Dicas para transformar os espaços de casa

10 dicas para transformar os espaços de casa

Muitas vezes, nesta época de fim de ano, as pessoas dizem “ano novo, vida nova”. Você mesmo, caro(a) leitor(a), já deve ter escutado essa frase inúmeras vezes, não é mesmo? E nada melhor que, neste momento de renovação, criar a meta de dar uma verdadeira repaginada nos ambientes do seu lar, para começar 2021 com o pé direito e uma casa com cara de nova, sem gastar muito dinheiro. Mas como fazer isso, afinal?

Camila Moretti é publicitária formada pela ESPM e também arquiteta e urbanista formada pela Belas Artes. Trabalhou por um tempo em agência de publicidade e já está há 4 anos na equipe da InstaCasa.

Pensando em te ajudar nesta tarefa, a equipe da InstaCasa bateu um #PapoDeEspecialista com a arquiteta Camila Moretti, que integra o nosso #DreamTeam de arquitetura, e separou 10 dicas para transformar os espaços de casa com muita criatividade. Bora conferir? 😊

1. Faça uma pintura geométrica na cabeceira da cama

Tinta + parede é uma adição perfeita, principalmente quando falamos sobre transformar ambientes gastando pouco. Com um pouco de criatividade, ótimos resultados podem ser obtidos a partir dessa combinação. “Se você planeja transformar a parede do seu quarto, mas quer fugir da mesmice da pintura tradicional, uma ideia incrível e que pode ser feita no modelo DIY, ou seja, ‘faça você mesmo’, é a de criar uma pintura geométrica na cabeceira da sua cama”, explicou Moretti.

De acordo com a arquiteta, a pintura geométrica oferece inúmeras possibilidades para a decoração, uma vez que você pode combinar diferentes formas e cores e criar, assim, um ambiente super moderno. “Algumas pessoas preferem trabalhar com apenas uma ou duas cores. Mas também há quem opte por um acabamento colorido, que mescla três ou quatro tons diferentes. Você pode trabalhar como quiser, pois, quando falamos sobre o uso das cores, temos que levar em consideração a personalidade que você deseja imprimir no local, e isso é extremamente pessoal”, citou a profissional da InstaCasa.

2. Troque o jogo de cama e combine almofadas e mantas

Uma dica que parece simples e bastante óbvia, mas que tem o poder de mudar (e muito) o visual de um quarto, é apostar na troca do jogo de cama e criar composições com mantas e almofadas.

“Quando você faz a combinação entre o jogo de cama, almofadas e mantas, você traz um ar de sofisticação e conforto ao ambiente. Com essa mudança, podemos dar uma cara totalmente nova para o ambiente, sem precisar mexer nos móveis ou gastar dinheiro com obra”, disse Camila.

Ainda, conforme a arquiteta, um dos truques para deixar a cama com a sua cara é brincar com as cores deste jogo se baseando no círculo cromático, que possui doze cores, junto com os tons que já estão em destaque no seu quarto.“Desta forma, é possível combinar e harmonizar as suas escolhas, compondo um jogo que faz sentido com os aspectos que o ambiente já tem”, sintetizou.

Troque o jogo de cama e combine almofadas e mantas

3. Mudar os móveis de lugar também é uma forma de transformar os espaços de casa

Muitas vezes, o que nos faz “enjoar da cara” de um ambiente é a disposição dos móveis, e resolver essa situação é tão simples quanto parece. “Mudar os móveis altera a nossa percepção do espaço e nos ajuda a transformar o ambiente conservando os objetos já existentes”, nos contou Moretti.

Por isso, ter o hábito de mudar os móveis de lugar nos ajuda a transformar completamente o ambiente, gerando a impressão de que o espaço está sendo, constantemente, renovado.

Dicas para transformar o espaço de casa: a ilustração indica o mesmo cômodo com móveis em disposições diferentes
A ilustração indica o mesmo cômodo com móveis em disposições diferentes

4. Faça uma composição com quadros

“Fazer uma composição com quadros é uma maneira de dar mais personalidade a um espaço e realmente transformar um ambiente. Uma parede que parecia ‘sem graça’ pode ganhar vida a partir dessa escolha decorativa”, disse a arquiteta da InstaCasa.

