Projeto Varanda Gourmet Projeto Varanda Gourmet

Dicas para uma varanda gourmet funcional e aconchegante

4 minutos para ler

Não importa se você mora em casa ou apartamento – uma varanda gourmet valoriza o seu projeto e é um ótimo lugar para relaxar, passar o tempo ou receber visitas fazendo um bom churrasco ou servir uma refeição especial.

Por ser um ambiente sonho de consumo de muitas pessoas, principalmente após os tempos de isolamento social, as varandas gourmet têm estado presentes em grande parte dos novos empreendimentos imobiliários. Elas são projetadas especialmente para promover o convívio social e, quando bem planejadas, são capazes de integrar beleza, conforto e funcionalidade.

Mas para transmitir a sensação de aconchego, você precisa ter alguns cuidados na decoração.

Antes de tudo, é importante destacar que, caso você more em condomínio, é importante verificar as regras de alteração de fachadas e estruturas. Isso porque a maioria dos condomínios possuem padrões para itens como janelas, cortinas de vidro, películas e revestimentos, sendo de extrema importância segui-los.

Agora, #SegueOFio com algumas dicas para tornar sua varanda gourmet um espaço lindo e perfeito para você!

Defina um estilo de decoração                     

O primeiro passo a seguir é buscar inspiração em outros projetos de varandas gourmet para definir o estilo de decoração da sua.

Ter clareza no que você realmente quer facilita a busca e a escolha de materiais, revestimentos, cores e itens decorativos que irão compor seu espaço.

Escolha os revestimentos

Após definir o estilo de decoração da sua varanda, é hora de escolher os revestimentos.

Se você optou por um estilo mais rústico, faça composições com materiais naturais como pedras, tijolos ou madeira. Esses materiais, combinados a cores em tons terrosos, criam um ambiente acolhedor para receber os amigos.

Mas, caso queria apostar no clean, utilize elementos que são compostos por nuances neutras, como mármore e laca. O estilo clean revela a atmosfera contemporânea e transmite sofisticação e elegância à sua varanda gourmet.

Aproveite a iluminação natural

Além de deixar os espaços mais iluminados, a luz natural propicia uma sensação de amplitude e ressalta a beleza de qualquer ambiente. Aliás, é comprovado que ela também afeta nosso bem-estar e humor, servindo perfeitamente para um ambiente acolhedor como uma varanda gourmet.

Assim, para aproveitar a iluminação natural, aposte em integrar a varanda a outro ambiente, cortinas leves, janelas amplas ou acessos totalmente abertos.

Varanda Gourmet recebendo luz natural

Escolha os equipamentos e móveis certos

Para ser funcional, sua varanda gourmet precisa atender todas as suas necessidades. Para isso, projetar o ambiente é essencial para que você possa aproveitar o espaço ao máximo.

Escolha móveis multifuncionais para guardar os utensílios e invista em equipamentos como cervejeira, mini adega ou até mesmo um frigobar para manter as bebidas na temperatura ideal. Uma pia e uma bancada também são bastante úteis para esse tipo de espaço.

Em relação às mesas e cadeiras, invista naquelas que garantam conforto, mas não abra mão de manter uma boa área de circulação.

Caso sua varanda esteja em um local aberto e receba bastante luz solar ou até mesmo chuva, opte por móveis destinados às áreas externas, que são mais resistentes, e por cadeiras revestidas com tecidos impermeáveis.

Equipamentos da varanda gourmet

Dê um toque verde

Não importa se sua varanda gourmet tem um estilo clean ou rústico: adicionar plantas a ela cria um ambiente mais acolhedor, trazendo mais frescor para o espaço.

Você pode utilizar os aparadores e estantes para apoiar alguns vasos de plantas ou até mesmo construir uma horta suspensa no espaço. Além de dar um charme, a horta pode contribuir no preparo das refeições.

Jardim vertical artificial

Dê um toque na decoração

Ao pensar na decoração, é preciso escolher os itens certos para criar um ambiente intimista, seguindo o estilo escolhido para sua varanda.

Se você tem louças e utensílios bonitos, que tal expô-los em um aparador ou nas prateleiras?

Os quadros também são ótimos aliados e ajudam a criar um clima mais descontraído para sua varanda gourmet.

Itens decorativos na varanda gourmet

Gostou dessas dicas? Então conta pra gente nos comentários desse post! Além disso, se você curte conteúdos de arquitetura, decoração e inovação, não deixe de assinar a newsletter da InstaCasa para receber, semanalmente, conteúdos incríveis produzidos pela nossa equipe.

Posts relacionados

Deixe um comentário