Decoração montessoriana

Você já ouviu falar sobre decoração montessoriana?

Maria Tecla Artemisia Montessori
Maria Tecla Artemisia Montessori formou-se em medicina e acabou direcionando a carreira para o estudo de crianças com comprometimento mental, a partir do que criou seu conhecido modelo de ensino. | Imagem: Revista Galileu.

O termo “montessoriano” surgiu como um método pedagógico, desenvolvido pela italiana Maria Montessori e caracterizado pela liberdade do movimento e de ação das crianças sobre o material didático disponibilizado. Além de colaborar para o desenvolvimento, isso permite uma relação inovadora da relação dos pequenos com o espaço. Sendo assim, a decoração montessoriana é ideal para famílias que tenham crianças, pois permite que os pais ou responsáveis criem ambientes que estimulem o crescimento intelectual dos seus filhos.

Para saber mais sobre como aplicar o método montessoriano na decoração da sua casa, siga a leitura deste artigo, elaborado por especialistas da InstaCasa!

Como funciona a decoração montessoriana?

Como explicamos anteriormente, a decoração montessoriana é comumente utilizada por pais que tenham filhos pequenos. Essa técnica decorativa sugere que as famílias utilizem móveis posicionados na altura da criança, para estimulá-la a ter independência durante a exploração dos cômodos da casa. Caso você queira contratar um designer de interiores, esse profissional te ajudará a fazer um planejamento no qual todos os ambientes darão livre acesso às crianças com segurança.

Um dos cômodos ideais para a criação da decoração montessoriana é o quarto, principalmente nos primeiros 5 anos de vida. Isso ocorre porque o método preza por uma arrumação mais simples, deixando a criança livre para brincar quando quiser, seja ela um bebê recém-nascido ou que está, ainda, na primeira infância.

Quarto montessoriano

Quais são os principais benefícios da decoração montessoriana?

Como dissemos, esse método pedagógico é excelente para o desenvolvimento da criança e agrega benefícios importantes, como:

  • Estimular a criatividade da criança;
  • Aprimorar as habilidades e identificar capacidades;
  • Contribuir para a independência;
  • Fortalecer a coordenação e a concentração;
  • Identificar os limites e preferências da criança.

A principal ideia é desenvolver a autonomia da criança, então, ao contrário de outros estilos decorativos, é o tipo de decoração que somente faz sentido se a casa tiver um ou mais pequenos.

Criança em quarto montessoriano

Como aplicar esse tipo de decoração?

Entre algumas das principais dicas para aplicar esse tipo de decoração, estão: garantir liberdade de movimento, incentivar a independência, proporcionar oportunidades para aprendizado e enfatizar atividades sensoriais. Para isso, alguns ajustes na casa podem ser necessários, principalmente no quarto da criança.

Abaixo, citaremos algumas das principais dicas de como aplicar esse tipo de decoração:

  • Opte por camas baixas: uma das principais características da decoração montessoriana é a cama baixa. Normalmente, a cama montessoriana fica rente ao chão, com uma base baixa que facilite a locomoção da criança nos primeiros anos de vida. Isso é essencial para que a criança desenvolva uma independência dos pais para caminhar pelo quarto e demais cômodos da casa, descobrindo o “mundo” e suas possibilidades;
Cama montessoriana
  • Tapetes são excelentes opções para o quarto da criança: este é um dos itens fundamentais se você quer apostar na decoração montessoriana. Ter tapetes no quarto, ou até mesmo na sala, ajudará o seu filho a ficar mais à vontade para explorar o chão. Mas lembre-se, o tapete precisa ser confortável, para que a criança não se machuque ao engatinhar ou sentar para brincar;
Tapete infantil montessoriano
  • Aposte em espelhos: espelhos são extremamente importantes para os bebês, principalmente nos primeiros anos de vida. Ao entender que ele e a mãe são figuras diferentes, o bebê gosta de ver a sua imagem e o espelho será super estimulante neste sentido. A melhor forma é instalar o item na vertical. Caso não seja possível estar presente o tempo todo com a criança, opte pelo espelho de acrílico, que evita acidentes;
Espelhos montessorianos
  • Brinquedos: é super bacana criar um espaço para que seu filho possa brincar no quarto. Isso inclui pequenas estantes de organização de pelúcias, cavaletes com brinquedo, painéis sensoriais, entre outras opções. Ter brinquedos que incentivem a descoberta da criança pode ajudá-la a se desenvolver com mais rapidez;
Brinquedos montessorianos
  • Utilize papéis de parede: crianças gostam (e muito) de cores. Como falamos anteriormente, a decoração montessoriana valoriza a educação da criança por meio dos sentidos e dos movimentos, que estimulam a concentração e as suas percepções motoras. Um belo papel de parede contribui para uma decoração lúdica e divertida.
Papel de parede temático
  • Cabaninhas podem estimular a interação dos pais com os filhos: as cabaninhas são outra marca do método montessoriano. Colocando a cabaninha no quarto ou na sala, a criança pode ter um espaço só delas para ler, brincar e dormir. As cabanas podem ficar no quarto ou na sala, para que os pais possam interagir com os filhos a todo o momento. E, dentro, almofadas e tapetes deixam o lugar mais confortável para que a criança fique mais tempo no local.
Cabaninha montessoriana

E então, o que você achou sobre o nosso artigo a respeito da decoração montessoriana? Conseguimos explicar o conceito ou você ainda ficou com alguma dúvida? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo, e não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter, para ficar por dentro de todos os conteúdos do Blog InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.