Como trocar o chuveiro de casa

Como trocar o chuveiro de casa?

Já se deparou com o desafio de precisar trocar o chuveiro de casa e ficou sem saber o que fazer? Esse é o artigo ideal para você que, em algum momento da vida, já se perguntou: como trocar o chuveiro de casa sem causar um incêndio ou levar um grande choque?

Primeiro, vamos te tranquilizar: seja lá qual for a razão para você trocar o seu chuveiro, você pode fazer isso sozinho, sem precisar contatar nenhum eletricista ou profissional de serviços gerais. Existe, sim, uma forma segura de trocar a peça ou, ainda, a resistência em casa, mesmo sem conhecer muito sobre elétrica e hidráulica.

Imagem de homem tomando banho

Quer descobrir como? #SigaALeitura! 🙂

Passo a passo para trocar o chuveiro (peça)

Antes de colocar a mão na massa, certifique-se de que o disjuntor que alimenta o circuito do chuveiro está desligado e que a área de troca está seca. Depois de garantir sua segurança, utilize uma escada firme para ter um bom acesso à área. Com as mãos secas ou utilizando luvas apropriadas, desconecte os fios e retire o chuveiro antigo da parede. Após ficar com a área vazia, passe a fita veda rosca no tubo do chuveiro novo. Acione a opção fria da peça nova. Rosqueie o chuveiro novo até que ele fique bem preso na parede e, então, religue os cabos.

Depois de fazer esse passo a passo para trocar o chuveiro de casa, abra o registro e aguarde o reservatório ficar cheio. Essa etapa é muito importante para que a resistência do seu novo equipamento não queime. Em seguida, ligue novamente o disjuntor, mude a temperatura e teste o seu novo chuveiro.

Pessoa trocando o chuveiro
Imagem: UOL

E a resistência?

A resistência é uma peça metálica localizada dentro do chuveiro que, vez ou outra, pode apresentar problemas e acabar queimando. Se for o seu caso, você precisará de uma nova peça que deverá seguir a marca e o modelo do seu chuveiro.

Para trocá-la, você também precisará desligar o disjuntor e ter a certeza de que o local está completamente seco, para evitar problemas e acidentes. Em seguida, desmonte o chuveiro e, com a ajuda de um alicate, retire a resistência queimada. Limpe a câmara do chuveiro e, em seguida, coloque a nova resistência na mesma posição da anterior, seguindo as instruções da embalagem do produto. Depois que finalizar esse processo, monte o chuveiro novamente e ligue-o para retirar o ar e encher a câmara do chuveiro com água.

Por fim, ligue novamente o disjuntor e aproveite o chuveiro! Ah, é bom avisar: se você fizer tudo isso e, mesmo assim, houver algum tipo de problema elétrico, não deixe de entrar em contato com um profissional especializado em elétrica. Assim, você evitará acidentes e novos gastos com equipamentos.

Trocando a resistência
Imagem: Revista Viva Decora

Se você achou esse artigo útil e aprendeu como trocar o chuveiro de casa, não esqueça de deixar um comentário e de assinar nossa newsletter, com novidades semanais do nosso blog.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.