Fechaduras inteligentes para a sua casa

Fechaduras inteligentes para a sua casa

O uso contínuo da tecnologia faz parte da rotina desta geração pela qual estamos passando. Novos modelos de celulares, com cada vez mais funções, são lançados todos os anos. Televisores têm aplicado tecnologia para oferecer, constantemente, uma experiência de cinema dentro de casa. E, cada vez mais, a utilização de equipamentos que automatizam funções da casa têm ganhado mais espaço, como é o exemplo da integração do Echo Dot (popularmente conhecido como Alexa) com lâmpadas inteligentes, smart plugs, smart cameras, ar-condicionado, geladeira, robô aspirador, máquina lava e seca, entre tantas outras possibilidades de integração que o dispositivo oferece. Entre essas propostas inovadoras, fechaduras inteligentes têm conquistado o coração de muitas pessoas. Elas podem fazer parte do conceito de “casa inteligente”, no qual tudo pode ser controlado pelo celular ou por um comando de voz.

As fechaduras inteligentes garantem praticidade, design moderno e segurança para os moradores da sua casa. Praticidade porque dispensam o uso de chaves. Design moderno porque elas chamam bastante atenção, uma vez que são elegantes e funcionais. E segurança porque permitem que você acesse o interior da casa somente a partir de senhas, leituras biométricas, sensores de presença que identificam sua chegada e cartões com sensores magnéticos.

Pensando em apresentar fechaduras inteligentes para a sua casa, a equipe da InstaCasa preparou um artigo especial sobre o tema, apresentando o que há de mais moderno no mercado, hoje, e, também, mostrando as características desse tipo de equipamento, para que você avalie se vale a pena o investimento. Vamos começar? 

Fechadura Digital Intelbras FR 620
Imagem: Amazon

Como funcionam as fechaduras inteligentes?

As fechaduras inteligentes costumam ser de fácil instalação, a exemplo de uma fechadura comum, com a diferença de que ela deve ser ligada à energia elétrica. Alguns modelos já contam com bateria própria, dando maior segurança ao usuário em caso de queda de luz.

Elas possuem formas diversas de operação, como:

  • Painel com senha: o método mais tradicional é a abertura por senha, que deve ser digitada no painel eletrônico da fechadura;
Fechadura eletrônica pado FDS50 - Senha e Tag
Imagem: Magazine Luiza
  • Bluetooth: fechaduras inteligentes que funcionam a partir de um aplicativo específico instalado no seu smartphone e que permite, inclusive, programar a abertura e o fechamento completo da porta;
Fechadura digital senha iDLock Control ID Bluetooth e App
Imagem: Amazon
  • Biometria: funciona a partir da leitura da impressão digital, e é uma boa pedida para casas, estabelecimentos comerciais e condomínios, principalmente pela praticidade de acessar o interior com apenas um toque;
Fechadura digital biometria e senha FR 220
Imagem: Americanas
  • Wi-Fi:  é possível controlar a porta por meio de um aplicativo, pois o equipamento é conectado à internet. Esse é um dos modelos que possuem bateria própria e conexão separada do Wi-Fi da casa. Além disso, algumas fechaduras Wi-Fi permitem o controle mesmo à distância, bastando uma conexão com a internet;
Fechadura digital wi-fi com biometria Esf-De4000B
Imagem: Sodimac
  • