Aprovar projeto na prefeitura

Dicas valiosas para aprovar o seu projeto na prefeitura

Que a InstaCasa entrega o seu projeto pronto para aprovar na prefeitura, você já sabe. Mas sabia que existem alguns detalhes que podem passar despercebidos por você e que podem definir se o seu projeto será aprovado ou não?

Listamos a seguir um passo a passo com dicas para que tudo corra bem com a sua aprovação, olha só:

Escolher o projeto em nossa plataforma: este é o primeiro passo para receber o seu projeto. Assim que você finalizar o pedido em nosso site, ele vai para o desenvolvimento no time de arquitetura. Em até 30 dias úteis, você poderá baixar o seu projeto em nosso site. Atenção, o projeto da InstaCasa é entregue em duas etapas. Esta ainda é a primeira delas.

Dica: enquanto o seu projeto está sendo feito pelo nosso time, você precisa buscar um profissional registrado no CAU ou CREA para acompanhar a construção da sua casa. Isso porque o projeto de prefeitura precisa de 3 assinaturas: a nossa, a sua e a desse profissional.

Por que precisa dele? Porque a InstaCasa entrega o projeto para você construir. E por isso, você precisa de um responsável técnico pela sua obra, ou seja, alguém que vai acompanhar presencialmente toda a construção do seu projeto.

Assinatura RRT e ART

Recebi o projeto, e agora?

Quando a primeira etapa do seu projeto ficar pronta, o time de arquitetura irá fazer o upload dele em nossa plataforma. Para baixá-lo basta fazer login e buscar pelo arquivo no seu painel. Este é o projeto preliminar. Nele você tem as informações detalhadas de medidas dos cômodos e do projeto como um todo. Use este projeto para orçar a construção e para contratar o profissional que irá acompanhar as obras.

Agora você precisa solicitar o projeto de prefeitura. Responda ao e-mail que o nosso time de arquitetura te enviou para informar que o seu projeto estava pronto em nossa plataforma.

Observe as orientações fornecidas pela nossa equipe e envie pra gente os dados e documentos  solicitados, eles são importantes para que você leve o projeto completinho até a prefeitura, veja a seguir:

Algumas prefeituras pedem o Memorial Descritivo. Você sabe o que é isso? Vamos explicar: é um documento que serve para descrever, em texto, o que está representado no projeto. Consulte na prefeitura da sua cidade se este documento será necessário para você.

Declaração de Responsabilidade: é uma declaração assegurando que a construção atenderá às leis municipais, estaduais e federais pertinentes e cabíveis. Esse documento formaliza a responsabilidade dos arquitetos e/ou engenheiros pelo projeto e execução da obra.

Emissão de ART ou RRT pela responsabilidade técnica do projeto: essas duas siglas são correspondentes ao registro dos profissionais em órgão de classe. A principal diferença entre elas é o profissional que está capacitado a emiti-la. No caso da RRT, ela só poderá ser emitida por Arquitetos Urbanistas, enquanto a ART só poderá ser emitida por Engenheiros. Essa certificação proporciona segurança técnica e jurídica ao seu projeto, pois comprova que o serviço está sendo executado dentro dos padrões legais municipais, estaduais e federais.

Confira a documentação necessária: como falamos anteriormente, além dos itens acima, cada prefeitura pode exigir uma documentação a mais, ou a menos. Por isso é importante que você entre em contato com o órgão antes de levar o seu projeto para aprovação.

Chegou a hora da aprovação: agora que você juntou todos os documentos necessários, leve-os para a prefeitura de sua cidade. Aqui podem ser cobradas algumas taxas e, de novo, o valor varia de cidade pra cidade.

Pergunte sobre os prazos: você sabia que existe um prazo para a administração municipal fazer a análise e a aprovação do projeto? Pois é! No momento em que entregar os documentos, lembre-se de perguntar sobre isso!

Projeto de arquitetura para sua casa

Esperamos que este resumo do guia possa te ajudar a aprovar o seu projeto na Prefeitura. Se ficou com dúvidas, entre em contato com a nossa equipe pelos canais de atendimento e-mail ou WhatsApp. Será um prazer te ajudar.

Nos vemos em breve!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.