Dicas para aquecer a casa em dias frios.

Dicas práticas para aquecer a casa em dias frios

Com a chegada dos dias frios de outono, muitas pessoas têm enfrentado o mesmo problema: a casa ficando cada vez mais fria com o passar das horas. Sabemos que, quando isso acontece, a vontade é de correr para as nossas camas quentinhas e confortáveis, para nos abrigarmos e nos reconfortarmos das baixas temperaturas. Porém, em um período de isolamento social, no qual muitos estão em casa durante todo o dia e trabalhando em home office, não podemos passar horas enrolados na coberta, já que obrigações e compromissos surgem a todo momento.

Por isso, separamos dicas incríveis e super práticas para que você consiga enfrentar os dias mais frios de forma confortável e, principalmente, sem congelar!

1. Posicione seus móveis de forma correta

É muito importante que, nos dias mais gelados, você posicione seus móveis de forma correta. Como fazer isso? Deixe sua estação de trabalho, sofá e cama onde pegarão luz do sol no decorrer do dia, ou seja, perto da janela. Por mais que os raios solares estejam fraquinhos, eles são capazes de esquentar o que estiver em seu caminho. Isso vai aquecer sua casa em dias frios!

Ficar perto da janela ajuda a manter uma temperatura agradável mesmo nos dias frios.

2. Cortinas são aliadas para o aquecimento dos ambientes

Cortinas de tecidos mais grossos são aliadas para segurar a temperatura no ambiente. As cortinas são barreiras para o frio que adentra as frestas das janelas e são incríveis auxiliares para a decoração dos interiores, podendo dar um toque a mais de charme e bom gosto.

Cortinas retém calor e ajudam a manter sua casa aquecida.

3. Distribua mantas, cobertores e tapetes pelos cômodos da casa

Mantas, cobertores e tapetes quentinhos podem quebrar um grande galho nos dias mais frios. Você pode colocá-los em seu ambiente de trabalho ou outros cômodos, além de sofá, poltronas e cama.

Esses materiais ajudam a reter o calor no ambiente e são muito úteis (e confortáveis) para quando, por exemplo, você sentir frio nas pernas durante o expediente ou, ainda, nos finais de semana com filme e pipoca no sofá. Além disso, como as cortinas, podem dar um toque especial à decoração.

Ao espalhar mantas pela casa, você colabora para que o ambiente fique aquecido.

4. Feche janelas e portas antes que anoiteça

Além dos vidros das janelas, é importante lembrar-se de fechar as outras camadas, como venezianas ou persianas. Quando você faz isso, mantém sua casa quentinha, já que o vidro não é um bom isolante térmico.

Lembre-se de impedir, também, que o ar frio entre pela parte de baixo das portas. Para isso, você pode utilizar rolinhos específicos para esse fim ou improvisar com aquelas toalhas mais velhas ou panos de chão.

Somando esta às outras dicas que demos acima, você deixará as baixas temperaturas somente da porta pra fora.

Ao seguir nossas dicas, você mantém toda a sua casa aquecida e protegida do frio.

5. Aquecedores podem ser uma boa opção

Quando pensamos na aproximação do inverno, pensamos também na possibilidade de adquirir um aquecedor… Mas qual?

  • Portáteis com resistência: são aqueles de custo mais em conta e que podem ser transportados pelos cômodos da casa. Cuidado com esses se você tiver pets ou crianças em casa, pois podem acabar queimando as mãos dos pequenos;
  • A óleo: também são de custo acessível e são mais eficientes energeticamente. Têm a vantagem de que não ficam incandescentes, por isso, são mais seguros ao toque;
  • Ar-condicionado inverter: é o mais eficiente dos sistemas tipo split. Ele regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia quando se detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração no verão ou aquecimento no inverno. O inverter pode aquecer melhor a casa em dias frios por atingir velocidades mais altas do que o convencional;
  • Lareiras: charmosas e elegantes, lareiras dão um toque especial a qualquer ambiente, e são grandes aliadas para esses dias frios. Mas tenha cuidado, se sua casa não possuir uma não tente adaptar. Usar churrasqueiras portáteis, por exemplo, pra substituir uma lareira pode causar um incêndio. Além disso, o monóxido de carbono pode acabar intoxicando os moradores e, em alguns casos, causar a morte dos seus familiares.

Aposte em aquecedores para aquecer a casa em dias frios.

6. Aqueça sua casa e também o seu coração: utilize o forno!

Sabemos que coisas muito simples como, por exemplo, ir à padaria ou ao mercado todos os dias de manhã, deixaram de fazer parte da rotina por conta da pandemia de COVID-19.

Com os dias frios, sabemos que a fome aumenta e, para matar quem nos “mata”, nada melhor do que um pãozinho quente, não é mesmo? Mas, como tê-lo na mesa quando até mesmo essas pequenas compras podem apresentar riscos pra saúde?

Que tal aliar o prazer de comer um alimento recém produzido com a possibilidade de aquecer a casa graças ao uso do forno?

Para te ajudar, separamos uma receita incrível do portal “Amo Pão Caseiro” para melhorar seu dia. Clique aqui e confira.

Aqueça a sua casa e também o seu coração. Aproveite o friozinho para utilizar o forno e fazer maravilhosas receitas para você e sua família.

E você, tem dicas de como aquecer a casa em dias frios? Comenta aqui embaixo e compartilhe sua experiência conosco!

Para receber semanalmente conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os artigos da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.