Decoração provençal

Decoração provençal: descubra essa encantadora mistura de elementos

Você já deve ter percebido, aqui no Blog InstaCasa, que somos grandes fãs de estilos de decoração inspiradores. Isso porque quando decoramos uma casa, imprimimos, por meio da escolha de revestimentos, móveis, acessórios e acabamentos, o nosso estilo. Isso contribui positivamente para que a casa se torne, verdadeiramente, um lar. Pensando nisso, neste artigo, trouxemos um estilo decorativo incrível, que surgiu na França, na região de Provença: a decoração provençal.

A decoração provençal começou a ganhar adeptos em meados do século XVI, quando pessoas do campo começaram a se inspirar em castelos e palácios da realeza francesa. Esse estilo decorativo busca misturar e combinar elementos românticos, rústicos e sofisticados e, por esse motivo, possui características singulares, capazes de deixar qualquer casa única. 

Existe o lado romântico marcado pela constante presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves, mais femininos. Os elementos rústicos se apresentam em forma de madeira e de móveis envelhecidos, enquanto a sofisticação pode ser observada nos espelhos e nos lustres, por exemplo, que tendem a ser chamativos.

Decoração provençal
Imagem: Archtrends Portobello

Confira, abaixo, algumas características da decoração provençal levantadas pela equipe da InstaCasa.

Aposte em móveis antigos para imprimir o estilo da decoração provençal

Se você quer levar a decoração provençal para dentro da sua casa, não pode deixar de apostar em móveis antigos, envelhecidos (naturalmente ou fabricados dessa forma) e de madeira. Eles são essenciais porque, como falamos anteriormente, em meados do século XVI eram muito comuns.

Aposte em móveis antigos, ou com pintura pátina (que cria uma aparência de envelhecimento), tons claros e com bastante detalhes em marcenaria. Esses detalhes te ajudarão a levar para dentro do ambiente a sensação de aconchego e delicadeza nos pequenos detalhes, conforme o estilo de decoração provençal pede.

Decoração provençal
Imagem: Archtrends Portobello

Flores são capazes de levar um romantismo único, como Provença pedia

Como falamos anteriormente, o estilo de decoração provençal surgiu na região de Provença, onde muitos camponeses habitavam. Como a natureza era a principal matéria prima dessas pessoas, que queriam levar a sofisticação dos palácios para dentro de casa, flores são elementos super importantes para quem quer apostar nesse tipo de decoração.

Você pode apostar em flores espalhadas pela casa, em vasos de porcelana, que possuem a aparência mais delicada, ou espalhar estampas floridas e delicadas, que garantem todo o charme que a decoração provençal exige.

Decoração provençal
Imagem: Archtrends Portobello

Lustres e espelhos são essenciais para a decoração provençal

Representando nobreza e estilo, lustres e espelhos são elementos essenciais para a decoração provençal. São itens elegantes e sofisticados para decorar quartos e salas e, além disso, colaboram para ambientes mais claros, iluminados e, no caso exclusivo dos espelhos, com uma maior sensação de espaço, como já explicamos aqui em nosso blog.

Decoração provençal

Você já tinha ouvido falar sobre essa decoração? Conte-nos nos comentários abaixo! Ah, e para ficar por dentro dos nossos conteúdos semanais, assine a nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, todas as nossas novidades!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.