Experiência do Cliente no Mercado Imobiliário: Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia desempenha um papel significativo na forma como as indústrias operam. Ela tem se dispersado rapidamente, mudando mercados e reinventando a forma como os negócios são feitos em todos os setores do mundo.

Com o mercado imobiliário não é diferente. Grandes empresas imobiliárias estão utilizando tecnologia para aumentar as vendas, obter maior eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente.

A mudança é empolgante. Embora boa parte do setor imobiliário tenha começado tardiamente a adotar soluções tecnológicas estratégicas, a COVID-19 acelerou o processo e destacou oportunidades de mais progresso. Hoje, é taxativo dizer que o futuro do setor imobiliário está sendo construído por meio de tecnologia e inovação. De tours virtuais a transações automatizadas e realizadas de forma online, percebemos, assim, uma mudança drástica na forma como listamos, compramos e gerenciamos imóveis.

Experiência do Cliente no Mercado Imobiliário

Acompanhando as mudanças do consumidor

A forma como os clientes dos mais diversos setores procuram por serviços e produtos definitivamente mudou. E os compradores de imóveis são como qualquer outro consumidor hoje em dia: eles gostam de obter informações de forma fácil e rápida.

Embora seja desafiador, principalmente devido ao aspecto rígido de tijolo e cimento do setor imobiliário, os modelos de negócios convencionais desse mercado estão sendo substituídos por sistemas e processos digitais. Tais processos têm unido profissionais da construção, agentes imobiliários, desenvolvedores e comunicadores para aumentar o envolvimento do cliente.

O mundo digital oferece a maioria das informações que os compradores precisam, como feedbacks, avaliações, imagens e outros dados importantes para a escolha de um imóvel. Dessa forma, sites e aplicativos imobiliários, serviços virtuais, tecnologia inteligente e comunicação digital têm se apresentado como facilitadores para levar a experiência do cliente no mercado imobiliário para o próximo nível e oferecer vantagem competitiva, pois permitem que os consumidores interajam mais facilmente com o setor.

Veja a seguir como exatamente a tecnologia vem impulsionando a experiência do cliente no mercado imobiliário.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial está em toda parte. No mercado imobiliário, ela tem aberto mais possibilidades de fornecer aos compradores de imóveis recomendações personalizadas de propriedades, reduzindo um tempo valioso no processo de escolha de um imóvel.

Além disso, a inteligência artificial tem sido um excelente recurso para que os agentes aprimorem suas análises de atendimento ao consumidor. Isso diminui o tempo de resposta ao cliente e ainda oferece mais aparatos para aumentar a eficiência da equipe.

Realidade Virtual

Mas, e se o imóvel ainda não estiver construído?

Com a realidade virtual, isso não é um problema. Através dela, os compradores podem facilmente visualizar a propriedade antes mesmo dela ser construída.

Empresas imobiliárias de sucesso têm investido nas mais diferentes aplicações da realidade virtual em seus negócios. Criada a partir de planos construídos tridimensionalmente, essa tecnologia tem ajudado os clientes a ver exatamente o que desejam, facilitando, portanto, o processo de decisão de compra.

Através da realidade virtual, os compradores podem obter uma visão 3D clara de cada cômodo de um imóvel, economizando, portanto, o tempo tanto dos agentes imobiliários quanto de clientes, além de ser por si só uma experiência de interação incrível!

Building Information Modeling (BIM)

Projeto BIM - InstaCasa

Building Information Modeling (ou Modelagem de Informação da Construção, em português) configura-se como um processo de geração e gerenciamento de representações digitais das características físicas e funcionais de uma construção. Dessa forma, ele ajuda os clientes a entender de forma visual as opções de engenharia e design.

Com o BIM, a experiência vai além daquela oferecida pela realidade virtual. Afinal, com ele é possível selecionar qualquer elemento de uma construção (pisos, revestimentos, tubulações, etc.) e descobrir de qual empresa é o material, do que é feito, quanto custará, qual o tempo de instalação e muito mais.

De acordo com um estudo realizado pela ESCP, o BIM traz outros benefícios, podendo reduzir substancialmente os atrasos de um projeto em cerca de 11%, diminuir os custos em 7% e reduzir os prazos de entrega, dentre outras vantagens.

PropTech: um passo além para aumentar a experiência do cliente no mercado imobiliário

PropTech é um termo mais curto para property technology e refere-se a empresas que têm utilizado da tecnologia para transformar o mercado imobiliário. Essas empresas têm utilizado ferramentas tecnológicas para otimizar a maneira como as pessoas compram, vendem, pesquisam, comercializam e gerenciam uma propriedade.

Com as proptechs, os profissionais do mercado imobiliário têm coletado e interpretado dados para uma tomada de decisão mais segura. Eles também estão utilizando a tecnologia para automatizar processos administrativos, permitindo que se concentrem mais no trabalho voltado para o cliente.

Assim, em suma, o objetivo da PropTech é reduzir a burocracia para gerenciamento de propriedades, agilizando as transações entre compradores e vendedores.

Tecnologia aplicada ao mercado imobiliário

De acordo com a publicação da PWC sobre as tendências emergentes no setor imobiliário para 2022, a PropTech ainda tem muito espaço para crescer. Para isso, as empresas precisam conectar as pessoas e as tecnologias certas, utilizar dados, automação e análise e aplicar uma mentalidade inovadora para acompanhar as crescentes demandas dos consumidores.

Enfim, com a tecnologia aprimorando a experiência do cliente no mercado imobiliário, o crescimento contínuo do setor é inevitável.

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