Construção de casas por etapas.

Construção residencial por etapas: como funciona?

O sonho da casa própria muitas vezes possui um desafio claro, o orçamento total da construção. Por conta disso, muitas pessoas optam por comprar um terreno e construir uma casa menor para expandi-la com o passar do tempo, conforme a família cresce e acompanhando um orçamento que se encaixe no bolso. Mas nem sempre essa expansão da casa se dá com qualidade, gerando problemas diversos de estrutura da casa no cotidiano. Como viabilizar?

Como a ideia sempre foi democratizar a arquitetura, isso é, permitir que pessoas de diversas classes econômicas tivessem a oportunidade de realizar o sonho da casa própria com projetos de qualidade, é que a InstaCasa surgiu. E uma das formas que disponibilizamos projetos de arquitetura por aqui é por meio da construção residencial por etapas, ou seja, disponibilizar projetos de arquitetura que tenham já previstas possibilidades de expansão de cômodos.

Nosso time de arquitetos foi crescendo com o passar do tempo, mas sempre com profissionais que possuem valores muito parecidos sobre a função social da arquitetura: democratizar o acesso a projetos de arquitetura de qualidade. Esse é um dos principais valores da InstaCasa.

Você sabia, por exemplo, que apenas 14,60% dos brasileiros economicamente ativos que fizeram uma construção já contrataram os serviços de projeto de um arquiteto ou engenheiro?

Essa é uma análise de dados encomendada pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), que norteou a função social da InstaCasa que se mantém até hoje. Isso se deve tanto pelas condições financeiras da classe econômica e, também, pela falta de conhecimento sobre a importância fundamental de contar com a ajuda deste tipo de profissional. Em 2017, ciente desse “perfil construtivo” do brasileiro, o arquiteto Mauricio Carrer decidiu fundar a InstaCasa. Ele, que sempre foi voltado mais para a parte de gestão do que a de projetos, falou da sua ideia para os colegas: Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota, que se tornaram sócios fundadores da construtech.  

A partir da consolidação da ideia de trabalho junto aos empreendimentos que se tornaram parceiros, a InstaCasa percebeu algo muito recorrente: famílias crescem, necessidades mudam e o orçamento do cliente final, muitas vezes, não pode “bancar”, em um primeiro momento, a casa que ele sempre sonhou. Mas, ora, se a ideia sempre foi possibilitar o acesso à casa dos sonhos para todos, por que não criar projetos de construção residencial por etapas?

Vamos te explicar como funciona! #BoraLá 😉

Foto com Mauricio Carrer, Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota: sócios fundadores da InstaCasa.
Os sócios fundadores da InstaCasa: Mauricio F. Carrer, Denis Cossia, Alexandre Hepner e Odilon Castriota

Como fazer a construção residencial por etapas com projetos da InstaCasa?

Depois de adquirir o lote em um dos empreendimentos parceiros, receber o cartão de acesso, o cliente visualizará o nosso leque de opções. Entre essas opções, encontrará projetos arquitetônicos que permitem essa construção em etapas e poderá, efetivamente, escolher a casa dos seus sonhos. Diretamente em nossa plataforma, escolherá a casa que planeja ter em longo prazo, e receberá um projeto que já prevê uma ampliação futura, para que seja possível construir de acordo com o orçamento definido.

Essa foi uma medida tomada com os olhares totalmente voltados ao público que, muitas vezes, busca o financiamento no modelo Terreno + Construção. Então, podemos criar um perfil em uma hipótese: a pessoa não pode pagar por uma casa grande. Quando ela consegue um financiamento, este é para uma casa compacta. Como a Caixa Econômica Federal costuma somar o preço do terreno ao da construção, para que a parcela paga ao banco caiba no orçamento do cliente, ele precisa construir uma casa menor, que provavelmente não vai corresponder àquela que ele sempre sonhou.

Por exemplo: hipoteticamente, um cliente chamado João Pedro busca um projeto que pode construído em etapas. No momento, ele poderá bancar uma casa de 50m², mas ele quer uma casa de 100m². Com os projetos construídos por etapa, ele vê a possibilidade de tê-la. Mesmo que ela seja construída posteriormente. Isso significa que a construção terá o mesmo padrão de excelência e planejamento dos nossos projetos de arquitetura. Assim, ele vê, efetivamente, o sonho da casa se realizar, ainda que a longo prazo. Oferecemos o projeto do produto final, ou a possibilidade de ampliação pra uma família que pode se modificar.

Projeto da InstaCasa mostrando a ampliação residencial (Imagens Externas).

A importância de um projeto de arquitetura que pensa em suas necessidades

As pessoas, normalmente, fazem modificações em suas casas o tempo todo. São os famosos “puxadinhos”, que podem acabar estragando a estética residencial. Aqui, outra vantagem da InstaCasa: os nossos projetos que são pensados dessa forma “modular” não vão prejudicar a disposição dos cômodos da casa. Assim, garantimos a qualidade total da casa final.

Um exemplo para te ajudar a entender melhor: com “puxadinhos”, você cria um cômodo extra que pode acabar atrapalhando o anterior. Seja porque perdeu a janela, ou porque o acesso ficou ruim ou, ainda, o corredor ficou pequeno. Então, ter o projeto da ampliação já garante essa qualidade geral da casa.

Como as pessoas vão querer fazer essas futuras reformas de qualquer forma, faz sentido ter um projeto que prevê isso, não é mesmo? Ele pode prever, por exemplo, o aumento do número de quartos/suítes, a criação de uma área gourmet, uma área de lazer e uma cozinha integrada.

Projeto da InstaCasa mostrando a ampliação residencial (Imagens Externas).
Projeto da InstaCasa mostrando a ampliação residencial (Plantas).

Já explicamos aqui em outro momento, mas não custa relembrar: quando você não tem um projeto de arquitetura da sua casa e contrata um outro profissional para fazer um serviço para economizar,  você, na verdade, pode gastar o dobro. Dessa forma, terá que recontratar a mão de obra anterior (que não é barata). Ou, ainda, se desfazer de materiais (que não são baratos) e pagar alguém para fazer o certo. Desperdício (de tempo, de material ou de mão de obra) é desperdício de dinheiro. E, certamente, você não quer isso.

O sonho irá se concretizar em fases. Dessa forma, você pode ir construindo e ampliando aos poucos o projeto. Isso, sem perder qualidade, com controle do orçamento e até chegar a casa dos sonhos!

Projeto da InstaCasa mostrando a ampliação residencial (Imagens Externas).
Projeto da InstaCasa mostrando a ampliação residencial (Plantas).

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.