Como consertar umidade na parede

Como consertar umidade na parede

Qualquer pessoa que more em uma casa ou em um apartamento está sujeita a enfrentar a temida umidade na parede. Esse problemão pode causar manchas, descascar sua pintura, causar problemas no seu revestimento, criar mofo, levar ferrugem para dentro do seu lar e, em casos mais severos, comprometer a estrutura da sua casa. Ou seja: além de prejudicar a casa, ela também prejudica a saúde dos moradores do local.

Caroline Sousa é Arquiteta e Urbanista da InstaCasa, formada pela Belas Artes, em São Paulo, com experiência em Varejo e Corporativo.

Para te ajudar a lidar com essa situação, batemos um #PapoDeEspecialista com Caroline Sousa, arquiteta da InstaCasa, que deu algumas instruções de como consertar umidade na parede. Quer saber mais? Siga o fio da leitura!

Para consertar a umidade na parede, identifique a causa

De acordo com Sousa, identificar a origem do problema é o primeiro passo para resolvê-lo. “A primeira coisa a se fazer, ao perceber que há umidade nas paredes de casa, é descobrir de onde ela vem. Pode ser de algum vazamento de cano, algo decorrente de mudanças climáticas (frio extremo ou chuvas constantes) ou, ainda, falta de ventilação adequada no cômodo. Assim, depois de descoberta a causa, você precisará resolvê-la. Temos que levar em consideração, também, que a umidade pode não ser, necessariamente, algo dentro do seu lar: se você mora em um apartamento, por exemplo, a umidade pode ser do apartamento do vizinho. Aí, você deve recorrer ao síndico ou zelador do prédio, que podem acionar os reparos necessários e solucionar a situação”, explicou.

Como consertar umidade na parede.

Entre as causas mais comuns de umidade, estão:

  • Acúmulo de água em ambientes úmidos, como banheiro, cozinha e lavanderia;
  • Vazamento em tubulações;
  • Lajes e fundações com impermeabilização incorreta e/ou incompleta;
  • Telhas quebradas;
  • Vazamento em calhas;
  • Rachaduras do lado externo que possibilitam a entrada de água da chuva.

Você descobrirá, em algum momento da vida, que esse tipo de problema é muito mais comum em edificações mais antigas. “Casas e apartamentos mais velhos costumam apresentar esses problemas com mais facilidade. Se você for construir uma casa do zero, por exemplo, fica muito mais fácil evitar que a umidade se torne um problema. Nesses casos, o ideal é aplicar um produto impermeabilizante em toda a área úmida da casa, começando pelo contrapiso e subindo cerca de 30 centímetros da parede”, disse a arquiteta da InstaCasa.

Como consertar umidade na parede.

Diferentes tipos de problemas com umidade

É importante ressaltar, também, que existem diferentes tipos de umidade que podem surgir na sua casa. São eles:

  • Por infiltração: é o tipo de problema com umidade mais comum. A parede com umidade por infiltração apresenta vazamentos que vêm de ambientes externos, encanamentos ou áreas úmidas;
Umidade por infiltração.
Imagem:  Leak Inspection
  • Por capilaridade: em casos em umidade por capilaridade, a parede apresenta manchas contínuas em sua parte inferior, que também podem ser percebidas no chão. Isso porque a umidade por capilaridade tem origem no solo da construção, sendo especialmente comum em áreas térreas;
Umidade por capilaridade.
Imagem: Praise
  • Por condensação: a condensação do vapor de água nos ambientes é especialmente comum em áreas próximas a janelas ou áreas frias, com pouco sol e umidade elevada, como banheiros. Nesse caso, as manchas costumam aparecer em forma circular, prejudicando a superfície da parede e promovendo o desenvolvimento de mofo na região, o que é extremamente prejudicial à saúde dos moradores do local.
Umidade por condensação.
Imagem: Blog Faça Você Mesmo

Mas, afinal, como consertar uma parede com umidade?

Depois de resolver o problema que causou os problemas de umidade nas paredes da sua casa, você precisará colocar a mão na massa para iniciar os próximos passos. “Quando solucionar o problema, faça uma limpeza completa nas paredes e áreas afetadas, raspando e lixando os locais com muito cuidado. Depois disso, aplique o impermeabilizante e aguarde o produto secar. Em seguida, passe a massa corrida. Quando seca, finalmente, faça a pintura”, orientou a profissional.

Quando solucionar o problema, faça uma limpeza completa nas paredes e áreas afetadas, raspando e lixando os locais com muito cuidado. Depois disso, aplique o impermeabilizante e aguarde o produto secar. Em seguida, passe a massa corrida. Quando seca, finalmente, faça a pintura

Se você curtiu esse artigo e achou essas dicas úteis, assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades semanais do nosso blog.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.