Dicas de

DIY: dicas de “faça você mesmo” para transformar ambientes

Quem nunca olhou para um cantinho da casa e pensou em dar um up no local? Quem nunca pensou em como poderia modificar uma parede assim que surgisse um tempinho livre na agenda? Ou, ainda, quantos de nós gostaríamos de um móvel estilizado em um espaço da sala ou quarto?

Pensando nisso, as arquitetas da InstaCasa Chris Celeste e Victoria di Pierro reuniram dicas incríveis dos conhecidos DIY (sigla em inglês para o termo “Do It Yourself”, ou “faça você mesmo”, em português) para ajudar você a colocar ideias maravilhosas em prática. #ficaadica 🙂

Reformas e pinturas

Dar cores para os ambientes é uma ótima opção de “faça você mesmo” para proporcionar essa repaginada no visual. Uma dica bem bacana que nossa arquitetura Christiane Celeste nos passou é a pintura de meia parede. Olha só como você pode fazer em sua casa:

“Para fazer essa pintura e ela ficar do jeitinho que você imaginou, o primeiro passo é marcar, com um lápis, nos cantos da parede, a altura que você quer que fique a pintura”.

Em seguida, de acordo com a arquiteta, você deverá prender, com fita crepe, um barbante que ligue esses dois pontos, formando uma reta contínua.

“Com uma régua posicionada embaixo da linha do barbante, reforce com um lápis essa reta formada. Com a linha delimitada, passe uma fita crepe na demarcação da linha, deixe-a bem firme e colada na parede. Lembre-se de isolar, também com a fita crepe, o rodapé e as tomadas, bem como os cantos da parede. Assim que o espaço estiver corretamente delimitado e preparado, forre seu chão com jornal ou saco de lixo e comece a aplicar a tinta”.

Aprenda a fazer, você mesmo, a pintura de meia parede.
Fotos: Tintas Coral
Aprenda a fazer, você mesmo, a pintura de meia parede.
Fotos: Tintas Coral

Utilize papéis de parede em 3D

Não está afim de sujar as mãos com tinta? Você pode apostar na aplicação de papéis de parede em 3D. Esses reproduzem com fidelidade tudo o que você imaginar: paisagens maravilhosas e até revestimentos rústicos, como pedras e tijolinhos à vista. E o melhor: é só destacar e aplicar!

Além dos modelos disponíveis no mercado, também é possível encomendar estampas exclusivas em empresas especializadas. Com tanta criatividade, o resultado não poderia ser diferente: uma decoração de efeito, capaz de surpreender e impressionar.

Esta é uma boa opção até mesmo para entreter os pequenos em casa: com cores muito lúcidas, você pode encontrar esse tipo de papel de parede que reproduz qualquer coisa que passar pela imaginação das crianças. Super legal, não é mesmo?

A aplicação de um papel de parede em 3D pode fazer toda a diferença na sua parede.
A aplicação de um papel de parede em 3D pode fazer toda a diferença na sua parede.

Faça seu próprio móvel

Que tal usar um pouco do tempo livre para começar um novo projeto? Apresentamos a seguir um passo a passo feito pela nossa arquiteta Victoria Di Pierro de como fazer a sua própria mesa lateral com uma pegada industrial para “dar um up” na decoração da sua casa.

Para começar o projeto, você vai precisar de:

  • Bolacha de Madeira Rústica: “No meu caso, aproveitei que um funcionário da prefeitura fazia poda de uma árvore na minha rua e pedi que ele me desse duas bolachas da árvore que estava cortando. Este material também pode ser comprado facilmente pela internet. Fique atento ao tamanho para que esteja de acordo com o espaço que você tem disponível para a mesa”, explicou a profissional.
  • Pés de ferro para mesa: “Eles podem ser encontrados na internet em diversos modelos diferentes que poderão ser escolhidos de acordo com o seu gosto. Como a minha mesa lateral é pequena, optei por utilizar somente 3 pés com 75cm de altura”, disse a arquiteta.
  • Parafusos para os pés: Você precisará comprar os parafusos de acordo com o tamanho do buraco e a quantidade de furos em cada pé da sua mesa. Certifique-se de que não seja um parafuso muito curto para que ele tenha boa fixação na madeira.
  • Parafusadeira: Para fixar os pés da mesa no tampo, você precisará de uma parafusadeira. Esse item pode ser comprado pela internet, mas existem lojas que fazem o aluguel temporário da ferramenta.
  • Stain para madeira: Este produto servirá para impermeabilizar a madeira e garantir que a sua mesa tenha boa durabilidade, protegida de cupins e de qualquer mofo que possa surgir na madeira. O Stain tem acabamento fosco e altera um pouco a cor da madeira, deixando-a mais escura. Caso prefira, você também poderá utilizar verniz com acabamento brilhante e/ou com cor para alterar a tonalidade da sua bolacha.
  • Lixa para madeira: Você precisará de pelo menos dois tipos de lixa, uma mais grossa (lixa 80) para tirar as imperfeições maiores, e uma mais fina (lixa 150) para dar o acabamento. “Como preferi um acabamento mais rústico, fiz o processo manualmente e não me preocupei tanto em deixar a mesa totalmente lisa. Caso prefira, você também poderá utilizar uma lixadeira para fazer essa etapa e ter um resultado mais refinado”, indicou Victoria.
  • Pincel tipo “Brocha”: Esse pincel será usado para aplicar o Stain na madeira. É importante que seja um pincel tipo brocha porque ele é mais firme e vai permitir que você passe o produto em todas as reentrâncias da madeira. Como o produto tem o cheiro forte e é difícil de remover, você deverá comprar um pincel especificamente para isso. Assim, não correrá o risco de estragar um pincel que pretende usar depois.
  • Jornal ou saco de lixo: Será importante para fazer a proteção da superfície que irá utilizar como base. O Stain mancha, então certifique-se de proteger todo o local onde irá trabalhar antes de começar.

