Decoração cottage

Descubra os encantos do estilo Cottage de decoração

Escolher um estilo de decoração para a casa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se a casa terá mais de um morador. Isso ocorre porque, normalmente, a decoração é uma forma de imprimir, na casa, a própria personalidade. Algumas pessoas gostam mais do estilo industrial, outras optam por uma decoração mais colorida, e ainda há quem goste (e muito) de tons pastéis em todos os ambientes, desde os revestimentos às mobílias.

Neste artigo, a equipe da InstaCasa apresentará o estilo de decoração Cottage, que tem como característica a mistura do frescor da natureza com o charme das casas de campo. Esse mashup dá o tom para a criação de ambientes agradáveis e aconchegantes, nos quais você poderá se inspirar para decorar a casa dos seus sonhos. Vamos conferir?

Definição do estilo Cottage

A palavra “Cottage”, em inglês, significa cabana/casa de campo, e ficou conhecida na decoração por remeter a um estilo que reúne elementos clássicos e rústicos com um toque bem feminino. Tons suaves, cores pastéis e estampas florais são peças-chave do estilo Cottage.

Se você se sente bem, por exemplo, em ambientes com um toque vintage, a decoração Cottage poderá te oferecer muitas composições que abusam da mistura de elementos antigos com peças românticas e estampas delicadas.

Na decoração Cottage, você pode optar, por exemplo, por peças em crochê, porcelanas claras, cortinas leves e lustres, que são alguns dos itens que ajudam a compor essa decoração tão delicada. Nesse estilo decorativo, os móveis costumam ser mais arredondados e cheios detalhes, em madeira natural ou com acabamento na cor branca.

Estilo de decoração cottage
Imagem: D&G Portas

As vertentes do estilo Cottage de decoração

Por ser um estilo “importado” para o Brasil, o Cottage possui várias vertentes derivadas em diferentes países da Europa, principalmente por sua semelhança com o estilo Provençal, originado no Sul da França, e também nos Estados Unidos, que dá um toque um tanto quanto rústico ao Cottage “tradicional”, por assim dizer.

Nessas vertentes, as combinações mais conhecidas são o country cottage e o beach cottage, que é uma variação do estilo adaptada às casas de veraneio na praia e que aposta na cor branca e dos detalhes em tons pastel. Há, também, o romantic cottage e rustic cottage.

Para entender melhor, vamos explicar cada um desses estilos e, assim, esperamos que você escolha o que mais combina com o que você pensa sobre casa ideal.

Country Cottage

A decoração country cottage é pontuada por uma mescla do rústico visto em fazendas com o romântico, que é trazido com estampas floridas e porcelanas delicadas. Assim, torna-se uma decoração que nos remete à pacata vida no campo.

Se você buscar na memória alguns takes de filmes que se passam em casas de campo, encontrará uma atmosfera de conforto. O aconchego é sempre o ponto alto da decoração country cottage, então você pode apostar em revestimento para a parede em madeira, pedra ou tijolinhos; estampas listradas e quadriculadas em almofadas, mantas e cortinas; cores pálidas em tons de vermelho, azul, verde, amarelo, bege e branco; fotos e relógios antigos utilizados como decoração.

Contry Cottage moderno
Imagem: House & Garden

Beach Cottage

Como o próprio nome já diz, o beach cottage é um estilo que remete à casa de praia. Há, sempre, uma mescla de casa de campo com a de praia. Você pode esperar, desse estilo, algo bem mais sutil e informal, leve e arejado. Essa atmosfera transmite um clima de descanso, principalmente por abusar das cores branco, azul, laranja e amarelo, com toques de decoração náutica.

Aqui no Blog da InstaCasa, já falamos um pouco sobre a influência das cores nos ambientes residenciais. Para lembrar um pouco sobre o tema, clique aqui.

Beach Cottage
Imagem: Castle Hill Inn

Romantic Cottage

No Romantic Cottage, tons suaves de rosa e branco predominam juntamente com madeira envelhecida, camas de ferro, babados, candelabros, garrafas antigas e louças de porcelana, acessórios finos e estampa floral para um visual bem romântico.

Esse estilo de decoração é super feminina, e normalmente é visto na decoração dos quartos. Se você puxar na sua memória, em algum filme, você certamente já viu algum ambiente que segue essas características, principalmente em produções hollywoodianas.

Romantic Cottage
Imagem: MasterHouse

Rustic Cottage

A variação do rustic cottage abre mais espaço para os elementos da natureza: móveis com acabamento gasto ganham ares delicados a partir do uso de estampas e tecidos que apresentam a temática campestre com delicadeza.

Nesse estilo decorativo, tudo ganhará um apelo mais manual, como utilização de artesanato e estampas diversas na decoração. Há, também, a utilização de elementos que lembram animais, como mantas, e lareira em pedra, remetendo às cabanas nas florestas que, apesar de rústicas, não perdem o aconchego.

Rustic Cottage
Imagem: Houzz

Como são os móveis do estilo Cottage de decoração?

Assim como a decoração, os móveis estilo Cottage reúnem o charme do provençal ao frescor do rústico campestre. Com estampas florais e cores sempre discretas, esses móveis garantem o clima intimista das casa de campo para dentro da sua casa, na cidade (ou, ainda, na praia, se você preferir).

Na sala, exemplo, vale reproduzir a atmosfera dos chalés de madeira. Isso pode ocorrer a partir da utilização de materiais artesanais, estampas de animais e móveis de madeira em tons suaves de marrom e vermelho.

Você pode apostar, também, em vasos de plantas que ilustram o clima rústico acolhedor, além de poltronas em ambientes nos quais você e sua família costumam passar mais tempo.

Se você quiser colocar a mão na massa com a jardinagem, um jardim vertical trará mais frescor para dentro da sua casa.

Na cozinha, o estilo de fazenda é o ideal para o cottage. Uma bancada de pedra e mesa com madeira e ferro, oferecendo espaço, são fundamentais. Aqui, uma cozinha aberta para uma sala que siga a mesma linha decorativa poderá ser um up a mais para a sua casa. Para acompanhar o branco – que deve ser predominante, levando leveza e sofisticação ao ambiente, vale escolher uma cor mais escura, sendo utilizada em tom pastel.

Para o quarto, a delicadeza e a feminilidade devem prevalecer. Por isso, móveis de madeira na cor branca merecem uma atenção maior. Para dar cor ao ambiente, e fugir um pouco da monotonia, quadros florais e estampas geométricas na roupa de cama são boas apostas.

Estilo cottage de decoração.

Se você curtiu esse tema, assine nossa newsletter e fique por dentro dos destaques semanais da InstaCasa.

*Imagem de capa: On The Wall

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.