Decoração rústica

Decoração rústica: simplicidade e conforto

Quando você lê a palavra “rústica”, no que você pensa? Elementos naturais? Revestimentos mais “brutos”? Acabamentos modestos? Se qualquer uma dessas opções passa pela sua cabeça, você está certo! Portanto, quando falamos sobre decoração rústica, falamos, também, sobre simplicidade. Sabe aquela sensação hospitaleira de uma casa de campo? É, basicamente, o que a decoração rústica leva para a sua casa – independentemente do local onde a sua casa esteja!

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a decoração rústica não é uma decoração precária ou mal feita: é elegante e leva um ar de aconchego para dentro da sua casa. Portanto, se você procura uma decoração que passa uma ideia acolhedora, ela é perfeita para você!

Confira, abaixo, o artigo preparado pela equipe de especialistas da InstaCasa!

Quais os materiais mais utilizados na decoração rústica?

As estrelas da decoração rústica são: madeira e materiais naturais (pedras, tijolo, cerâmicas, couro e fibras naturais). Confira, abaixo, como utilizá-las da melhor forma:

  • Madeira: a madeira tem uma beleza nata muito interessante, principalmente por agregar elegância e personalidade aos seus revestimentos e mobiliários. A madeira pode estar no piso, no revestimento das paredes, no teto, em móveis e, ainda, em peças decorativas. Esse material é bonito; quando aplicado em revestimentos, tem bom desempenho térmico; deixa o ambiente exclusivo, com uma “personalidade” única; e é uma excelente opção para quem gosta de viver em lugares silenciosos.
  • Materiais naturais: na decoração rústica, os materiais naturais também tem um grande potencial de uso. Você pode optar por parede de tijolinhos; grandes pedras naturais que destacam uma parede; móveis em couro; tapetes e mantas com fibras naturais; entre outras diversas possibilidades interessantes para a sua decoração.

Quais as cores que mais caracterizam a decoração rústica?

Assim como a madeira e os materiais naturais, se você quer levar a decoração rústica para dentro da sua casa, é super importante investir em cores que também remetem a esse estilo decorativo. É o exemplo de cores terrosas. Elas podem estar presentes em cortinas, mantas no sofá, em almofadas e até mesmo nos revestimentos da casa.

Os tons terrosos que mais combinam com a decoração rústica são: marrom, areia, bordô, caramelo, ocre, cobre, coral, rosa queimado, terracota, nude… Todas essas opções dão vida e harmonia ao ambiente rústico. Isso não quer dizer que você não possa apostar, também, em cores neutras, equilibrando tons claros e escuros. Branco, preto, cinza e creme são opções que combinam muito com a madeira e os materiais naturais.

E qual é o melhor tipo de iluminação para uma casa “rusticamente” decorada?

Aqui no Blog InstaCasa, já falamos diversas vezes sobre tipos de iluminação artificial disponíveis no mercado. Na decoração rústica, a iluminação possui um papel super importante para ajudar, em conjunto com o mobiliário e os revestimentos, a dar aquela sensação gostosa de que você está, realmente, em um lar.

Para esse estilo de decoração, não pode faltar uma “iluminação quente”, como é o exemplo da iluminação das lâmpadas amareladas. Uma outra opção é apostar na camada de iluminação mood light, que confere uma aparência relaxante ao espaço. Para isso, utilize luminárias de piso, abajures, spots e/ou luminárias decorativas, que conferem, ao cômodo, a sensação intimista de meia-luz.

E então, o que achou de aprender um pouco mais sobre a decoração rústica e suas aplicações? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.