Como escolher a loteadora ideal? Descubra nessas 5 dicas!

Como escolher a loteadora ideal? Descubra nessas 5 dicas!

Comprar um lote é um processo repleto de detalhes. É fundamental analisar a localização, fazer uma boa negociação de preços e buscar um bom projeto arquitetônico para a construção da residência. Contudo, um outro ponto muito importante dentro deste assunto é saber como escolher a loteadora ideal.

Somente ao firmar contrato com uma empresa de confiança é que será possível garantir uma compra assertiva. Tanto em relação a toda a regulamentação do terreno quanto aos recursos necessários para construir sua casa do jeito que você sempre sonhou. No entanto, como ter certeza de que determinada loteadora é a melhor para você?

Algumas dicas podem ajudar durante esse momento. Se você quer saber quais são elas, continue a leitura deste artigo agora mesmo!

1. Antes de escolher a loteadora, conheça seu histórico

Essa dica pode parecer óbvia, mas acredite: muita gente a deixa de lado na hora de realizar uma compra. Comprar um lote com segurança depende muito deste cuidado, porque você precisa saber a respeito da qualidade dos loteamentos e dos terrenos comercializados.

Vale a pena consultar portfólios da empresa e procurar por clientes que tiveram experiências de compra com ela. Por meio de um depoimento, você saberá como é o trabalho da loteadora e como ela costuma lidar com os interessados. Além de se informar sobre seu compromisso envolvendo prazos, uso de materiais adequados e análise de documentação.

Além de ouvir essas opiniões, investigue a companhia. Aquelas que apresentarem algum problema financeiro estão mais propensas a atrasarem a entrega, usar materiais sem qualidade e ainda entregar loteamentos que não se adequam ao que foi pedido inicialmente.

2. Visite e avalie a infraestrutura do loteamento

Agora, é importante visitar e avaliar a infraestrutura do loteamento. Para tanto, você pode seguir algumas práticas bem simples durante esse momento. Primeiro, lembre-se de que um terreno pronto para construir precisa apresentar itens básicos, como meio-fio, sistema de iluminação pública, rede elétrica e de esgoto e abastecimento com água potável.

Faça uma lista e confira cada um desses detalhes. Caso estejam em falta, entre em contato com os responsáveis e questione os motivos. Assim, você também poderá ter uma ideia a respeito do cumprimento de prazos ou de determinações legais que não foram respeitadas.

Ter esse cuidado também é uma forma de visualizar a competência da loteadora. Seja crítico em suas observações e não se contente com algo que esteja apenas parcialmente pronto, é necessário ser exigente.

3. Verifique se a loteadora entregou outros empreendimentos bons em locais diversos

Mais uma questão importante na hora de escolher a loteadora é descobrir se ela entregou outras boas opções de empreendimentos. Ainda que em localizações diferentes daquela de seu interesse inicial, é importante conhecer a qualidade daquilo que ela costuma entregar. Isso pode mostrar que ela é uma empresa atualizada, determinada a atender várias cidades e com bom nível de qualidade para todos os empreendimentos.

Veja a qualidade de acabamentos e converse com pessoas que já vivem por lá. Caso você more em outra cidade ou tenha dificuldades em fazer uma visita, verifique se a empresa oferece um tour virtual por seus projetos, daqueles que oferecem visão 360º do espaço.

É importante ter conhecimento da materialização das construções para saber se vale a pena realizar um investimento. Em caso de dúvidas, não tenha vergonha de entrar em contato com a empresa e perguntar outros detalhes.

4. Confira se a loteadora oferece diferenciais e benefícios

Ao escolher uma loteadora, veja se ela oferece diferenciais e benefícios. Eles podem estar ligados a um atendimento personalizado, uma facilidade para negociação ou oferecer o projeto de arquitetura da sua futura casa, por exemplo. Se ela estiver aberta a atender suas necessidades mais específicas, este já é um bom sinal e uma vantagem para que você consiga um lote do jeito que deseja.

Além disso, veja também como são as questões contratuais. Caso seja leigo no assunto, considere a ajuda de um profissional para a explicação e a análise detalhada das cláusulas, para proporcionar mais segurança para você na hora da compra.

Confira também as condições para pagamento e quitação do lote. Assim, você poderá administrar melhor seus recursos financeiros ao realizar este investimento na certeza de que terá um bom respaldo por parte da empresa.

5. Tenha certeza de que ela pode ajudar na escolha de um bom terreno

Uma boa loteadora é aquela que se preocupa em ajudá-lo a escolher também um bom lote. Veja se ela tem como apresentar informações técnicas acerca de um possível desnível, informar sua intensidade e como sanar possíveis impasses. Ela também poderá passar dados sobre as dimensões do terreno e oferecer o adequado às suas pretensões em relação ao projeto arquitetônico.

A localização também importa bastante neste momento. A loteadora deve ser bastante sincera a respeito de detalhes sobre a região, que vai desde uma análise da vizinhança até estabelecimentos úteis que estiverem próximos. Além disso, deve ser capaz de orientar o comprador sobre detalhes mais precisos, como posição na quadra e direção do sol. Muitas dessas questões são muito específicas e acabam passando despercebidas por um olhar de iniciante, que não deve ser prejudicado por isso.

A InstaCasa é um ótimo exemplo de como esse auxílio pode funcionar. Sua plataforma pode ser utilizada pelas loteadoras para proporcionar uma experiência incrível na análise de loteamentos, uma vez que se utiliza da tecnologia, dentre elas, de realidade aumentada para suas apresentações.

Para completar, tem uma variedade enorme de lotes e possibilidades de construção para facilitar a sua compra e o desenvolvimento de seu projeto, que é entregue diretamente em seu e-mail de acordo com suas exigências de aprovação na prefeitura. São inúmeras opções de projetos para cada empreendimento, e os proprietários têm acesso exclusivo a cada proposta. Tudo de um jeito bem simples e fácil de ser consultado.

Ficou interessado em acompanhar um pouco mais de nosso trabalho? Então siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para mais novidades e atualizações!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.