Como não perder dinheiro na construção da sua casa

Como não perder dinheiro na construção da sua casa?

Conheça algumas dicas importantes para economizar na construção do seu lar.

Um dos grandes desafios de levantar a casa própria é fazer com que todos os seus sonhos caibam no seu bolso. Quantas vezes você já ouviu pessoas reclamarem de ter gasto muito mais que o previsto durante uma obra ou reforma? Isso é muito comum, principalmente por conta da falta de planejamento, de pesquisa e da não contratação de profissionais qualificados.

Agora… É você quem está querendo construir, mas tem medo disso tudo te custar a paciência e muito dinheiro, não é? Saiba, no entanto, que não é impossível economizar na obra e imprimir toda sua personalidade e seus desejos pessoais.

Então respire fundo, pois a solução para esta questão é muito mais previsível do que parece e nós listamos algumas dicas para que a construção de seu lar seja mais acessível, sem pesar na carteira e sem muitas dores de cabeça.

Contrate um arquiteto

Um bom projeto de arquitetura, além de atender as suas expectativas para a futura casa, prevê o caminho ideal para a sua execução. Assim define todo o andamento da obra para que a mesma aconteça com segurança, rapidez, qualidade e economia.

Acreditar que sairá mais caro construir com o auxílio de um arquiteto profissional é, na verdade, um erro. É só colocar na balança: você verá que, ao fim da obra, tendo um projeto, evitará gastos desnecessários como o desperdício de materiais, possíveis problemas de construção e mudanças que não agregam valor ao imóvel.

Se você estiver pensando em fechar negócio com uma loteadora onde está a InstaCasa, a chance de sucesso é maior ainda! Ao elaborar nossos projetos de arquitetura, sempre damos muita atenção em como criar projetos arquitetônicos de casas viáveis e econômicas, aproveitando as características do terreno, buscando as melhores funcionalidades e a valorização do imóvel.

Contrate um arquiteto.

Escolha muito bem a mão de obra

Outro fator que pode dar muita dor de cabeça e gerar atrasos é a ineficiência operacional ocasionada por profissionais pouco qualificados. Portanto, além de ter um ótimo arquiteto, pesquise muito bem qual construtora ou empreiteira você irá contratar para a construção.

Lembre-se que o barato pode sair bem caro, então converse com os profissionais em arquitetura e engenharia e peça para eles algumas indicações de mão de obra boa e qualificada, afim de evitar falhas de execução e desperdício de materiais.

Escolha muito bem a mão de obra.

Faça o orçamento em mais de uma loja ou fornecedor de materiais de construção

Para economizar de verdade, é muito importante que você não entre no primeiro fornecedor de materiais de construção que encontrar em seu caminho e saia comprando tudo pelo impulso. Com a lista de materiais em mãos, faça uma ampla pesquisa de preços pois ele pode variar muito de loja pra loja.

Uma outra boa dica é tentar buscar descontos ao comprar em grandes quantidades. Muitos estabelecimentos ou fornecedores oferecem uma dedução de valores ao efetuar esse tipo de aquisição. Essa estratégia pode render uma boa economia tanto de grana, quanto de tempo.

Outra boa aposta é comprar os insumos coletivamente. Essa tendência ganha mais força no mercado da construção civil, e pode ser uma boa alternativa para economizar ainda mais em cimento, areia, tijolos e ferragens por exemplo.

Faça o orçamento dos materiais de construção da sua casa.

Invista em materiais de qualidade e os proteja

Você não quer quebrar toda a sua parede novinha e gastar um dinheirão ao detectar problemas elétricos e hidráulicos pelo uso de encanamentos e fiações de péssima qualidade, não é mesmo? Por precaução, pesquise e compre materiais econômicos mas sempre visando a qualidade.

Além disso, sempre tenha em mente que as estruturas e os materiais expostos precisam ser protegidos da chuva, calor, vento e outros fatores climáticos para que não comprometa a qualidade e a durabilidade. Portanto peça ajuda aos responsáveis pela construção e tome essa providência respeitando as normas necessárias.

Materiais de qualidade para a construção da sua casa.

Pense muito bem no acabamento e faça você mesmo!

Ok, nós sabemos que você sonha com aquele piso lindo que você viu em um site de decoração, ou com aquela pedra magnífica que você gostaria de ter nos balcões de sua futura cozinha. No entanto, é muito importante que você pense no que realmente vai fazer diferença no seu dia a dia e quais materiais podem ser mais simples sem perder a qualidade final.

Nesse momento faz sentido procurar minuciosamente os melhores preços, visitando diversas lojas e cotando as melhores promoções. Se preferir uma boa opção é usar materiais que tenham uma boa qualidade técnica mas com custos menores, por exemplo, um piso de porcelanato de menor formato, para que você possa investir mais dinheiro em outros itens pontuais.

Ah, e lembre-se que você pode economizar uma boa grana em alguns serviços que você mesmo pode fazer, como a pintura das paredes, aplicação de papéis de parede, instalação de utensílios e jardinagem.

Faça você mesmo e economize na construção da sua casa.

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.