Casas acessíveis para idosos

Dicas para tornar a casa acessível e segura para idosos

Você sabia que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos acidentes com idosos acontecem dentro de casa? Isso acontece porque, conforme envelhecemos, desenvolvemos algumas limitações nos movimentos. Assim, os idosos ficam mais propensos a cair.

Por isso, alguns cuidados individuais podem ser decisivos para as pessoas da melhor idade. Por exemplo, os idosos devem evitar calçados desamarrados, mal ajustados ou com solado escorregadio; evitar roupas muito compridas, que arrastam no chão; fazer exames físicos e oftalmológicos regularmente; manter uma dieta saudável, incluindo alimentos com cálcio e vitamina D; e praticar atividades físicas, desde que com orientação e supervisão profissional. Mas você sabia que, com um bom projeto de arquitetura, conseguimos diminuir, também, os riscos de acidentes domésticos?

Pequenos cuidados podem ser tomados para tornar a casa acessível para idosos, como:

  • Mantenha superfície antiderrapante nas escadas e rampas;
  • Instale corrimão nas escadas;
  • Mantenha os ambientes bem iluminados e com interruptores de fácil acesso;
  • Evite utilizar produtos que deixem o piso escorregadio;
  • Certifique-se de que não haja irregularidades no piso;
  • Não sobrecarregue as tomadas;
  • Mantenha o telefone em um local de fácil acesso;
  • Certifique-se de que as fechaduras abrem por dentro e por fora.
Instale corrimão nas escadas.

Além desses pequenos (e importantes) lembretes, separamos algumas dicas essenciais para que você adapte sua casa, por cômodos, para pessoas idosas. Vamos lá? 😊

Sala

Na sala, é importante que você organize os móveis, preferencialmente de bordas arredondadas, de maneira que haja caminho livre para caminhar. Por isso, é importante manter as mesas de centro ou descansos de pé fora da zona de tráfego. Ninguém quer tropeçar no meio da sala, não é mesmo?

Tapetes irregulares podem fazer com que o idoso caia, então, você deve evitar que essas peças fiquem soltas no ambiente. Fios elétricos e extensões também devem ficar em um canto específico, de preferência, fora do caminho de transição.

Dê preferência, ainda, para poltronas e cadeiras com apoio de braço, o que ajudará o idoso a se levantar e, também, a se sentar.

Dê preferência para poltronas com apoio para que os idosos possam levantar e sentar com facilidade.

Banheiro

Entre as maiores dificuldades para os idosos, podemos destacar atividades consideradas simples, como sentar, abaixar e levantar. Por isso, o banheiro é o local com maior ocorrência de acidentes graves, uma vez que é um ambiente, muitas vezes, escorregadio e sem apoio.

Por esse motivo, o ideal é que haja um tapete antiderrapante a área de banho; instale barras de apoio nas paredes próximas ao vaso sanitário e ao chuveiro (ou banheira); utilize um assento removível para adequar a altura do vaso sanitário; instale um box resistente e de material inquebrável; e possível instalação de cadeira de banho.  

Lembre-se: se o idoso estiver em um ambiente com itens que o ajudem a manter o equilíbrio, ele estará mais seguro.

Banheiros devem ser acessíveis para pessoas na melhor idade.

Cozinha

A cozinha deve ser um ambiente acessível e seguro para os idosos. Por isso, o ideal é que sejam removidos os tapetes que promovem escorregões, e que os pisos, quando forem molhados por qualquer substância, sejam limpos imediatamente.

Você também deve evitar o armazenamento de objetos, ou alimentos, que são utilizados com frequência nas gavetas de baixo, ou em armários no alto.

As bancadas também devem ser ajustadas para uma altura de uso confortável.

Uma cozinha com armários de fácil alcance é importante para os idosos.

Quarto

O quarto, que é um lugar de relaxamento para todos nós, precisa ser bem planejado para idosos, também. Uma boa dica é manter um abajur, ou interruptor, próximo à cama, para que o quarto seja iluminado ao deitar e levantar. Se possível, um telefone também deverá ficar em um móvel próximo, caso haja alguma emergência.

Você deve ter preferência, sempre, por uma cama de altura confortável para subir e descer sem dificuldades, e manter armários e gavetas em alturas acessíveis e fáceis de abrir.

Abajures e armários "baixos" são importantes para o quarto dos idosos.

Com essas medidas, podemos criar uma casa acessível para idosos e proteger essas pessoas que são tão importantes para nós! #ficaadica 😊

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.