Para fazer isso, inicialmente, é muito importante definir o ambiente onde os quadros serão colocados e ter em mente a personalidade que você gostaria de imprimir no local. Uma recomendação é de buscar sempre uma sintonia entre os locais preenchidos pelos quadros e os espaços vazios. Ainda, se quer “tirar a prova” de que a sua ideia combina com o local, você pode recortar papeis ou adesivos do formato e tamanho dos quadros e colá-los na parede. Se ficarem harmônicos, invista nessa solução!

Faça uma composição com quadros

5. Acrescente espelhos na decoração

Quando pensamos em dicas para transformar os espaços de casa, não podemos nos esquecer de sugerir a utilização de espelhos. Eles possuem capacidade de refletir a luz, acrescentar amplitude a pequenos espaços ou simplesmente enriquecê-los, decorativamente, em um modo geral, criando um ponto de interesse interativo e embelezando a decoração da sua casa.

“Entretanto, antes de pendurarmos espelhos por aí, devemos considerar algumas coisas. Por exemplo, espelhos verticais ampliam a altura dos locais, enquanto os horizontais ampliam a largura. Também, devemos lembrar de utilizar os espelhos próximos a locais neutros, para que eles não poluam o ambiente com o reflexo. Outra coisa que devemos considerar é a altura da sua instalação, porque a decoração de uma casa também deve ser funcional”, nos contou Camila.

Acrescente espelhos na decoração

6. Aposte em adesivos que imitam revestimentos na cozinha

Se você está planejando, neste novo ano, transformar a sua cozinha, saiba que não precisa desembolsar rios de dinheiro para isso. Uma alternativa muito mais barata do que iniciar uma obra é apostar na aplicação de adesivos que imitam outros revestimentos.

Esse tipo de adesivo é lavável, versátil e fácil de aplicar, além de ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. “Esses adesivos são excelentes alternativas para decorar e deixar a sua cozinha moderna sem o quebra-quebra tradicional que uma reforma exige, além de ser muito mais barato”, explicou Moretti.

Nas lojas, é possível encontrar revestimentos adesivos em 3D, texturizados, com desenhos ou lisos, que imitam revestimentos de azulejo, de cimento, de madeira, etc. Também há, no mercado, variações de tamanhos, como adesivos que já vêm em tamanho de azulejos de cozinha para você colar por unidade, apenas nos locais em que deseja decorar; ou placas adesivas maiores, caso você deseje fazer uma aplicação em toda a parede. Não podemos deixar essa opção de lado quando falamos sobre dicas para transformar os espaços de casa.

7. Pendure um varal de luzes na varanda

Já contamos aqui no blog que a iluminação tem um papel fundamental em um projeto de arquitetura de qualidade. Como explicamos anteriormente, a luz tem o poder de alterar o conforto de um ambiente, e isso afeta, diretamente, a qualidade de vida de quem ocupa os espaços da casa. A varanda, por ser um lugar comumente utilizado para descanso ou para a recepção de visitas, deve, também, receber uma atenção especial.

Uma dica muito bacana dada por Moretti diz respeito a levar um varal de luzes para a varanda, que também pode ser encontrado, no mercado, como cordão de luz. “Fica incrível na decoração do ambiente, pois cumpre a função de iluminar e, ao mesmo tempo, é perfeito para decorar o local, trazendo um ar moderno e aconchegante para a varanda”, disse.

Uma outra opção para iluminar a varanda é aproveitar o pisca-pisca do Natal e organizar as luzinhas como uma decoração para o ano todo.

Dicas para transformar os espaços de casa: utilize um varal de luzes na varanda.

8. Coloque decks ou pedriscos na varanda

Ainda falando sobre a varanda, uma forma de deixá-la ainda mais charmosa é apostar na utilização de decks ou pedriscos no local. “Sem necessidade de reforma, basta recobrir o piso com o deck ou com os pedriscos e, em pouco tempo, o resultado será surpreendente! Independente da sua opção, essa utilização criará um ambiente despretensioso”, contou Camila.

