Capa decoração minimalista

Tudo o que você precisa saber sobre decoração minimalista

Você já ouviu falar sobre minimalismo? De forma geral, trata-se de uma prática de consumo mais eficiente, sustentável e enxuta. É aquele conceito de “menos é mais”, sabe? Isso vale para roupas, compras, mas também para expressões artísticas e tantas outras vertentes que existem por aí. O que muita gente não sabe, é que é possível aplicar esse lifestyle dentro da própria casa. Existe uma vertente de design de interiores que trata sobre decoração minimalista, e é sobre ela que iremos falar neste artigo. 

Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre decoração minimalista: conceito, aplicação e exemplos inspiradores que podem te ajudar a aplicá-la em sua residência. 

Quarto minimalista

Conceito de decoração minimalista

No período após a Segunda Guerra Mundial, entre os séculos XX e XXI, muitas famílias estavam tentando reconstruir suas vidas, entretanto, as condições financeiras não eram favoráveis. Neste momento, as pessoas precisavam comprar apenas o que era necessário, sem outras extravagâncias. Por isso a ideia de utilizar o mínimo necessário para uma casa.

A decoração minimalista é baseada na sobriedade, que dispensa elementos puramente decorativos, uma vez que não são úteis ou práticos para a rotina dos moradores da casa. 

Portanto, se você quer aplicar a decoração minimalista, será necessário aliar o projeto dos ambientes da sua casa à funcionalidade, muitas vezes deixando o cômodo mais vazio, valorizando a qualidade no lugar da quantidade.

Decoração minimalista

Aplicação da decoração minimalista

Por seguir o conceito de “menos é mais”, a organização e a composição clean do estilo minimalista criam uma atmosfera leve e ambientes muito confortáveis para viver. E por esse motivo esse é um dos conceitos que mais potencializam o bem-estar: não há exageros decorativos e a quantidade e o posicionamento dos móveis colaboram para a circulação das pessoas nos ambientes.

Os interiores de decoração minimalistas são totalmente baseados na simplicidade, que valoriza a utilização de linhas retas e traçados geométricos nos revestimentos e até mesmo em cortinas, tapetes, colchas e mantas. As curvas, as estampas florais e a sinuosidade típicas de outros estilos decorativos são deixadas de lado na decoração minimalista.

As cores também têm sua função na decoração minimalista. Elas devem ser escolhidas de acordo com as características do cômodo, de modo a facilitar o dia a dia. As  tonalidades básicas e naturais como o branco, o preto, o azul e o bege são as protagonistas, e podem ser aplicadas, também, em revestimentos ou móveis.

Outro fator super importante para a decoração minimalista é a valorização da iluminação natural, que leva a sensação de aconchego para dentro da casa, além de colaborar para manter equilibrado o ciclo circadiano dos moradores do local, e a utilização correta da iluminação artificial

Por último, mas não menos importante, está a utilização de espelhos nos mais diversos ambientes residenciais. Como já explicamos aqui no blog, o espelho potencializa a sensação de amplitude, portanto, colabora para o efeito buscado com a decoração minimalista! 

Banheiro minimalista

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre a decoração minimalista e ver inspirações maravilhosas para apostar nesse tipo de decoração? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo! Ah, e se você curte esse tipo de conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades da InstaCasa!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

    Que artigo incrível! <3
    Adorei as dicas!

    Adorei as dicas!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.