Capa cimento queimado

DIY: parede de cimento queimado

Você já deve ter visto, principalmente durante a pandemia da COVID-19, diversas pessoas buscando alternativas para transformar ambientes residenciais. Uma das principais procuras nos buscadores da internet têm sido por trabalhos no melhor estilo DIY. Mas o que é DIY? Do it yourself, ou, em português, “faça você mesmo”, é uma forma de colocar a mão na massa para realizar um trabalho. Costuma ser mais barato e prático. Ainda, de quebra, você trabalha com o desenvolvimento de uma nova habilidade. Entre os inúmeros tutoriais na internet, um chama bastante atenção. Este é o “faça você mesmo” de parede de cimento queimado.

A parede de cimento queimado é uma tendência da decoração de estilo industrial e conquista, a cada dia mais, novos apaixonados, principalmente por sua versatilidade. É um tipo de revestimento moderno que combina com qualquer estilo decorativo e, também, com qualquer ambiente. Assim, você pode fazer uma parede de cimento queimado na sua sala, na cozinha, no quarto, no espaço de home office e, também, no banheiro.

Parede de cimento queimado

Se você ficou curioso e quer aprender a fazer a sua parede de cimento queimado, siga dicas especiais do time da InstaCasa e, após anotar tim-tim por tim-tim, coloque a mão na massa para transformar os ambientes da sua casa! Vamos conferir?

1. Escolha o ambiente de aplicação

Antes de mais nada, você precisa definir o ambiente no qual aplicará o cimento queimado e, também, em quantas paredes irá colocá-lo. Como dito anteriormente, a parede de cimento queimado fica bacana em vários cômodos. Você pode optar por esse revestimento em qualquer um dos ambientes da sua casa. Basta um toque de criatividade!

Além disso, você pode pintar todas as paredes do cômodo dessa forma ou, ainda, pode optar por usá-la somente em uma parede, dando destaque para ela. Caso opte por pintar somente uma parede, lembre-se de contrastar o tom de cinza com os móveis! Fica show!

Quarto com parede de cimento queimado

2. Tipos de aplicação em parede de cimento queimado

Após escolher o ambiente, é hora de decidir o tipo de aplicação de cimento queimado que você vai fazer.

É possível pintar a parede com uma tinta de textura de cimento queimado pronta, como vamos ensinar nesse post do Blog InstaCasa. Entretanto, se preferir, você pode usar um papel de parede que remeta a esse acabamento. Outra alternativa super válida (e barata) é preparar uma mistura de argamassa e massa corrida para alcançar o efeito.

Ainda, porcelanatos cimento também são uma opção. Com instalação prática, porcelanatos são resistentes, duráveis e fáceis de limpar. Além disso, estão disponíveis em diferentes designs, oferecendo diversas possibilidades para você fazer a composição que preferir. Bacana, não é?

Exemplo de parede com cimento queimado

3. Prepare a parede e separe o material!

Anteriormente, aqui no nosso blog, explicamos que, para pintar uma parede, é necessário prepará-la.

Como dissemos na ocasião, se você for pintar uma parede nova, precisará nivelar a superfície e eliminar as imperfeições. Isso pode ser feito com massa corrida. Caso faça uma repintura, deverá, primeiro, consertar problemas para depois seguir com a pintura. Esses problemas podem ser manchas, bolhas ou mofo, além de imperfeições.

Agora, vamos separar os materiais. Você vai precisar de:

Lista de materiais para fazer uma parede de cimento queimado.

4. É hora de partir para a ação!

Depois de preparar a parede e separar o seu material, é hora de colocar a mão na massa.

No início, proteja os arredores da parede para que a textura não vá para o teto, chão e/ou outras paredes. Para isso, coloque fita crepe nas bordas e forre o chão com o jornal ou a lona. Feito isso, você deverá despejar a textura em uma bandeja. Com a esponja, molhe a tinta e tire o excesso. Depois disso, comece a aplicação.

Passo a passo da parede de cimento queimado
Imagens: YouTube | Diycore com Karla Amadori

Comece pela parte de cima da parede e vá até o final. Lembre-se de fazer movimentos retos e não aleatórios, para que não fiquem marcas. É super importante tomar esse cuidado, pois isso interferirá no resultado final da sua parede de cimento queimado.

Após fazer essa primeira aplicação, aguarde a tinta secar. Secou? É hora da segunda demão. Depois disso, secou e ficou em um tom que você ainda não gostou? Passe a terceira demão da textura de cimento queimado.

Depois que secar, despeje o verniz em uma bacia. Passe o rolo sobre ele e aplique o produto na parede para protegê-la e melhorar o acabamento. Assim, você terá uma parede de cimento queimado perfeita!

Passo a passo da parede de cimento queimado
Imagens: YouTube | Diycore com Karla Amadori

E aí, curtiu o conteúdo? Se você gostou, deixe o seu comentário na caixa abaixo. O seu feedback é super importante para o nosso time! Além disso, se achou o conteúdo relevante, não deixe de assinar a nossa newsletter. Toda semana, trazemos temas super bacanas sobre arquitetura, decoração, tecnologia e inovação. Não fique de fora!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.