Dicas de como limpar piso de madeira natural.

Dicas de como limpar piso de madeira natural

Nós da InstaCasa somos grandes fãs de pisos de madeira natural e você também deve ser se está aqui neste artigo. Acontece que ele demanda uma limpeza cuidadosa, uma vez que pode estragar com muita facilidade se for colocado em contato direto com a umidade.

Mas fique tranquilo, trouxemos dicas de como limpar piso de madeira natural, para que você consiga mantê-lo na sua casa dos sonhos por muitos e muitos anos, sem necessidade de troca. Vamos lá?

Psiu… Gosta do tema? Em outras oportunidades nós explicamos aqui sobre o Meu piso ideal e também sobre conforto em dias frios no artigo dicas práticas para aquecer a casa em dias frios. Não deixe de ver também esses artigos depois dessa leitura. 😊

Imagem que exemplifica um piso de madeira natural.

1. Erros comuns: falta de delicadeza e excesso de água

A madeira é um material resistente, mas extremamente delicado. Por isso, antes de pensar sobre os equipamentos, você precisa se atentar sobre o cuidado empregado na manutenção. Independente daquilo que você usar para limpar, lembre-se de ter delicadeza, uma vez que a madeira pode arranhar ou desgastar e isso acabar comprometendo a durabilidade do material.

Outra coisa super importante para você anotar aí: em nenhuma hipótese jogue um balde de água no piso de madeira. Em excesso, a água, em contato com a madeira, faz com que as tábuas fiquem encharcadas e, consequentemente, apodreçam e descolem.

Imagem que exemplifica um piso de madeira natural.

Se você tomar esses cuidados, terá um piso que poderá ser passado de geração para geração. Imagina só, seus filhos criando memórias em um piso que os filhos deles também vão poder aproveitar. Seria lindo, não é mesmo?

2. Quais itens de limpeza posso utilizar no piso de madeira natural?

Para fazer aquela limpeza caprichada, você pode optar por utilizar uma vassoura ou um aspirador de pó. Lembre-se, no entanto, de utilizar uma vassoura de cerdas macias. Aquelas com cerdas mais firmes podem acabar arranhando o piso e, como explicamos no tópico anterior, comprometer a durabilidade do mesmo.

O aspirador de pó deve ser utilizado em todos os espacinhos, retirando, assim como a vassoura, toda a poeira do local.

O tempo está em falta? Se não tiver tanto tempo para dedicar à limpeza, os robôs aspiradores podem ser uma boa pedida para quem tem piso de madeira, pois não arranham os locais por onde passam.

Depois de se certificar de que retirou todo o pó dos cômodos da sua casa, você pode escolher o bom e velho pano úmido com água e detergente neutro.

Lembre-se: o piso de madeira não pode ser higienizado com produtos comuns para outros tipos de pisos. Entretanto, no mercado, você pode encontrar, por exemplo, produtos específicos para pisos de tacos, que garantem uma limpeza segura e eficaz.  

Evite: produtos químicos agressivos. Se acabou o detergente neutro, opte por preparar uma solução caseira com um balde de água e uma xícara de vinagre. Então, molhe o pano, retire o excesso de água e passe-o pela casa. Depois disso, seque o piso com um pano macio e seco. Esses cuidados e equipamentos garantirão que seu piso fique limpo, cheiroso e intacto.

Imagem que exemplifica um piso de madeira natural.

3. É possível encerar o piso de madeira?

Sim, pode! Mas é preciso tomar alguns cuidados. Como explicamos, no tópico anterior, produtos químicos devem ser utilizados com cautela no piso de madeira natural. Por isso, por mais tentador que pareça ver o piso da sua casa brilhando, não utilize cera sem, antes, verificar com o fabricante se você pode realizar esse procedimento naquele material.

Se for possível utilizar, procure aquelas ceras que não contém silicone em sua composição química. Isso porque o silicone, quando entra em contato com a madeira, pode deixar o piso com manchas de difícil remoção, que podem trazer grande dor de cabeça na hora da limpeza.

Caso o fabricante autorize, aplique a cera em movimentos circulares, indo de um canto a outro. Depois de passar o material pelos cômodos da sua casa, evite atravessar os ambientes e espere que a cera seque, garantindo, assim, o brilho uniforme para todo o piso da residência.

Já tomou esses cuidados? Então é só aplicar e curtir o brilho do seu piso.

Imagem que exemplifica um piso de madeira natural.

4. Dica extra: use tapetes e conserve mais o piso de madeira natural 

Se você quer garantir a conservação do piso de madeira natural da sua casa e, ainda, dar um charme especial ao cômodo, utilize tapetes. Ele garante um conforto extra na hora de pisar e, ainda, agrega à decoração dos ambientes da casa dos seus sonhos.

Você pode escolher um tapete grande para áreas de maior circulação, pois ele irá proteger o piso do impacto dos sapatos. No seu quarto, pode ser um aliado para garantir o conforto térmico do ambiente.

Outra dica super interessante é colocar tapetes nas portas de casa, pois eles ajudam a absorver uma parte da sujeira que pode ser trazida nas solas dos sapatos para dentro da casa. Isso, além de preservar o piso da residência, também diminuiu a quantidade de poeira circulando, o que facilita a limpeza do seu piso de madeira natural.

Imagem que exemplifica um piso de madeira natural.

 E aí, gostou das dicas de como limpar piso de madeira natural? Se você curtiu esse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.