Esquadrias para sua casa

O que são esquadrias e para que servem

Durante as primeiras conversas com o seu arquiteto ou engenheiro, responsável pelo projeto de arquitetura da sua casa, você ouvirá diversas vezes o termo “esquadrias”. Mas o que ele significa? Esquadria é o nome dado às peças que emolduram e se ajustam em vãos, como janelas e portas, essenciais para que o seu projeto fique exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Elas podem ser instaladas nas aberturas de uma construção, tanto as que dão acesso ao exterior quanto as de passagem internas. Dentro de uma obra podem chegar a representar até 20% do valor total da construção. Devido a esse fato, é muito importante saber escolher o melhor modelo e material, sempre considerando suas qualidades técnicas, durabilidade e o custo-benefício.

Além disso, as esquadrias asseguram a vedação e a proteção dos ambientes internos, além de controlarem o conforto térmico e acústico dos cômodos e, também, a iluminação da parte interna da casa.

Existem diversos tipos e materiais de esquadrias no mercado. O ideal é escolhê-las também pelo seu desempenho e funcionalidade. Confira, neste pequeno guia da InstaCasa, algumas dicas que vão te ajudar a acertar na escolha das esquadrias, que trazem conceito e sofisticação para o seu projeto de arquitetura.

Imagem: Homify

Tipos de abertura de esquadrias disponíveis no mercado

Os mecanismos de funcionamento das esquadrias, ou seja, sua abertura e seu fechamento, podem variar. Cada um deles apresenta um melhor desempenho de acordo com as necessidades e características do projeto de arquitetura. Por isso, é necessário avaliar o tipo de abertura, já que ele determinará a sua função. Portas ou janelas, por exemplo, podem ser de abrir, pivotante, de correr, sanfonada, pantográfica, camarão, guilhotina, projetante, basculante, etc, como já abordamos aqui no blog quando falamos sobre janelas.

Imagem: Allmad Portas e Pisos

Principais materiais dos quais as esquadrias são feitas

  • Alumínio: as esquadrias de alumínio são as mais utilizadas pois possuem diversas vantagens. Exigem uma manutenção bem básica, pois não costumam ser afetadas com exposição constante às chuvas ou aos raios solares. Outra vantagem é poder encontrá-las prontas em lojas especializadas, com diferentes acabamentos e cores, ou ser confeccionada sob medida para o seu projeto em específico. Podem ter um bom isolamento térmico e acústico com a utilização de perfis maiores juntamente com vidros duplos ou triplos;
Imagem: DecorFácil
  • Madeira: esquadrias de madeira, assim como quase todos os revestimentos feitos a partir desse material, são elegantes e duráveis, porém não são baratos. Elas trazem um toque rústico e sofisticado para sua casa. Como ponto de atenção, citamos o fato de que as esquadria em madeira exigem uma manutenção periódica, com a aplicação de vernizes ou impermeabilizantes, além de tratamentos contra pragas, como é o caso do cupim;  
Imagem: Zagonel Esquadrias
  • PVC: as esquadrias de PVC são leves, de baixa manutenção e podem proporcionar ao ambiente um excelente isolamento acústico e térmico. Dessa forma, é possível evitar a passagem de ruídos externos indesejados (o que pode ser uma ótima alternativa para ambientes de home office, por exemplo), além de impedir a troca de calor entre os ambientes, o que reduz os gastos com sistemas de aquecimento e resfriamento;
Imagem: Squadra
  • Ferro: as esquadrias de ferro são as responsáveis por oferecer janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas com resistência e proteção. As esquadrias de ferro conseguem ser muito elegantes por demandarem perfis mais finos do que as demais. Se bem tratada pode durar por muito tempo, sendo necessária manutenção apenas em casos de corrosão.
Imagem: Guia da Obra

E aí, já decidiu qual esquadria utilizar em sua casa? Converse com o seu arquiteto e não se esqueça de fazer a inscrição em nossa newsletter, com conteúdos semanais do blog da InstaCasa.

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.