pouco mais sobre Botucatu, também conhecida como a cidade dos bons ares.

Embarca com a gente nessa viagem?

Por que Botucatu é considerada a cidade dos bons ares?

O nome do município, Botucatu, deriva do termo tupi “Ybytu-katu“, que significa “bons ares”.

De acordo com o Portal da Prefeitura de Botucatu, em 1720 ocorreu a designação dada às terras atribuídas em sesmarias no interior paulista. Os mistérios e lendas que ainda envolvem Botucatu datam do período pré-cabralino, quando teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabirú, trilha lendária que ligava o litoral atlântico às terras peruanas. O povoamento, de fato, teve início entre o Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Rafael de Moura Campos, onde se concentrava parte da tribo dos índios caiuás.

Os primeiros sinais do crescimento vieram em 1830, quando fazendeiros decidiram subir a Cuesta, uma forma de relevo em que colinas e montes têm um declive não simétrico, sendo suave de um lado e íngreme do outro, que também é responsável pela existência do slogan “terra dos bons ares”, e povoar as terras ainda desabitadas. Em 23 de dezembro de 1843, ocorre a doação de terras para a criação do Patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu pelo Capitão José Gomes Pinheiro, considerada, para efeitos históricos, a data de fundação de Botucatu. Em 19 de fevereiro de 1846, é criada a Freguesia do Distrito do Cimo da Serra de Botucatu. Em 14 de abril de 1855, é elevada de freguesia à categoria de vila e emancipação político-administrativa. Em 20 de abril de 1866, cria-se a comarca de Botucatu. Em 16 de março de 1876, eleva-se a vila à categoria de cidade. (Lei nº 4.370 de 07 de abril de 2003).

É conhecida como cidade dos bons ares, pelo excelente clima que aqui se respira, vindo da Cuesta. A cidade encontra-se em franco desenvolvimento e levantamento do IBGE aponta uma população em crescimento.

Botucatu
Imagem: Joyce Barreiro/Pinterest

Localização da cidade

Botucatu, que no passado chegou a representar 25% da extensão territorial do Estado de São Paulo, se encontra a 235 km da capital estadual, à qual se interliga pelas Rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco.

Tem altitude relativamente elevada, que varia de 756m a 920m de altitude (metros acima do nível do mar), e seu clima é classificado como subtropical úmido, com temperatura média de 22º C. Faz fronteira com os municípios: Dois Córregos, Santa Maria da Serra, Itatinga, Pardinho, Anhembi, Bofete, Avaré, Pratânia e São Manuel.

Botucatu
Imagem: Reprodução/Google Maps

Turismo em Botucatu

O município de Botucatu é uma região maravilhosa para quem curte se aventurar nas belezas naturais do interior paulista.

Entre os principais pontos turísticos, podemos destacar:

  • Pedra do Índio: a Pedra do Índio possui um imenso deck que dá para uma belíssima vista. O local conta, também, com uma trilha de 2km (considerando o caminho de ida e de volta), mirantes e grutas. Lá, você pode visitar a natureza, além de ser uma ótima alternativa para quem curte praticar caminhadas e corridas;
Botucatu
Imagem: Mundo Logout
  • Três Pedras: a formação rochosa popularmente conhecida como Três Pedras é um conjunto de morros situado na área rural da cidade de Bofete, que antigamente pertencia à Botucatu, na propriedade particular denominada Sítio Três Pedras;
Botucatu
Imagem: Desviantes
  • Museu do Café: seus equipamentos, peças, livros, mobiliário e imagens remetem ao desenvolvimento da cafeicultura no Estado de São Paulo e à historia da centenária Fazenda Lageado, hoje sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp. A fazenda foi formada no processo de expansão da cafeicultura no Oeste Paulista no século XIX. Abrigou, a partir de 1934 até a década de 1970, a primeira Estação Experimental de Café do país, encarregada do desenvolvimento de pesquisas e experimentos técnico-científicos na área da cafeicultura e visando a diversificação da produção agrícola em áreas de antigos cafezais. Instalado na antiga sede da fazenda, o museu recebe também diversas exposições artísticas em seu Espaço Cultural e apresenta artefatos arqueológicos obtidos na área da fazenda e na região de Botucatu, por meio do Projeto Arqueologia no campus.
Botucatu
Imagem: Descubra Botucatu

Capital Nacional do Saci

Botucatu também é uma cidade conhecida por ser a Capital Nacional do Saci. No mês de outubro de todo ano, a cidade realiza um festival em homenagem ao folclórico personagem, incluindo pinturas, desenhos e contos criados por crianças.

Os moradores locais entram na brincadeira e garantem para qualquer turista desavisado que já viram um saci pulando pelas ruas de Botucatu.

E aí, você sabia que Botucatu tinha tantas curiosidades bacanas, além de pontos turísticos de tirar o fôlego de quem curte se aventurar na natureza? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Ah, e se você curte esse tipo de conteúdo, assine a nossa newsletter e siga acompanhando a série #AquiTemInstaCasa e os demais artigos do blog sobre arquitetura e inovação! Nos vemos na próxima!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.