Como usar vidro na decoração de casa?

Como usar vidro na decoração de casa?

O vidro é um tipo de material nunca sai de moda. Está presente em todo tipo de construção. Você pode até encontrar uma obra que não tenha um tijolo, mas com certeza ela vai ter algum elemento de vidro. Versátil, super resistente, moderno e elegante, o vidro pode ser utilizado em qualquer ambiente residencial. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, sua aplicação em um projeto de arquitetura, ou em um projeto de interiores, vai muito além dos espelhos e box para o banheiro. Por isso, o vidro é o tema da vez em nosso #PapoDeEspecialista.

Para falar sobre como usar vidro na decoração de casa, batemos um papo com a arquiteta da InstaCasa Fabiana Chiaroni, que destrinchou o assunto e trouxe dicas super bacanas para o nosso blog. Vamos lá?

Fabiana Chiaroni
Fabiana Chiaroni, 23 anos, arquiteta e urbanista formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na área de interiores da InstaCasa.

Onde utilizar vidro na decoração de casa?

Como dissemos anteriormente, a aplicação do vidro vai muito além das janelas, portas, espelhos e do box para o banheiro. De acordo com a arquiteta da InstaCasa, esse material é aplicável em todos os estilos de decoração. “O vidro pode estar na fachada de um prédio, na taça de vinho, no pendente de uma sala, na mesa de jantar e até em um aparador”, explicou Chiaroni.

O vidro é capaz de dar um up na decoração da casa, independente do estilo decorativo pelo qual você optou. Você pode, por exemplo, investir em painéis de fechamento, divisórias e paredes de vidro, utilizando vidros refletivos ou serigrafados, que são aqueles que permitem que o material seja aplicado em diferentes cores e estampas, para garantir a privacidade.

Uma outra forma de utilizar vidro na decoração de casa é na escada. Por mais que possam parecer frágeis, as placas de vidro são resistentes e não arranham, nem quebram com facilidade. Elas combinam perfeitamente com qualquer outro tipo de material complementar, já que o vidro é uma peça neutra. Existem inúmeras possibilidades de aplicar o material em uma escada, do guarda corpo aos degraus. 

Se aplicado corretamente, por um profissional competente, é possível criar até mesmo piscinas com alguma borda lateral ou o fundo de vidro, que permite uma nova variedade de projetos únicos. Outra opção que foge do óbvio é colocar uma claraboia em algum dos cômodos da sua casa. É uma ótima ideia para ser aplicada em espaços que carecem de uma boa entrada de luz natural, como halls, lavabos, corredores, em uma área gourmet ou jardins de inverno

Divisórias de vidro

Quais as principais vantagens de utilizar vidro em um projeto de arquitetura?

“O vidro facilita a entrada de luminosidade e a integração de espaços residenciais. Ele pode, ainda, passar a sensação de amplitude do cômodo”, comentou a arquiteta da InstaCasa.

Apesar de ser um excelente condutor de calor, não é porque uma fachada utiliza vidro que o seu interior será, necessariamente, quente. “No mercado, hoje em dia, existem diversos tipos de vidro. Um vidro duplo, por exemplo, que possui uma câmara entre as folhas e auxilia no controle dos raios solares, quando aplicado em uma fachada, controla acústica e termicamente um prédio.”, resumiu.

Por ser um material super resistente, o vidro não possui um prazo de validade e não estraga com facilidade, principalmente se você fizer a limpeza correta. A manutenção, quando necessária, diz mais respeito ao conjunto da instalação do que do material propriamente dito.

Em ambientes pequenos, a utilização do vidro se torna uma alternativa ainda mais interessante. “Em ambientes pequenos, como hall de acesso ou no caso de algumas salas, é interessante utilizar o vidro na fachada, nas janelas e/ou em claraboias. Dependendo do local onde você mora, você pode investir nas divisórias de vidro ou, ainda, utilizar paredes de vidro na fachada e paredes externas de casa. Assim, você aproveitará a iluminação natural, que permite que você poupe energia elétrica e ainda valorize sua vista”, disse Chiaroni.

Banheiro com claraboia

E você, onde acha que caberia a aplicação do vidro em um projeto de arquitetura? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo! Ah, e se você gosta desse tipo de conteúdo, assine nossa newsletter e receba, semanalmente, diversos artigos de arquitetura, decoração e inovação!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.