decoração para quarto infantil

Decoração para quartos infantis

Quando um novo membro chega à família há aquela enorme preocupação dos mais velhos sobre “como será o ambiente onde vamos colocar o bebê?”, “qual é a melhor cor para o quarto dos pequenos?”, “que tipo de objetos podemos colocar no quarto para que ele se adapte a uma criança?”, entre diversas outras questões que surgem para os pais ou responsáveis que cuidarão e zelarão pela nova vida. Por isso, neste artigo, a equipe de especialistas da InstaCasa vai apresentar ideias sobre decoração para quartos infantis, para que você decida o que é melhor e mais adaptável para a sua casa!

Vamos começar? 🙂

quarto infantil temático
Imagem: Revista Habitare

Quais cores são ideais para a decoração de quartos infantis?

Aqui no Blog InstaCasa, conversamos algumas vezes sobre o impacto das cores nos ambientes residenciais, uma vez que alguns tons despertam a sensação de energia, enquanto outros são excelentes opções para quem deseja um ambiente mais neutro, voltado para o descanso ou para o espaço de home office.

Quando pensamos em decorar quartos infantis, também devemos levar em consideração a cor que usaremos e, ainda, qual tipo de revestimento de parede é o ideal.

Como ideia geral, quando falamos de um quarto para bebês, utilizar uma paleta de cores neutras, independentemente do revestimento ou do objeto (seja um móvel ou um brinquedo), é super importante, principalmente por serem cores que transmitem tranquilidade. Você pode pintar o quarto de amarelo, azul, verde, rosa, bege, por exemplo, desde que os tons sejam suaves, ou optar por um papel de parede com desenhos lúdicos, que incentivam a criatividade e imaginação da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. Isso, é claro, além dos brinquedos coloridos que podem ficar em uma estante ou em um baú divertido, que prenderá a atenção dos pequenos.

Agora, se a criança estiver na faixa dos cinco anos ou mais, uma boa ideia é seguir alguns critérios, como:

  • Crianças introspectivas e mais tranquilas: para quartos de crianças mais tranquilas, é interessante apostar em cores mais fortes e vivas em seu quarto, trazendo mais estímulos e sensação de energia;
cores vivas em quarto infantil
Imagem: Mobly
  • Crianças agitadas e que se distraem com facilidade: use e abuse de tons pastel para um efeito calmante, como é o caso de cores azuis ou verdes claras.
Quarto neutro de decoração infantil
Imagem: Bebê Abril

É recomendado, ainda, que os pais ou responsáveis utilizem, no máximo, três tons de cores que combinem entre si, e isso também é válido para a escolha dos brinquedos. Se você quiser deixar o quarto com quatro ou mais cores, é possível que o ambiente fique visualmente cansativo e a própria criança não vá querer passar muito tempo por lá.

Qual é o melhor tipo de iluminação para um quarto infantil?

Já falamos aqui, mas é importante ressaltar que o projeto de luminotécnica de uma casa é um dos projetos complementares que deve receber maior atenção. Isso ocorre porque a iluminação artificial pode mudar completamente a percepção do ambiente, podendo transformá-lo em um local de permanência tranquila ou, ainda, um local que deixa as crianças em um estado de alerta ou de absoluta atenção. 

O ideal, em quartos infantis, é a aposta em luz quente e de pouca intensidade, que causa um efeito relaxante. Isso pode auxiliar no sono da criança, por exemplo. É interessante, também, utilizar a iluminação indireta, afastando, do berço do bebê ou da cama da criança, a luz mais forte. Abajures e fitas de LED são ótimas opções!

Iluminação de quarto infantil
Imagem: Hobbies do Ofício

Quartos temáticos podem ser uma boa ideia de decoração para quartos infantis?

Muitos pais se animam, e muito, com a chegada de um novo integrante para a família. Nessas horas, aquela busca por referências no Pinterest se torna mega interessante, não é mesmo? Inúmeras ideias e possibilidades são exploradas na plataforma e podem servir, é claro, de inspiração.

Uma tendência muito atual é a decoração temática para criar uma atmosfera especial no quarto. O quarto de bebê no melhor estilo “safari”, por exemplo, com animais de pelúcia e papel de parede que remete à savana, faz muito sucesso como tema para quarto de bebê. Além dessa opção, ainda é possível explorar temas como nuvem, chuva de amor, balões, floresta, ursinhos, entre vários outros. Por isso, use sua criatividade e deixe o quarto de bebê cheio de personalidade. 

quarto infantil com decoração temática
Imagem: Ficar Grávida

E quais demais peças de decoração podem integrar um quarto infantil?

Os pais, muitas vezes, entendem que menos é mais – e faz total sentido, principalmente quando falamos sobre quartos infantis, que não devem ter uma decoração muito exagerada. Entretanto, algumas peças de decoração podem completar muito bem um quarto infantil.

Para bebês, uma ideia interessante é escolher um conjunto de berço que combine, por exemplo, com o móbile. Bichinhos de pelúcia também são parte da decoração, principalmente os que são hipoalergênicos. Ainda, um tapete interativo pode ser uma boa ideia, uma vez que o bebê, após alguns meses, passa a engatinhar pelo quarto. Ah: almofadas nunca são demais! Você pode, inclusive, usá-las como o ponto colorido do ambiente.

Já para crianças, a decoração é um pouco mais livre: aposte em luminárias, prateleiras, tapetes e roupas de cama temáticas. Até mesmo os puxadores da porta do guarda-roupa e das gavetas podem ser facilmente trocados com o tempo, adicionando o toque criativo que a criança, naquela faixa etária, precisa.

Os brinquedos, mais uma vez, compõem a decoração. Organize-os em prateleiras ou baús, possibilitando a criança a divertir-se naquele ambiente!

decoração de quarto infantil
Imagem: HomeIT

E, então, o que achou das #DicasInstaCasa sobre decoração para quartos infantis? Conte pra gente nos comentários abaixo! Ah, e se você curte esse tipo de conteúdo, assine nossa newsletter e receba, semanalmente, conteúdos exclusivos criados por nossa equipe de especialistas.

*Imagem de Capa: Leroy Merlin

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.