BBB 22

BBB: cores podem interferir no comportamento dos participantes?

O Big Brother Brasil 2022 teve início no dia 17 de janeiro e, com ele, algumas questões começaram a surgir. Será que as cores escolhidas para os revestimentos dos ambientes do BBB podem interferir no comportamento dos participantes? Por que existem tantos padrões diferentes de linhas e formas geométricas em um mesmo cômodo? Qual é o objetivo daquela decoração “caótica”? A gente vai te explicar!

Nós, da equipe InstaCasa, anteriormente, escrevemos um artigo super completo sobre o impacto das cores nos ambientes residenciais. Isso porque essas cores podem interferir diretamente na percepção do ambiente, e causar sensações de conforto ou incômodo. Mas por que isso acontece? Vem com a gente, vamos entender um pouco mais!

Cozinha BBB22
Imagem: Globo/Sergio Zalis

Cores, texturas e a neuroarquitetura

A neuroarquitetura pode te ajudar a entender um pouco mais sobre o impacto das cores e texturas na “casa mais vigiada do Brasil”: o comportamento humano é impactado a partir de um conjunto de sentidos, que, além da visão, incluem também o tato, o olfato e a audição.

O cérebro humano funciona fazendo associações o tempo todo, então uma determinada cor pode ter significados bem diferentes dependendo do indivíduo. Quanto mais cores, mais excitação e mais energia. Isso pode ser bom ou ruim, a depender da percepção das cores pela pessoa. Por exemplo: as cores vibrantes trazem excitação, mas não apenas para o bem. Se essa emoção é positiva ou negativa, não sabemos. O vermelho, por exemplo, significa paixão, amor e também violência, raiva. Vai muito da pessoa e do mood com que ela vai acordar.

Então, quando misturamos informações visuais de texturas, formas geométricas e cores, em uma casa cheia de pessoas diferentes, essas tendem a se sentir mais estressadas do que se sentiriam se estivessem em um ambiente mais clean, já que a organização prevê que nada é tão tranquilizante quanto livrar-se da bagunça. Esse estresse pode gerar o chamado “fogo no parquinho” entre os brothers e sisters confinados, pois a tendência é que coisas pequenas tornem-se maiores, justamente pela influência ambiental.

QUarto BBB22
Imagem: Globo/Sergio Zalis

Referências de decoração e revestimentos

Se você é fã do reality show mais famoso do Brasil, deve ter se dado conta de que as referências de decoração e revestimentos no Big Brother são aquelas dos anos 70, 80 e 90. Muito neon, cores e estilo grunge farão parte do programa. A estética “retrô” da edição de 2022 também se inspira em videogames clássicos, fliperamas e nas máquinas jukebox.

Entretanto, apesar de parecerem muito “exageradas” em um primeiro momento, há o entendimento de que as cores são estimulantes somente no início do confinamento, já que, depois, o que acaba acontecendo é a atenção seletiva. Conforme temos o mesmo estímulo de forma repetida, a importância dele vai diminuindo para o nosso cérebro.

Externa BBB
Imagem: Globo/Sergio Zalis

E você, o que pensa sobre as cores, texturas e formas geométricas do BBB? Acha que elas podem causar aquele clima de estresse entre os confinados? Conta pra gente na caixa abaixo! E se você curtiu esse artigo, assine nossa newsletter e siga recebendo conteúdos de arquitetura, decoração e tecnologia!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.