Com todos os itens preparados, vamos começar! Siga o passo a passo:

  • Lixe a bolacha de madeira rústica: Será necessário primeiro utilizar a lixa grossa para remover as grandes imperfeições e deixar a mesa alinhada e estável. Em seguida, você poderá partir para a lixa fina para dar acabamento. Neste passo é importante sempre lixar na direção dos veios da madeira, garantindo assim um bom acabamento.
  • Aplique o Stain com o pincel tipo brocha: Com a superfície de trabalho protegida e a bolacha de madeira limpa e seca, aplique o Stain sobre toda a superfície e laterais da bolacha. Faça esse processo em algum local bem ventilado, pois o produto tem o cheiro forte. Após a aplicação da primeira demão, deixe a madeira secar em local arejado e ventilado por pelo menos 4h, para então aplicar a segunda demão. O Stain fará com que a madeira tenha uma ligeira mudança de tonalidade, deixando-a um pouco mais escura. Finalizando a aplicação das duas demãos, deixe a bolacha secar por mais aproximadamente 8h em local ventilado para garantir que o cheiro do produto saia bem da madeira.
  • Fixe os pés da mesa na bolacha de madeira rústica: Agora que a sua bolacha já está envernizada e seca, você poderá fixar os pés na mesa. Para isso, escolha o lado da bolacha que prefere usar como tampo e posicione os pés na superfície oposta a ele. Coloque os parafusos nos furos de cada pé da mesa e, então, faça a perfuração utilizando a parafusadeira. Nesta etapa a dica é: não coloque o parafuso muito apertado de primeira. Vá fixando todos os pés simultaneamente e apertando os parafusos aos poucos até que todos os pés estejam firmemente fixados na bolacha de madeira.

Prontinho! Seu projeto de decoração “faça você mesmo” está completo e agora você tem uma nova mesa lateral. O objeto ainda poderá virar um banquinho para sentar (só use como banco caso tenha certeza de que os pés escolhidos suportam o seu peso).

Faça você mesmo esse banquinho de madeira.
Faça você mesmo esse banquinho de madeira.

Crie sua própria decoração

Para que você desenvolva novas habilidades com decoração, a arquiteta Christiane Celeste deu uma dica incrível sobre macramês para nossa sessão de “faça você mesmo”. O macramê é uma tecelagem manual muito antiga. O mais legal é que você não precisará de nenhum tipo de máquina, somente de um rolo de barbante. “Os fios vão se entrelaçando, ficando presos por nós. Dessa maneira, será possível fazer várias formas decorativas que vão desde cortinas a quadros e suportes para vasos. Você ainda poderá aplicá-las à peças fashions, como acessórios e roupas”, disse.

Veja um passo a passo de macramê que poderá abrir seus horizontes para esse tipo de decoração.

Macramê é um "faça você mesmo" incrível para a sua decoração.
Macramê é um "faça você mesmo" incrível para a sua decoração.

Monte uma hortinha especial

Que tal aproveitar o tempo livre para se dedicar a uma atividade prazerosa? Já destacamos em nosso blog, anteriormente, que ter plantas em casa pode contribuir positivamente para a sua saúde mental. Então, que tal aplicar o “faça você mesmo” em uma horta? Além de te ajudar a relaxar, você cultivará alimentos que poderão ser usados na sua cozinha. Sabemos que cozinhar também nos ajuda a aquecer nossos coraçõezinhos, e com alimentos frescos, então… #ficaadica 🙂

Uma ideia bacana é a de reaproveitar materiais como latas, caixas, caixotes de feira e garrafas. Independente do recipiente, você sempre deve deixar um furinho no fundo do mesmo para que água possa escoar quando a planta for regada. 

Feito isso, é hora de customizar esse recipiente! Para deixar a sua cara, você mesmo pode pintá-los e etiquetá-los conforme o nome do tempero que o recipiente irá receber.

Depois, é só preparar o vaso para receber as plantinhas. Para isso, é necessário criar um sistema de drenagem e, por isso, o ideal é colocar argila expandida, evitando que a terra fique muito concentrada ao fundo. Para que a terra não vaze, o ideal é adicionar uma camada de areia ou uma manta. Em seguida, basta despejar a terra adubada sobre a areia.

Para plantar a hortaliça, o ideal é que a semente fique um dedo abaixo da superfície, para que a raiz tenha espaço para crescer. Não se esqueça de regar conforme a necessidade de cada hortaliça. Você poderá, também, pesquisar quais condições climáticas são favoráveis a cada uma delas.

Para quem tem pouco espaço em casa ou no apartamento, as hortas verticais são uma ótima solução. Para isso você, não precisará de uma super estrutura. São necessárias, apenas, algumas prateleiras fixadas na parede que estejam aptas a receber os vasinhos. Assim, temos certeza de que o seu ambiente vai ficar cheio de charme e vida!

A horta dará um outro visual para a sua casa.
Faça você mesmo: horta em casa.

E você, tem alguma dica especial de DIY? Comenta aqui em baixo pra gente ficar sabendo! Para receber semanalmente conteúdos como esse, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os artigos da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.