InstaCasa cresce durante a pandemia

InstaCasa cresce durante pandemia e projeta 2021

No início de 2020, no mercado imobiliário brasileiro, havia uma expectativa de estabilização e crescimento no setor, motivado pelo reaquecimento do cenário, observado no segundo semestre de 2019. Em março, essa observação inicial foi confirmada pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que confirmou que, no ano passado, as atividades imobiliárias registraram o segundo maior avanço do ano, com uma taxa de 2,3%.

Com a pandemia da COVID-19, que abalou não somente o mercado imobiliário, mas também a economia mundial, esperava-se uma nova retração dos números, mas o que houve, na verdade, foi uma reinvenção do modelo de negócio. Com o isolamento social e a iminente necessidade de adaptações tecnológicas para o suprimento das demandas existentes, as empresas que compõem o mercado imobiliário precisaram buscar soluções digitais para implementá-las e seguir faturando, ainda que em um cenário adverso. Diante dessa situação, a InstaCasa cresce durante a pandemia.

Gráficos que apontam o crescimento.

A tecnologia como facilitadora da tomada de decisão

A InstaCasa, que desde 2017, ano de seu lançamento, se posiciona como o “decorado” do lote, permitindo que um potencial comprador visualize diversas opções de projetos de arquitetura que podem ser implantados em cada lote do empreendimento, em função de suas características físicas e legais, foi uma das soluções encontradas por loteadores de mais de 24 empreendimentos, de março a novembro de 2020.

De acordo com o CEO da InstaCasa, Mauricio F. Carrer, a solução digital oferecida pela empresa se mostrou eficaz em um momento de revolução da busca por imóveis e da ressignificação do sonho da casa própria. “Estamos inovando a forma como consumidores se relacionam com a compra de lotes, pois ajudamos eles a visualizarem, por meio de realidade aumentada, diversos projetos de arquitetura em cada área”, disse.

Essa inovação citada por Carrer começa no desenvolvimento de diversas tecnologias para apresentar ao potencial comprador a casa dos seus sonhos. Dentre elas está a realidade aumentada, que mostra às pessoas, de forma simples e intuitiva, e realidade virtual, o projeto da casa em seu próprio celular ou tablet. Dessa forma, as loteadoras conseguem apresentar, no momento da negociação do lote, os projetos criados para o empreendimento e, assim os clientes visualizam os projetos e sonham com a casa pronta. Isso dá um argumento extra de venda e contribui para que os clientes sintam-se mais atraídos pela proposta e, consequentemente, mais dispostos a fechar negócio.

A partir da demanda, foram desenvolvidas outras tecnologias, como: tour virtual pelas ruas futuras do empreendimento, tour virtual no interior da casa, tour virtual pelas ruas atuais do empreendimento, a calculadora do custo de  construção dos projetos escolhidos, a orientação para a aprovação do projeto na prefeitura local e para obtenção do financiamento para construção.

GIF de demonstração do Tour Virtual da InstaCasa
Tour Virtual da InstaCasa

Crescimento da InstaCasa em 250% durante a pandemia

Como resultado deste investimento em tecnologias para facilitar a tomada de decisão, neste ano, a construtech registrou, somente no segundo semestre do período pandêmico, um crescimento de 250%  em comparação ao mesmo período do ano passado, movimentando mais de R$200 milhões de reais e vendendo mais de 2 mil lotes.

Outro crescimento registrado pela startup durante a pandemia foram as novas contratações. Hoje, após a pandemia, a empresa cresceu em 108.33% o número de profissionais, entre eles, arquitetos e profissionais de comunicação e marketing.

A experiência inovadora da InstaCasa mostrou-se tão eficiente que, observados os resultados, o plano de crescimento para o próximo ano é ainda maior. “Planejamos, em 2021, iniciar a operação em mais 50 novos empreendimentos, mais do que o dobro de 2020. Estimamos, para o próximo ano, um crescimento de 300%. Além disso, em 2021, a InstaCasa irá desenvolver novos serviços, como financiamento a construção das casas e consultoria para compra de lotes”, cita Carrer.

De acordo com Fernando Almeida, cliente do empreendimento Jardim dos Abreus I, “a InstaCasa é uma grande inovação na área em comparação com o serviço de outros arquitetos. A InstaCasa fez muita diferença no processo, pois diminuiu muito os custos no desenvolvimento do projeto e poupando tempo em reuniões, deslocamentos, etc.”. Ainda, corroborando a ideia inovadora que a InstaCasa leva para os empreendimentos parceiros, o Diretor da Scopel, Fernando Scopel, explicou que a InstaCasa colaborou com o valor do produto oferecido. “Conseguimos agregar mais valor aos nossos projetos, proporcionando aos clientes uma experiência única e diferenciada, seja na visão do empreendimento como na concepção de sua casa. Acreditamos que essas tecnologias não são mais uma tendência e sim uma realidade no nosso mercado”.

Demonstração do app da InstaCasa.
Demonstração do app da InstaCasa

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