O cronograma de obras deverá ser feito pelo responsável da execução da sua obra.

Cronograma de obra: o que é e como fazer?

Depois de comprar um lote, escolher o projeto da casa dos seus sonhos, definir os responsáveis técnicos e executivos, conseguir a aprovação na Prefeitura, está na hora de começar a pensar na construção. Para fazer isso, você precisará de um cronograma de obra, mas… O que é? Como ele deve ser feito?

O cronograma de obra é uma ferramenta de gestão de atividades, com datas de conclusão pré-determinadas e com tarefas especificadas. Ele é essencial, entre outros fatores, para garantir uma assertividade na construção. Lembre-se, também, que registrando os orçamentos e o passo a passo, você conseguirá economizar e mitigará, ainda, os imprevistos que podem ocorrer durante a obra.

Este documento deverá ser feito pelo profissional Responsável Técnico Executivo, que pode ser um arquiteto ou um engenheiro civil. Como já falamos aqui no blog, para executar o trabalho, o profissional deverá emitir o documento de registro do serviço junto ao seu conselho de classe. No caso dos arquitetos, um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica). Os engenheiros emitem a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Confira, abaixo, quais informações devem estar contidas no cronograma de obra:

Lista de atividades

O cronograma deverá conter a listagem de todas as atividades necessárias para a construção da casa. Neste momento, é importante que o profissional responsável pela execução do seu projeto tenha em mãos o orçamento da obra.

Esta lista de atividades deverá incluir, por exemplo, os insumos e profissionais necessários para executar cada etapa da construção, como movimentações de terra, fundações, alvenarias, estruturas, serviços elétricos, hidráulicos, revestimentos, pintura, esquadrias, pavimentação, demais instalações, cobertura, entre outros. Por isso, citamos, anteriormente, a importância do orçamento da obra. Assim, o profissional responsável terá uma ideia da dimensão do material e mão de obra utilizada.

O profissional responsável pela sua obra deverá estar atento ao cronograma.

Datas e prazos

Para cada atividade citada na lista, o profissional que acompanhará a obra também deverá definir o tempo de execução. Dessa forma, para cada serviço iniciado, se estabelece a data final dessa tarefa e o início da próxima, e assim sucessivamente.

Nesta etapa do cronograma de obras, é importante que o responsável considere, ainda, a capacidade de produção e a quantidade de profissionais envolvidos. Então, o tempo de duração da obra será calculado conforme atividades necessárias para a execução e conclusão do projeto em função dos equipamentos e profissionais.

Estabeleça datas para início e fim de tarefas da sua obra.

Atividades relacionadas

Em um canteiro de obras, muitas vezes, algumas atividades precisam ser finalizadas para que a obra evolua de forma produtiva. Outras, precisam ser realizadas imediatamente depois. Ainda, em alguns casos, duas ou mais atividades podem ser executadas ao mesmo tempo.

Essas atividades são chamadas de predecessoras, sucessoras e simultâneas. Enquanto nas 2 primeiras, uma dá continuidade à outra, nas simultâneas elas acontecem ao mesmo tempo.

Por isso, o cronograma de obras deverá conter as relações entre algumas atividades, seguindo o raciocínio cronológico. Por exemplo: não é possível revestir uma parede que sequer foi construída.

Faça uma lista de atividades relacionadas no seu cronograma de obras.

Execução do planejamento

Como citamos anteriormente, em obras, imprevistos podem acontecer. Por isso, é muito importante que o profissional responsável pela execução do projeto crie um cronograma que preveja alguns problemas que podem surgir. Por exemplo: é possível, utilizando datas ou até mesmo a experiência no ramo, prever alterações climáticas ou atrasos.

Desta forma, é importante que o cronograma seja feito considerando o inesperado. Assim, as atividades poderão ser executadas conforme o planejamento e, ainda, se necessário, conviver com alterações, uma vez que algumas situações fogem ao controle de qualquer profissional.

Achou esse post relevante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos da InstaCasa em primeira mão!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.