As Built: o que é e para que serve?

As Built: o que é e para que serve?

Você já ouviu falar sobre o termo “As Built”? Considerado como a última etapa do projeto, o “As Built”, que significa “como construído”, é um documento feito sempre ao término da obra.  Quando ela é concluída, os novos desenhos devem especificar as eventuais modificações que possam ter ocorrido no decorrer da construção em comparação ao projeto anterior. Quer saber como isso impacta você e o projeto da sua casa? #SigaOFio

Para que serve o As Built?

O As Built pode ser definido como uma revisão do projeto construído e funciona como um raio-x. Ele mostrará exatamente o que foi executado, com anotações pertinentes em plantas, cortes, detalhamentos, etc., contemplando todo o conjunto da construção. O termo é, inclusive, tratado em norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NBR 14.645:2001.

Imagine a seguinte situação: você compra uma casa onde, anteriormente, residia uma família. Em determinado momento, você decide que o quarto do bebê não será útil para suas necessidades. Com isso em mente, você opta pela demolição de uma das paredes, ampliando esse cômodo. Quando você quebra a parede, descobre que, ali, existia uma tubulação hidráulica que não estava no projeto. No momento em que a estrutura foi demolida, a tubulação foi danificada e causou uma inundação no imóvel. Imagina só o tamanho deste problema?!

Tudo isso poderia ter sido evitado se você estivesse com o projeto As Built em mãos. E sabe porquê? “Naturalmente, durante a obra, alterações podem surgir que mudam o projeto inicial feito da sua casa ou apartamento. Isso também pode acontecer quando você decide realizar alguma reforma. Assim, o único registro confiável do projeto final da sua casa/apartamento é o As Built”, explica o Arquiteto e Co-Founder da InstaCasa, Denis Cossia.

Como já comentamos, por relacionar todas as mudanças efetuadas, o documento ajudará a prevenir possíveis problemas que podem ocorrer nos imóveis (e que infelizmente são comuns). Afinal, quem não conhece alguém que tenha tido contratempos na execução de uma obra ou reforma, não é mesmo?

Naturalmente, durante a obra, alterações podem surgir que mudam o projeto inicial feito da sua casa ou apartamento. Isso também pode acontecer quando você decide realizar alguma reforma. Assim, o único registro confiável do projeto final da sua casa/apartamento é o As Built

Segurança legal certificada por profissionais da área

O As Built também colabora para algo bem importante: a mitigação de problemas legais, já que uma obra legal respeita a legislação vigente.

A elaboração do projeto As Built é feita para o projeto arquitetônico e também para os projetos complementares. Ele especificará aspectos técnicos e de avaliações de infraestruturas de qualquer empreendimento, além de todas as modificações que venham a ser necessárias.

Você poderá encontrar o As Built arquitetônico, elétrico, hidrossanitário e de demais tipologias, que ajudarão a entender o motivo que levou às alterações aplicadas no projeto.

Bastante coisa a ser analisada, não é mesmo? Por isso, aconselhamos que você leve isso muito a sério e nunca abra mão de um profissional especializado na construção da sua obra.

Aconselhamos que você leve isso muito a sério e nunca abra mão de um profissional especializado na construção da sua obra.

A responsabilidade da InstaCasa na realização do seu sonho

Caso o seu lote seja de algum dos nossos empreendimentos parceiros, fique tranquilo: todos os projetos disponíveis em nossa plataforma foram pensados de acordo com as condições dos lotes.

O nosso time de arquitetos realiza uma profunda análise dos loteamentos, levando em consideração a parte urbanística, de terraplanagem e, também, o As Built de todo o empreendimento.

A partir do recebimento do As Built feito pela loteadora, após toda a obra do loteamento, nossos profissionais analisam esse documento, que consiste no levantamento de dados sobre o terreno. Essa análise inclui saber os limites exatos e as características do relevo, que pode ser mais plano ou mais declivoso, como já explicamos no blog da InstaCasa.

O levantamento As Built é muito importante, pois permitirá ao profissional que vai desenvolver o projeto identificar o melhor jeito de “encaixar” a casa no terreno, diminuindo a necessidade de movimentação e contenção de terra durante a obra.

Assim, sabendo quais são as reais condições do seu lote, te mostraremos opções viáveis e seguras de construção, respeitando a topografia do lote e te deixando a apenas um click do sonho da casa própria.

Assim, sabendo quais são as reais condições do seu lote, te mostraremos opções viáveis e seguras de construção, respeitando a topografia do lote e te deixando a apenas um click do sonho da casa própria.

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.