Decoração para garagem

Decoração para a garagem: dicas e ideias inspiradoras

Quando falamos em garagem, a primeira coisa que vem à mente é um espaço que serve, basicamente, para guardar os veículos da casa. Entretanto, é possível pensar em decoração para a garagem e transformá-la em um ambiente social. Ainda, se o ganho de um ambiente social não for a sua pretensão, você pode organizar a sua garagem para que ela seja prática e funcional: um lugar que, além de carros e motos, abriga ferramentas, uma pequena oficina de reparos, entre tantos outros itens que podem ficar acomodados (e organizados) em um espaço otimizado, sem interferir na dinâmica do dia a dia da sua família.

A equipe de especialistas da InstaCasa se reuniu, então, para repassar dicas e ideias inspiradoras de decoração para a garagem, que você pode conferir logo abaixo. Você não vai perder, não é mesmo?

Decoração para garagem
Imagem: Blog Telhanorte

Transformando a garagem em um espaço social

Nessa onda dos apps de transporte, fuga dos grandes centros urbanos e variedade de opções de locomoção mais sustentáveis que o carro, muita gente deixou de ter carro e passou a deixar a garagem “entulhada” de coisas sem serventia. Nesses casos, principalmente se você mora em uma casa pequena, uma ideia maravilhosa é transformar a garagem em um espaço social por meio da decoração.

Existem, normalmente, dois tipos de garagem: as abertas e as fechadas. Se a garagem for aberta, uma opção muito interessante é o uso de pergolados e mobiliários externos. Você criará, naquele espaço que, agora, está vazio, um ambiente acolhedor, seja para relaxar no fim do dia ou até mesmo para reunir os amigos em volta de uma lareira, para uma boa sessão de conversas. 

Se a garagem for fechada, fica ainda mais fácil fazer essa transformação: você pode investir em um bom projeto de luminotécnica e utilizar a iluminação artificial ao seu favor, fazendo com que o cômodo seja visualmente agradável e confortável. Além disso, para não ter gastos com obras, você pode manter os revestimentos, comumente feitos de cimento queimado, e levar tapetes com o objetivo de transformar aquele espaço em um cômodo aconchegante.

Ainda, independente de você ter uma garagem aberta ou fechada, utilizar elementos como quadros, adornos, plantas que filtram o ar e móveis próprios para sala, faz com que sequer lembremos que ali, um dia, foi uma garagem. É aí que você sabe que ganhou um espaço social!

Dicas de organização para a garagem

Se você não quer transformar a garagem em um espaço social, mas quer decorá-la para que o ambiente fique organizado, também temos algumas dicas super bacanas que podem te ajudar nessa missão!

Para começar a deixar a sua garagem com uma boa aparência, é super importante organizá-la. Jogue fora tudo aquilo que não tiver serventia e busque caixas organizadoras para guardar aquilo que é importante e útil para o bem estar da sua família. Não se esqueça de etiquetar tudo para facilitar na hora de encontrar aquelas ferramentas, enfeites de Natal, documentos e brinquedos das crianças. No decorrer do ano, ainda, é possível separar uma caixa para guardar roupas que não servem mais e doá-las nas campanhas de arrecadação da sua cidade, que normalmente ocorrem no início do inverno.

Essas caixas organizadoras, entretanto, precisam ficar em algum lugar. Para não poluir o ambiente, é ideal que você invista em diversas estantes, que podem ser feitas no melhor estilo DIY. Outra opção para guardar as caixas é instalar portas de correr nessas estantes, quase como um guarda-roupas, que armazenará os seus objetos sem deixá-los à mostra, dando a impressão de que o ambiente está mais organizado.

E então, o que achou das nossas ideias inspiradoras de decoração para a garagem? Conta pra gente na caixa de comentários aqui embaixo. E se você curte esse tipo de conteúdo, assine a newsletter do Blog InstaCasa e fique por dentro de tendências de arquitetura, decoração e inovação no mercado imobiliário!

*Capa: CasaCor RS

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.