Cuba esculpida

Cuba esculpida: conceito e inspirações

Aqui no Blog InstaCasa, em oportunidades anteriores, já falamos sobre louças e metais para a sua casa e, também, sobre cubas ideais para o seu projeto. Desta vez, entretanto, a equipe da InstaCasa decidiu aprofundar um dos tipos de cuba que tem feito muito sucesso entre as pessoas que estão construindo ou reformando uma casa: a cuba esculpida.

A cuba esculpida é feita, geralmente, do material da própria bancada onde a mesma será instalada. Nessa pia, você pode criar o desenho que preferir, deixando o ambiente com uma cara moderna e elegante, dando um toque original de sofisticação para a sua casa.

Confira, abaixo, o conceito da cuba esculpida, os modelos de cuba esculpida existentes, hoje, no mercado e, também, inspirações para o seu projeto!

Exemplo de pia esculpida
Imagem: Tudo Construção

Conceito de cuba esculpida

As cubas de um projeto fazem parte de materiais que devem ser escolhidas para o seu banheiro, cozinha e lavanderia. No mercado, são encontrados modelos feitos a partir de diversas matérias-primas, tamanhos e formatos. A cuba esculpida, essencialmente, como falamos anteriormente, é aquela feita, na maioria das vezes, no material da própria bancada. O grande diferencial desse tipo de pia é que ela, por ter um design diferente, esconde o ralo e o escoamento da água, contribuindo para um espaço personalizado, clean, moderno e sofisticado.

A pia é esculpida, normalmente, em materiais como mármore, granito, pedras artificiais, madeira ou porcelanato, a depender do gosto do cliente. No mercado, existem alguns modelos pré-fabricados, mas também é possível encomendar esse tipo de pia com profissionais especializados, como é o caso de marmoristas e marceneiros, que irão conferir, à peça, um desenho único que atenda às suas necessidades decorativas e funcionais.

exemplo de cuba esculpida
Imagem: Supérfluo Necessário

Quais são os modelos de cuba esculpida mais comuns?

Como dissemos no tópico anterior, uma cuba esculpida pode ser feita em diversos tipos de materiais, mas alguns modelos são mais comuns, e apenas se diferem pelo modelo de escoamento da água:

  • Modelo com rampa: a cuba esculpida com rampa, como o próprio nome indica, possui uma rampa que direciona o escoamento da água. Por ser feita como uma rampa, você consegue ganhar espaço ao fazer uma cuba esculpida pequena. Entretanto, atenção: para esse tipo de cuba, é necessário verificar o modelo e o posicionamento da torneira, de modo a evitar respingos na bancada e no chão. O mais indicado é que a torneira não seja instalada na parte mais elevada da rampa;
cuba esculpida com rampa
Imagem: Dicas Decor
  • Modelo de fundo reto: nesse modelo é comum ser instalado um ralo oculto por uma pedra que fica sobreposta em seu fundo, o escoamento da água nesses casos acontece pelas frestas laterais da peça. A principal vantagem desse modelo de cuba esculpida é que é possível retirar essa pedra da cuba, facilitando a limpeza da pia.
cuba esculpida de fundo reto
Imagem: Formaris

Materiais nos quais a cuba pode ser esculpida

Dissemos anteriormente que uma cuba pode ser esculpida em diversos materiais. Confira, abaixo, as particularidades de cada um deles:

  • Mármore: uma pia esculpida em mármore leva muita sofisticação e requinte para o ambiente no qual está instalada. A variedade de tons e tipos de mármore existentes no mercado é uma das vantagens do uso dessa pedra. Por outro lado, o material possui um alto custo e é mais poroso que outros tipos de pedras naturais, absorvendo água, o que, com o tempo, pode ser um problema para as versões mais claras de mármore, já que a pedra tende a manchar, atrapalhando a sua finalidade “estética”;
  • Granito: o granito é a opção de pedra mais utilizada para bancadas de pia esculpida. Ele é mais barato que o mármore, além de ser mais resistente e menos poroso, também. Existem diversos tipos de granito, em tons que variam do branco ao preto, ficando, então, sua aparência, a gosto do cliente;
  • Madeira: a madeira é um material que pode conferir, ao espaço, um estilo sofisticado ou rústico, dependendo do tipo de madeira utilizado e do acabamento dado a ela. Contudo, esse tipo de material exige uma manutenção frequente, já que a madeira pode apodrecer se ficar exposta à água sem o tratamento adequado;
cuba esculpida madeira
Imagens: O Azuleijista | Casa e Construção. Preços sob consulta.
  • Porcelanato: é o mais comum hoje em dia, a pia pode ser revestida com o piso de porcelanato ou ser feita por inteira com o material, o que é mais indicado para as cubas esculpidas;

E então, o que você achou do nosso artigo sobre cuba esculpida? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo. Não se esqueça, ainda, de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos conteúdos semanais sobre arquitetura, decoração, construção e tecnologia!

*Imagem da capa: Total Construção

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.