Arquitetura Residencial: Qual o seu estilo?

Esteja você construindo, reformando ou comprando uma casa, com certeza deseja que ela seja projetada exatamente do jeito que você sonhou, até o último detalhe. Mas, por mais que esse processo seja empolgante, ele também pode ser desafiador.

A escolha entre diferentes cores, revestimentos, pisos e modelos de itens como torneiras e chuveiros, por exemplo, exige tempo e cuidado, afinal, deve levar em consideração dois fatores: estética e função. Assim, encontrar o equilíbrio perfeito entre esses elementos tornará sua nova casa ainda mais aconchegante e especial.

Mas, por onde começar?

Antes de qualquer escolha relacionada à estética da sua casa, você deverá definir qual estilo de arquitetura ela seguirá. O estilo de arquitetura guiará todas as suas escolhas, desde materiais utilizados para o revestimento até o formato das portas e janelas que serão implementadas.

Definindo o estilo de arquitetura da sua casa

No geral, não existem regras para determinar qual tipo de arquitetura você deve escolher para sua casa. Claro, dependendo do bairro ou condomínio que você irá morar, poderão haver algumas exigências em relação a pontos como altura, pavimentos, área construída, recuos e muros. Porém, todas essas exigências podem ser adaptadas ao estilo que você deseja para sua propriedade.

Entretanto, mesmo no caso de sua casa estar situada em um local sem essas exigências, você ainda pode levar as casas de vizinhos em consideração. Você deseja ter uma casa no mesmo estilo da vizinhança ou gostaria que ela se destacasse um pouco mais?

É importante lembrar também que, embora o estilo de arquitetura que você mais goste seja incrível aos seus olhos, é preciso que ele funcione para você e seja adequado para sua localidade e seu estilo de vida.

Se você morar perto da praia, por exemplo, faz mais sentido buscar um estilo que transmita o frescor da região, com espaços ao ar livre, vegetação exuberante e materiais naturais.

Caso você não sinta segurança para definir por conta própria qual estilo é o mais ideal para você e sua família, converse com um arquiteto sobre suas necessidades, desejos e inspirações.

Os projetos disponíveis na plataforma da InstaCasa se dividem em três referências de estilo: clássico, moderno e contemporâneo. Confira a seguir as características de cada um deles.

Estilo Clássico

O estilo clássico é sempre uma aposta certeira para quem gosta de casas mais tradicionais ou para quem não quer arriscar muito. Ele é extremamente versátil, pois mostra-se adequado para várias localidades e estilos de vida.

Trata-se de um estilo de arquitetura atemporal que busca suas referências na arquitetura grega e romana, apresentando um incrível equilíbrio de formas que pode ser percebido tanto nas fachadas com ornamentações mais rebuscadas (como as molduras nas janelas e as sancas de gesso) quanto nos interiores das casas.

As cores claras e tênues como o bege e o branco utilizadas nas vilas da época romana e grega permanecem, evitando-se contrastes para aumentar a sensação de serenidade e funcionalidade.

Estilo de Arquitetura Clássico- Fachada
Projeto Albertini 3 – Fachada
Estilo de Arquitetura Clássico- Interior
Projeto Albertini 3 – Interior

Estilo Moderno

O estilo moderno brasileiro é fruto de um conjunto de ideias que predominaram na arquitetura em meados do século XX em oposição a um design mais rebuscado e ornamentado. O resultado dessa oposição é um estilo que privilegia o simples e o funcional, utilizando formas geométricas e linhas ortogonais.

Embora busque transmitir leveza e simplicidade, a arquitetura moderna utiliza-se de materiais e recursos que exalam inovação. Assim, o concreto, aço, vidro e madeira são referências do estilo.

Uma casa moderna pode ser uma boa escolha para quem gosta de um estilo mais limpo, porém marcante e sofisticado.

Estilo de Arquitetura Moderno- Fachada
Projeto Kal – Fachada
Estilo de Arquitetura Moderno - Interior
Projeto Kal – Interior

Estilo Contemporâneo

O estilo contemporâneo tem raízes no estilo moderno, porém, mostra-se mais dinâmico e com maior liberdade para a mistura entre cores e linhas.

Em resumo, o estilo de arquitetura contemporâneo é o estilo do momento e explora as tendências, as ideias e o design atuais. Dessa forma, ao optar por esse estilo, você poderá brincar mais livremente com os elementos da decoração, dando toques de cor e acessórios e até mesmo inserindo elementos de outros estilos, tornando a proposta um pouco mais ousada.

Estilo de Arquitetura Contemporâneo - Fachada
Projeto Araci – Fachada
Estilo de Arquitetura Contemporâneo - Interior
Projeto Araci – Interior

E aí? Qual é o seu estilo preferido de arquitetura e que tem tudo a ver com seu estilo de vida? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo!

Ah, e se você curte conteúdos de arquitetura e decoração, assine a newsletter do Blog InstaCasa e não perca nenhuma das nossas novidades.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.