Como usar mármore em casa?

Quem é que nunca se encantou com aquelas enormes casas de novela, cheias de revestimentos e bancadas de mármore?

Luiza Veiga Mathias
Luiza Veiga Mathias é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência com projetos residenciais e arquitetura de interiores.

Desde o seu uso na Grécia antiga, esse elemento é sinônimo de sofisticação e elegância. O mármore é uma rocha cristalina, que passa por processos de industrialização para que sua beleza 100% natural seja apenas acentuada, e não criada a partir de compostos químicos. Entretanto, é importante ressaltar que, devido a sua fragilidade, é recomendado que seja utilizado em ambientes internos, onde não há grande fluxo de pessoas e exposição a climas e situações adversas, como é o caso de chuva, sol, poluição e fortes impactos. Também é menos resistente a produtos de limpeza, se comparado ao granito, que também é um tipo de revestimento excelente, então ácidos muito fortes podem manchá-lo.

Pensando em te ajudar a descobrir como usar mármore em casa, convidamos, para um #PapoDeEspecialista pra lá de especial, a arquiteta Luiza Veiga Mathias, que integra o time Criação da InstaCasa. Vamos começar?

Em quais cômodos o mármore pode ser utilizado? E de qual forma?

De acordo com Mathias, o mármore é um material que nunca sai de moda e, por isso, o seu uso sempre se reinventa. “O mármore vem ganhando novos espaços dentro da casa, sendo utilizado, cada vez mais, em novos meios de decoração. Geralmente, esse material pode ser utilizado em bancadas e, também, como revestimento de pisos e paredes. Entretanto, hoje podemos encontrá-lo em detalhes de decoração, como em revestimentos de lareira, tampos de mesa e estantes, por exemplo”, explica.

Além disso, por morarmos em um país tropical, o mármore é um dos materiais indicados para a parte interna da casa. “O acabamento em mármore é de aspecto frio, o que ameniza o calor em locais de clima tropical”, disse Mathias.

A única ressalva para a utilização do mármore, de acordo com a arquiteta, é da aplicação da pedra em locais que ficam úmidos com frequência, como é o exemplo da varanda, da pia da cozinha e do box do banheiro. Vinhos, molhos e outros líquidos podem manchar a pedra com facilidade. “Por ser um material poroso e suscetível ao aparecimento de manchas, não é aconselhável ser utilizado em ambientes externos ou que tenham uso constante com água ou produtos químicos”, comentou a arquiteta.

Como usar mármore em casa

Quais são os tipos de mármore comercializados atualmente?

Existe uma rica variação de tipos de mármore comercializados atualmente, bem como utilizações diferentes do mesmo material.

As peças do mármore podem ter cores, formatos e texturas diferentes, a depender da especificação desejada. Por isso, separamos alguns dos mais tradicionais tipos de mármore disponíveis no mercado da construção civil:

  • Branco Carrara: o mármore Branco Carrara possui origem italiana e, de acordo com a arquiteta da InstaCasa, é uma das peças mais procuradas para ser utilizada na decoração. A pedra é de cores claras, o que confere maior sofisticação;
marmore branco carrara
  • Nero: esse mármore é caracterizado por uma cor bem escura contrapondo veios claros, que se destacam na pedra. Ideal para ambientes mais propícios a serem manchados;
Marmore nero
  • Calacatta Oro: o Calacatta Oro é um dos tipos mais caros e valorizados que existe, devido ao seu aspecto claro, com veios de cores cinza e dourada;
Mármore Calacatta Oro
  • Travertino: similar ao Carrara, porém encontrado na cor bege e bastante poroso;
mármore travertino
  • Piguês: de origem grega, o mármore Piguês também é claro com veios cinza, porém, possui um aspecto mais homogêneo.
mármore pigues

E quais os acabamentos que uma peça de mármore pode receber?

De acordo com Mathias, o mármore pode receber diferentes tipos de acabamento, que variam de acordo com o aspecto que o cliente deseja. Com exceção do mármore bruto, que não recebe nenhum tipo de acabamento, entre os tratamentos mais comuns, ressaltamos:

  • Polido: o polimento do material confere aspecto liso e brilhante. É um dos acabamentos mais usados no mármore;
Acabamento polido
  • Jateado: trata-se de um acabamento em que o material recebe jatos de areia. O mármore torna-se antiderrapante e sem brilho;
Acabamento jateado
  • Levigado: o mármore é lixado com abrasivos, adquirindo uma textura lisa e aspecto opaco;
Acabamento levigado
  • Cristalização: o processo de cristalização fornece uma película protetora ao mármore, garantindo maior durabilidade;
Acabamento cristalizado
  • Resinado: esse acabamento consiste na aplicação de uma resina líquida sobre a pedra, após sua lustração. Isso permite o fechamento de poros e fissuras, garantindo melhor polimento e brilho;
Acabamento resinado
  • Apicoado: para se obter um acabamento mais rugoso, o mármore recebe pequenos golpes com martelo ou outros impactos, criando uma superfície com aspecto poroso, dotada de relevos;
Acabamento apicoado
  • Flameado: consiste em jatos de fogo que conferem ao mármore um aspecto ondulado e rugoso.
Acabamento flameado

Por fim: quais as vantagens de utilizar mármore como revestimento ou em peças decorativas?

De acordo com a arquiteta da InstaCasa, o mármore é capaz de agregar muito valor aos ambientes que o aplicam. “É uma peça que possui um visual suave, caracterizado por veios na pedra, que conferem uma aparência mais delicada. A vantagem de usá-lo como revestimento está no aspecto de sofisticação que o mármore leva ao ambiente, além de sua elevada durabilidade e versatilidade de usos”, explicou.

A profissional, no entanto, faz uma ponderação. “Apesar de ser resistente e durável quando bem cuidado, o mármore pode ser desgastado por riscos, pancadas ou até mesmo materiais abrasivos. Seu uso em ambiente externo é pouco indicado por conta de interferências dos fatores climáticos, como chuva e poluição, que podem alterar as características do material. Além disso, o mármore requer cuidados específicos por conta da sua elevada porosidade, que torna-o suscetível a manchas, sendo preciso escolher o mármore certo para cada ambiente e sua respectiva função”, finalizou Mathias.

Como usar mármore em casa

E então, o que achou das nossas dicas sobre como usar mármore em casa? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo! Ah, e se você gosta de conteúdos de arquitetura, decoração e inovação, não deixe de assinar a newsletter da InstaCasa para ficar por dentro das nossas principais novidades.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.