Dicas para aproveitar melhor os espaços de casa

5 dicas para aproveitar melhor os espaços de casa

Quando pensamos em mudar para uma casa nova e, assim, dar início a um novo ciclo em nossa vida pessoal – ou até mesmo a um novo ciclo familiar, diversas dúvidas começam a surgir, principalmente no que diz respeito à repentina mudança de ambiente e, consequentemente, rotina. Afinal, com uma lista de afazeres tão complexa que transita entre estudos, trabalho e cuidados domésticos, não sobra muito tempo para pensar, novamente, em como organizar a casa para que ela funcione de forma adequada para você e sua família.

Mas o que significa “uma casa que funcione de forma adequada”? É, basicamente, uma casa planejada e organizada de forma eficiente para você e os seus afazeres do dia a dia. Vamos a um exemplo prático: uma cozinha integrada com a sala de estar. Quando você e seu arquiteto planejam algo assim, você terá a tranquilidade de saber que, mesmo enquanto estiver buscando sua cervejinha gelada na geladeira, não perderá a cobrança de pênaltis do seu time na final da Copa do Brasil. Esse é um clássico exemplo de otimização destes espaços – sala e cozinha.

Pensando nisso, a equipe da InstaCasa separou algumas dicas incríveis para que você possa aproveitar melhor os espaços de casa e, assim, ganhar organização e conforto para manter a sua rotina doméstica em ordem. Bora conferir? 😉

1- Tenha acessórios inteligentes

Você deve ter acompanhado a “revolução” que a Alexa, ou Echo Dot, trouxe ao mercado tecnológico, não é mesmo? Comprando um aparelho e integrando-o à rede Wi-Fi da sua casa, com apenas uma palavra você consegue controlar praticamente tudo: as lâmpada, persiana, TV, ar condicionado, máquina lava e seca, entre outra infinidade de coisas. Isso acontece porque as empresas, cada vez mais, optam por soluções inteligentes para facilitar a vida de seus consumidores.

Ter esse tipo de tecnologia em casa pode ser muito útil. Por exemplo: você sai de casa às 06h, em um dia ensolarado, e vai para o trabalho. Quando o relógio marca 09h, você recebe a informação, no seu celular, que a chuva chegou na região da sua casa. Pelo seu dispositivo móvel, você é capaz de fechar as janelas de casa. Ou, ainda, se estiver muito cansado e acabar pegando no sono sem apagar as luzes de casa, com um comando de voz você resolve isso. Tais situações, também, são formas de otimização do seu lar.

2- Decore e organize com móveis versáteis

Outra ideia é apostar em opções interessantes e disponíveis no mercado, como sofá-cama, que pode servir de repouso para eventuais hóspedes; base para a cama baú, que economiza praticamente toda a prateleira de um armário que você provavelmente usaria para guardar colchas, edredons, demais roupas de cama e toalhas; ou, ainda, se você morar em um lugar com a porta do quarto estreita, poderá apostar nos novos colchões que vêm enrolados dentro de uma caixa, que são facilmente transportados para cima e para baixo. Uma verdadeira mão na roda, não é mesmo?

Dicas de acessórios e móveis inteligentes para aproveitar melhor os espaços de casa.

3 – Aposte em portas de correr

As portas de correr não poderiam ficar de fora das nossas dicas para aproveitar melhor os espaços de casa. Isso porque elas consomem pouco espaço da área de circulação e não batem com o vento. Ou seja, você não vai se irritar com uma porta aberta no meio do caminho enquanto você estiver louco atrás da sua gravata para não perder aquela reunião super importante da empresa.

Esse tipo de porta abre horizontalmente e basta você arrastá-la para ter acesso ao outro cômodo de casa. O mais bacana desse tipo de porta é que você pode encontrá-la em preços razoáveis no mercado, em praticamente todos os materiais, para nenhum tipo de gosto ficar de fora, como porta de correr de alumínio, madeira, vidro e MDF.

Exemplos de porta de correr para aproveitar melhor os espaços de casa.

4- Use mais gavetas ou suportes para os itens cotidianos

Talvez você se lembre de quando era criança e gritava, a plenos pulmões, “ô mãe, cadê as minhas meias?”. Provavelmente, ela, assim como todas as outras mães do mundo, já cultivavam esse hábito há muito mais tempo do que nós, que estamos produzindo esse texto. O fato é: utilizar gavetas ou suportes para organizar itens cotidianos é algo que nos faz ganhar um tempo precioso.

Supondo que você seja um exímio aprendiz de chef de cozinha e, em todos os finais de semana, se aventura em fazer (ou criar) uma nova receita. São tantas gavetas, não é mesmo? Tantos armários… Mas você pode, por exemplo, comprar um suporte para organizar os seus temperos e pendurá-lo na cozinha, ou prendê-lo na parede, para que o acesso seja rápido. Assim, você se estressa menos na procura e consegue efetuar as tarefas com rapidez.

Na sala, se você é old school e ainda curte assistir alguns DVDs no sábado a noite, que tal inserir um suporte para deixá-los organizados, por exemplo, dos clássicos aos atuais? Deixá-los pronto para uso fará com que você curta ainda mais o programa, pois não haverá aquela tensão de “onde será que eu coloquei isso?”.

Se formos um pouco mais além, no seu quarto, é interessante deixar uma gaveta exclusivamente para roupas íntimas. Assim, você não terá sempre a impressão de que um duende levou um dos pés da sua meia favorita.

Exemplos de gavetas e suportes para auxiliar no cotidiano.

5- Use (e abuse) das prateleiras e nichos de parede

Quando você está sentado na sua cama e olha para frente, qual é o maior espaço que você vê? Isso mesmo, a parede. Ela tem um forte apelo decorativo, já que você pode colocar um revestimento que chame a atenção e embeleze ainda mais o cômodo da sua casa, mas também é uma excelente aliada para você que busca aproveitar melhor os espaços de casa.

Neste tópico, estamos falando, especificamente, das prateleiras e dos nichos, que causam um bom apelo visual, não ocupam o espaço de circulação e ainda permitem organizar os mais diferentes itens. Na cozinha, por exemplo, você pode utilizar uma prateleira para colocar os vasos das suas hortaliças favoritas, e colher tudo fresquinho para deixar a comida ainda melhor.

No seu quarto, as prateleiras podem servir como um excelente espaço para armazenar seus livros ou coleções de carrinhos, que não podem ficar espalhados por aí e nem devem ficar dentro de caixas, afinal, são parte da sua história, não é mesmo?

Se você optar por colocar nichos em seu escritório, eles podem ser “palco” para premiações conquistadas pela empresa, para fotos com os amigos e até mesmo para outros objetos decorativos de sua escolha.

Não deixe de fora nichos e prateleiras para aproveitar melhor os espaços de sua casa.

E você, caro leitor, tem dicas para aproveitar melhor os espaços de casa? Conte-nos abaixo, na caixa de comentários. E se você não quer perder nenhuma novidade do nosso blog, assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos semanais.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.