Feng Shui e Arquitetura

Como organizar a casa com o Feng Shui?

Em algum momento da sua vida, você, caro leitor, já deve ter ouvido falar sobre Feng Shui. Trata-se de uma arte milenar chinesa que consiste em organizar e harmonizar os espaços da sua casa. O Feng Shui tem como principal objetivo melhorar a energia vital dos ambientes e, também, das pessoas que vivem no local. Muito bacana, certo? Mas como o Feng Shui se relaciona com a arquitetura?

O Co-Founder e Arquiteto da InstaCasa, Denis Cossia, respondeu a essa pergunta, explicando que “ter um ambiente correto e bem organizado, como prega o Feng Shui, é tão fundamental para o funcionamento da casa quanto um projeto de arquitetura de qualidade. Assim, neste artigo, falaremos sobre como organizar a casa com o Feng Shui. Vamos lá? 😊

Entenda o processo do Feng Shui

O Feng Shui acredita que cada espaço de casa tem uma vibração diferente, que deve ser trabalhada para trazer equilíbrio para as nossas vidas. “Muitas pessoas relacionam a aplicação do Feng Shui com o sucesso no trabalho e nas relações interpessoais, porque ele propõe um equilíbrio dos fatores energéticos por meio da mudança da decoração da sua casa, do mobiliário, da organização dos ambientes, entre outros fatores”, explica Denis.

É um processo que está diretamente ligado com a circulação das energias e sua harmonização, para que as energias negativas saiam e somente as positivas sejam conservadas. “O Feng Shui propõe, por exemplo, que a porta do banheiro da casa fique sempre fechada, bem como o vaso sanitário, porque neste ambiente circulam energias impuras e negativas. Em compensação, os móveis do seu quarto devem estar dispostos de forma minimalista e organizada, para que energias positivas circulem e você tenha qualidade no seu sono”, conta o Co-Founder da InstaCasa.

E organização é princípio fundamental do Feng Shui.

Como extrair ensinamentos do Feng Shui para a rotina familiar?

Sabemos que muitas pessoas são céticas no que diz respeito a esse papo de energia e sua respectiva influência em nossa vida. Por isso, acreditamos que, mesmo que não levemos os ensinamentos do Feng Shui ao pé da letra, podemos extrair algumas coisas boas deste ensinamento milenar chinês.

“Acho que, na vida moderna, podemos extrair, independente da espiritualidade pregada no Feng Shui, alguns conselhos que realmente podem ser aproveitados na nossa rotina familiar. Por exemplo: manter a casa organizada. Se você tem uma organização dos seus itens pessoas e dos demais móveis da casa, você terá um ambiente melhor para viver, que trará boas sensações para o seu corpo e sua mente. Abrir mão de objetos quebrados ou itens que não usamos com frequência também são ensinamentos do Feng Shui e que nos lembram de utilizar somente o necessário. Tudo isso contribuiu para que possamos viver melhor, e tudo isso é ensinado nesta prática”, diz Cossia.

Como extrair ensinamentos do Feng Shui para a rotina familiar

De acordo com o CPO da InstaCasa, um dos maiores ensinamentos que o Feng Shui pode repassar para a arquitetura e a decoração de uma casa é a chamada “posição de comando”. “A posição de comando fala sobre a distribuição dos móveis dentro de cada ambiente da sua casa. Por exemplo: no seu quarto, onde você posicionaria a cama? O ideal é colocá-la na parede oposta à porta, para que você tenha a visão completa de quem está entrando no ambiente. O mesmo serve para o espaço de home office da sua casa: coloque a mesa de trabalho em uma parede que te permita visualizar quem está entrando no local. Você observará tudo”, completa.

Com os móveis no lugar certo, você sempre observará tudo.

Dicas para manter um ambiente organizado

Manter os espaços livres da desordem é fundamental para o bom funcionamento de uma casa e também para o Feng Shui. Os espaços acolhedores possuem um fluxo de energias positivas naturalmente, mas aqueles que ficam bagunçados e entulhados fomentam a impressão de confusão, pois tendem a acumular energias negativas. Por isso, uma ideia muito boa é: não junte coisas demais.

Essa é uma ótima maneira de deixar sua casa sempre bonita, arrumada e repleta de boas vibrações. “Lembre-se, sempre, de que organização significa, basicamente, saber onde suas coisas estão. Você pode colocá-las em caixas etiquetadas, por exemplo. Ainda, se for um grande acumulador de papel, pode separá-los e organizá-los em pastas de acordo com suas funções: pastas de rascunhos, pastas de documentos, pastas de contratos de trabalho. Não acumule mais do que o necessário, verifique com frequência a utilidade de alguns utensílios e aplique o conceito de ‘menos é mais’, pois, nesse caso, pode te ajudar a viver somente com o que você realmente precisa”, finaliza.

Dicas para manter um ambiente organizado

Você é adepto à prática de organizar a casa com o Feng Shui? Conte pra gente aqui na caixa de comentários! Além disso, não deixe de se inscrever em nossa newsletter, para ficar por dentro de todas as novidades semanais do Blog InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    O feng shui é realmente algo que nos pode ajudar muito em várias áreas, por isso escrevi um pequeno manual em formato Ebook sobre como fazer uma horta seguindo os princípios de feng shui” que pode ser consultado gratuitamente em http://blogdapimenta11.blogspot.com

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.