Conheça o estilo industrial e apaixone-se por essa tendência incrível

Conheça o estilo industrial e apaixone-se por essa tendência

Quem é que nunca se pegou assistindo a um filme hollywoodiano e achou um charme aqueles apartamentos de Nova Iorque? Os olhos brilham para os tijolinhos aparentes nas paredes, janelas enormes, luminárias “diferentonas” e escadas de metal, não é mesmo? Esse tipo de decoração de ambiente tão comum às memórias cinematográficas são referência de estilo industrial.

O estilo industrial é muito interessante e vem ganhando corações, principalmente para quem gosta de decoração aparente, por assim dizer. Uma decoração que segue este padrão costuma trazer um charme urbano para dentro das casas, pois tem como características espaços amplos, estruturas expostas, uso de metais, concreto e tijolos aparentes e outros. É um contraste harmonioso que conquista cada vez mais pessoas ao redor do mundo e, também, aqui no Brasil.

Pensando nisso, a equipe da InstaCasa separou alguns tópicos para apresentar a você, leitor, o estilo industrial, para que você visualize suas possibilidades e, assim como a gente, fique apaixonado por essa tendência decorativa. Vamos lá? 😊

Casa com decoração estilo industrial exibe instalações aparentes

Para começarmos a falar sobre o estilo industrial, precisamos falar do seu conceito. Ele “surgiu” nos EUA, em uma época na qual antigos galpões industriais começaram a servir de moradia para a população que estava buscando um local para viver. Muitos dos moradores que ocuparam esses espaços optaram por manter a arquitetura original, deixando aparentes os revestimentos, tijolos e concretos das paredes e pisos.

Hoje em dia, pessoas que compram uma casa pesquisam diversas opções de decoração e, entre elas, aparece o estilo industrial. Para criar uma ambientação com este perfil, não é necessário uma preocupação com acabamentos muito delicados, pois é muito utilizado o concreto e demais instalações aparentes, além do uso do cimento queimado que aumenta uma sensação de certa rusticidade que lembram instalações industriais mesmo.

Isso significa que, se optar por decorar a sua casa dessa forma, você pode abrir mão de esconder instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo e manter características primárias da construção. Para reforçar, você ainda pode deixar de lado o forro e instalar luminárias em trilhos diretamente sob a laje. A suavidade e aconchego dos ambientes fica a cargo dos móveis, dos tons amadeirados e mais leves de plantas, almofadas, vasos e outros elementos que irão trazer o equilíbrio aos revestimentos aparentes.

Se você gostou da ideia, fica aqui já uma sugestão de ambiente com decoração industrial para te inspirar:

Casa com decoração estilo industrial exibe instalações aparentes.

Tijolinhos nas paredes e caixilhos amplos

Outras marcas registradas do estilo industrial são as paredes de tijolinhos e portas e janelas amplas. Essas características costumavam ser comuns nas grandes fábricas, indústrias e galpões estadunidenses e, por isso, são inspiração de uma casa que deseja seguir essa decoração.

Então, você pode apostar em deixar suas paredes no tijolinho aparente. Caso você esteja reformando uma casa que não possui esse tipo de alvenaria, adquira papéis de parede em 3D que simulam os tijolinhos e que dão uma impressão incrível, também, no ambiente que você deseja decorar.

Nos caixilhos, você pode apostar em perfis metálicos como alumínio ou aço pintados de preto, sendo que, as janelas deverão ter, sempre, grandes vãos fechados por vidro, transmitindo essa ideia de fábrica antiga.

Tijolinhos nas paredes e caixilhos amplos são ideais.
Imagem: Casa & Construção

Quer imprimir o estilo industrial? Aposte em móveis duradouros e cores sóbrias

Uma dica importantíssima para quem está pensando em decorar o apartamento no estilo industrial é apostar em móveis que foram feitos para durar. Isso significa utilizar, por exemplo, aço, madeira maciça ou ferro. Ou seja, você pode apostar em estantes de aço ou balcões que misturam o aço/ferro com a madeira maciça.

Ainda, quando for escolher o sofá, a cama, os quadros e os eletrodomésticos, opte pelo preto ou cinza, além do aço inox para a cozinha, que é sempre uma boa pedida. Assim, você mesclará o rústico com o sofisticado, o que garantirá uma decoração elegante e sóbria na medida certa para a sua casa.

Quer imprimir o estilo industrial? Aposte em móveis duradouros e cores sóbrias
Imagem: Revestindo a Casa

Aposte na iluminação feita a partir de spots ou pendentes vintages

Spots presos a um trilho no teto dão uma “cara” muito boa na casa e agregam charme ao visual industrial em uma residência. Para complementá-lo, o uso de luminárias de piso pode trazer aconchego para as áreas de relaxamento, como as salas e cantos de leitura dos ambientes da sua casa.

Ainda, se deseja “ousar” um pouco mais, você pode apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando lustres e outros tipos de suporte, ou pendentes vintages, que impactam o visual retrô e causam essa impressão de viver em um ambiente decorado no estilo industrial.

Aposte na iluminação feita a partir de spots ou pendentes vintages.

Esses são alguns dos tópicos importantes que você precisa saber se deseja viver em uma casa com a decoração no estilo industrial. Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos artigos semanais.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

5 Comentários

  1. Nossa, tudo lindo demais!

    1. Obrigada pelo comentário, Juliana! Não deixe de nos acompanhar.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.