  • Decks: existem, no mercado, dois tipos de decks para você escolher, conforme o seu bolso permitir. O mais comum e utilizado é o deck de madeira modular, vendido em placas com encaixe e fácil instalação. Outro tipo é o deck de madeira tradicional, feito por réguas individuais de madeira, encaixadas uma a uma sobre uma estrutura previamente montada;
  • Pedriscos: com eles, é possível criar uma série de opções para deixar a sua varanda exatamente como você quer, graças aos muitos formatos e cores dos pedriscos. Os pedriscos, que são pedras bem pequenas, quando utilizados com criatividade, podem resultar em lindos e aconchegantes ambientes. Quando combinados com vegetação, trazem a possibilidade de criar jardins incríveis.
Coloque decks ou pedriscos na varanda

9. Invista em painéis de cortiça ou metal para o espaço de home office

O home office era um modelo de trabalho praticado por muitas empresas, mas a pandemia da COVID-19 elevou essa modalidade a um outro nível, fazendo com que diversas companhias considerassem mantê-la permanentemente. Isso fez com que muitas pessoas olhassem para o seu espaço de trabalho em casa com mais carinho.

Se você é uma dessas pessoas e cansou de olhar para a parede atrás do seu computador, uma ideia muito bacana é utilizar painéis de cortiça ou de metal no seu espaço de home office, transformando este ambiente em algo mais agradável do ponto de vista estético, sem deixar de ser funcional.

“É importante que, além de prático, o painel seja um objeto que acrescente na composição visual da casa. Se você tiver uma decoração mais rústica, aposte no painel de cortiça. Se puxar para o lado de decoração industrial, uma boa pedida pode ser o painel metálico”, explicou Camila.

  • Cortiça: o painel de cortiça é muito tradicional e pode ser utilizado para pregar anotações, post-its com avisos, fotos da família, lembretes e o que mais você desejar. Além do modelo tradicional, retangular, você pode encontrar versões menores e circulares. Para usar a cortiça, você vai precisar de pequenos alfinetes de papelaria e a única desvantagem de sua utilização é que o material exposto vai ficar com pequenos furinhos nas extremidades. Ainda assim, a cortiça é uma ótima opção por ser sustentável e não acumular micróbios;
  • Metálico: no espaço de home office, os painéis metálicos são, geralmente, encontrados no modelo memory board. Sua principal vantagem é a facilidade em ser personalizado: com prendedores para papel ou pregadores pequenos, você consegue fixar imagens, fotos, pôsteres, lembretes e qualquer outra coisa leve. Outro ponto positivo é que ele não precisa de muito esforço para ser fixado, já que alguns parafusinhos são o suficiente. E ainda tem mais: se você não quiser prender o seu memory board na parede, também pode apoiá-lo na mesa.
Invista em painéis de cortiça ou metal para o espaço de home office

10. Use plantas na decoração dos ambientes

Aqui na InstaCasa, o nosso #DreamTeam é formado por diversas mães e pais de plantas. Por isso, elas não deixariam de ser mencionadas no nosso artigo com 10 dicas para transformar os espaços de casa, já que fazem t-o-t-a-l diferença em um ambiente.

Como já explicamos aqui no blog, os benefícios de ter uma planta ultrapassa os limites da criatividade, beleza e decoração. Por ser um agente natural que umidifica o ambiente e filtra o ar, ela é capaz de minimizar rinite alérgica e outros problemas, como depressão e até mesmo ansiedade. Além disso, muitas plantas são adequadas para crianças e pets, e muitas, também, conseguem assumir o papel de remédio natural.

“Para transformar um ambiente, você pode apostar em plantas como suculentas, dracenas, espada de São Jorge, bambus da sorte, bromélias, asplênios, girassóis, entre outras que são capazes de embelezar qualquer cantinho e trazer um toque de vida a qualquer espaço”, finalizou Moretti.

Use plantas na decoração dos ambientes

Se gostou dessas dicas para transformar os espaços de casa, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades semanais.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Meu apartamento e pequeno.Quero fazer meu banheiro e decorar a sala banheiro e cozinha e lavabderia.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.