Armário planejado para a cozinha

Diferença entre móveis prontos, planejados de loja e com marceneiro

Quando você pensa na casa dos seus sonhos, você não imagina somente o acabamento para a fachada, a piscina da área de lazer e a garagem, não é mesmo? Quando você está prestes a ter a sua casa própria, você também pensa no mobiliário. Por isso, algumas questões importantes começam a surgir. Por exemplo: qual sofá eu vou colocar na sala? Como será a bancada da cozinha? Quais louças e metais serão utilizados? Uma outra dúvida muito comum é com relação aos armários da casa. Você pode comprá-los em lojas de departamento, em lojas especializadas ou fazê-los com um marceneiro de confiança. Mas, afinal, qual é a diferença entre móveis prontos, planejados de loja e aqueles feitos com um marceneiro independente? É sobre isso que a equipe da InstaCasa falará neste artigo!

Precisamos ter em mente, antes de mais nada, que não existe móvel ruim. Tudo depende de duas coisas:

  • As necessidades que você precisa suprir;
  • O quanto você pode investir.

Então, fique tranquilo para tomar uma decisão que esteja de acordo com a sua realidade. O mais importante, em uma casa, é que ela se torne um lar. Que a decoração e o mobiliário imprimam a sua personalidade. E que você consiga arcar com esses custos, sem dar um passo maior que a perna. Por isso, independentemente da sua escolha, opte por aquilo que você acredita ser melhor. E para te ajudar a escolher, abaixo, confira um pouco mais sobre as diferenças entre móveis prontos, planejados de loja e feitos com marceneiro.

Como são os móveis prontos, da loja?

Quando você compra um armário em uma loja, normalmente, você precisa adequar o seu projeto a ele. Isso ocorre porque, por ser produzido em massa, eles não são personalizados. Se sua cozinha tiver, por exemplo, uma parede pequena, você precisará comprar um armário que seja adequado para essa medida. Caso contrário, você precisará se desfazer de alguma parte dele. Assim, fica a impressão, muitas vezes, de que o dinheiro não foi bem investido.

Então, se você pensa em adquirir um móvel pronto, diretamente de uma loja de departamento, é necessário se atentar às medidas; ao prazo de entrega; às instruções de instalação. Muitas vezes, as lojas não disponibilizam um montador. Por isso, é importante, se não for possível contratar um profissional “por fora”, prestar atenção sobre o passo a passo de montagem. Dessa forma, você garantirá que o produto entregue aquilo que ele promete.

É importante ressaltar: normalmente, em lojas de departamento, você sempre encontrará armários mais baratos. Por serem produzidos em grande quantidade, com materiais mais simples, o custo torna-se menor. Entretanto, isso não significa que eles sejam ruins. Por isso, é sempre importante você considerar o custo-benefício.

Outro ponto que deve ser considerado: os móveis vão combinar? Por serem, normalmente, comprados em lojas diferentes e em momentos diferentes, é importante atentar-se a esse ponto. Se você quiser ter uma casa harmoniosa, desde revestimentos ao mobiliário, você precisará pensar nisso. Um armário branco combinará com sua mesa de pés vermelhos? Aquela bancada amadeirada ficará legal com o frigobar vintage amarelo? O conjunto será harmonioso?

Diferença entre móveis prontos, planejados de loja e com marceneiro
Imagem: Shoptime

E qual a diferença entre os móveis prontos e os móveis planejados de loja?

Um dos principais diferenciais entre esses dois tipos de mobiliário é a possibilidade de personalização. Ao visitar uma loja de móveis planejados, é possível repassar as medidas para os profissionais. Assim, eles conseguem te entregar um produto que cabe dentro do seu sonho. Outro ponto importante é a escolha dos materiais. Quando você compra um móvel em uma loja de departamento, você possui uma gama mais limitada de opções. Em uma loja de móveis planejados, você pode escolher o tipo de material, a cor da pintura e por aí vai.

Além disso, as lojas de móveis planejados possuem um mostruário interessante. Como a própria loja é responsável pela montagem, você terá a certeza de que o armário ficará exatamente como o que você viu. Isso significa que não haverá problemas com gavetas que não fecham, com partes que não se encaixam direito… Ou seja, apesar de exigir um investimento financeiro maior, a assertividade será equivalente.

É importante atentar-se, porém, aos prazos. Por ser um material feito de acordo com o que você tem em mente, a entrega não é tão rápida quanto a dos móveis de lojas de departamento. Normalmente, a produção dos armários podem levar mais de 90 dias e, o prazo de instalação acaba ficando longo. Isso significa que, se você estiver com pressa, essa pode não ser a melhor opção para você.

Diferença entre móveis prontos, planejados de loja e com marceneiro
Imagem: Kitchens

E os móveis feitos por marceneiros?

Os móveis feitos por marceneiros são parecidos com os planejados de loja. Você apresenta uma ideia, o profissional faz o desenho e pensa nos acabamentos, conforme o que você solicitou. Uma grande vantagem do marceneiro é que ele é, geralmente, independente. Então, ele vai trabalhar conforme as demandas de trabalho. Se você adiantar os valores dos materiais, por exemplo, é possível que ele te entregue em um prazo menor que o de uma loja.

Esse tipo de mobiliário costuma, também, ser montado pelo próprio profissional. Assim, você terá a certeza de que a mão de obra é especializada. O marceneiro te entregará um armário bonito e funcional.

Além disso, os profissionais de marcenaria costumam cobrar valores mais acessíveis do que aqueles ofertados pelas lojas de móveis planejados e, a depender do projeto, mais acessíveis ou equivalentes aos móveis prontos. O importante é pesquisar bem referências do marceneiro, para ter certeza de que o profissional vai cumprir com o combinado, e o sonho não se torne uma dor de cabeça. Não esqueça de documentar todos os detalhes do projeto antes de fechar o negócio.

Diferença entre móveis prontos, planejados de loja e com marceneiro
Imagem: Marcenaria em BH

E aí, ficou clara a diferença entre móveis prontos, planejados de loja e feitos com marceneiros? Conta pra gente na caixa de comentários abaixo! Ah, e se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter. Toda semana, trazemos conteúdos incríveis sobre arquitetura, decoração e inovação!

*Imagem de Capa: Kitchens

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.