Capa do artigo sobre canto alemão

Você já ouviu falar sobre canto alemão?

Você já ouviu falar sobre canto alemão? Logo quando essa tendência de decoração começou a se difundir, era mais comum vê-la em bares e restaurantes. Atualmente, muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem em ambientes compactos, começaram a levar o canto alemão para dentro de suas casas, também. O canto alemão nada mais é do que uma composição mobiliária que envolve sofá, muitas vezes de canto ou em formato de U, encostado em uma parede da sala de jantar ou da cozinha, com uma mesa  e algumas cadeiras.

Antes de fazer o seu canto alemão, é importante que você e o arquiteto que está cuidando do seu projeto de arquitetura observem muito bem o espaço onde vai colocá-lo. Pensem nas medidas do local e tenham atenção às medidas dos móveis que serão selecionados. A mesa do canto alemão deve se encaixar perfeitamente com o sofá, que por sua vez não pode (e nem deve) sobrar no espaço.

Pensando em apresentar um pouco mais sobre o canto alemão para você, que acompanha o nosso blog, a equipe da InstaCasa separou algumas ideias inspiradoras de canto alemão que podem ser implementadas em sua casa e, também, algumas dicas de decoração para esse espacinho especial. Vamos lá?

Exemplo de canto alemão
Imagem: ArchDaily / Romulo Fialdini

Utilizando canto alemão em pequenos espaços

Como dissemos anteriormente, o canto alemão vem ganhando cada vez mais espaço dentro das casas brasileiras, principalmente quando pensamos em otimizar pequenos cômodos e utilizar melhor os espaços do lar.

 Por ser encostado na parede, o canto alemão toma menos espaço do que os móveis comuns utilizados em uma sala de jantar, por exemplo. É possível, ainda, utilizar espelhos acima do sofá e na base do balcão, aumentando o campo de visão do local, o que dá a sensação de estar em um ambiente maior e mais espaçoso

É importante ressaltar que entrar e sair da parte do sofá do canto alemão pode ser mais difícil, obrigando as pessoas a irem se arrastando pro lado até chegarem ao seu lugar, e se já tiverem outras pessoas sentadas, essas terão que se levantar e isso pode ser um incômodo. Em compensação, quando nem todos os assentos forem utilizados, é possível empurrar a mesa sobre o sofá, sentar-se apenas nas cadeiras e ganhar um espaço extra no ambiente para locomoção. 

Exemplo de canto alemão para pequenos espaços
Imagem: RPS Engenharia

Canto alemão com mesa circular

Uma ideia inspiradora e que, com certeza, vale a aposta, é a utilização de uma mesa circular nesta composição.

A mesa circular pode dar um charme todo especial ao ambiente e, ainda, pode ser utilizada tanto com sofás mais retos, quanto com sofás arredondados. Esta última opção, por exemplo, é capaz de dar ainda mais personalidade ao seu canto alemão e diferenciá-lo daquele utilizado por algum amigo ou vizinho que também possa ter apostado nessa tendência.

Canto alemão com mesa circular
Imagem: VivaDecora Blog

Composição para a decoração rústica

O canto alemão pode ser uma excelente alternativa para a composição de uma decoração mais rústica na sua casa. 

Ainda, se você é um fã de decoração provençal, a composição rústica também é uma ótima pedida: móveis em um tom de madeira clara e, ao invés de um sofá totalmente estofado, você pode apostar em um banco de madeira com almofadas, que deixam o assento confortável, mas que não fazem desaparecer o estilo rústico do ambiente.

Canto alemão rústico
Imagem: Casa da Iaz Blog

Ótima opção para quem quer integrar a cozinha com a sala de jantar

A cozinha integrada é uma tendência que cresce cada vez mais no Brasil. Aqui na InstaCasa, é cada vez mais solicitada nos projetos de arquitetura, já que é visível que as pessoas preferem áreas de convivência capazes de proporcionar a interação entre os moradores de forma mais eficiente, como é o caso de um cômodo como a cozinha. Por isso, o canto alemão é uma excelente opção para quem pretende fazer essa integração.

Além de ficar super bacana no ambiente, deixando-o bem mais acolhedor, um canto alemão na área da cozinha ou no ambiente mais próximo, como a sala de jantar, deixa tudo mais prático, principalmente na hora de servir. Pode se tornar um ambiente, também, entre a cozinha e a sala de estar, onde as pessoas podem sentar não apenas na hora da refeição, como também para um bate-papo ou assistir algo na TV. 

Canto alemão na integração de ambientes
Imagem: DicasDecor

Canto alemão com gaveta

Como já dissemos aqui, o canto alemão é excelente para otimizar espaços. Se ele for um móvel com gaveta, então, isso se torna ainda melhor. O projeto do sofá pode, por exemplo, incluir baús e gavetas, que te garantem mais espacinhos para se organizar e, também, organizar a casa.

Canto alemão com gavetas
Imagem: 4Style Interiores

Como incrementar, com bom gosto e elegância, o canto alemão?

  • Invista na iluminação do local. O canto alemão fica ainda mais charmoso se contar com a iluminação correta, normalmente feita por um lustre que “dê match” com os outros elementos, como o sofá, a mesa e as cadeiras utilizadas;
  • Se você quiser mais conforto do que aquele oferecido pelo estofado, uma boa ideia é apostar em almofadas com estampas que fazem sentido naquele ambiente;
  • Uma outra excelente ideia é mesclar mais de um estilo de decoração. Por exemplo: você pode utilizar uma mesa de madeira com poltronas vintages;
  • Se couber em seu orçamento, a opção de móveis planejados deve ser considerada. Móveis planejados podem minimizar as chances de que uma ou outra mobília acabe sobrando no local.
Canto alemão com almofadas
Imagem: Decor Fácil

O que você achou das nossas inspirações e dicas? Comente aqui embaixo e vamos trocar uma ideia sobre o tema! Além disso, se não quiser perder nenhuma das nossas novidades, assine nossa newsletter e fique por dentro dos artigos semanais da InstaCasa!

*Imagem de Capa: Fellipe Lima / Vanguard Home

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.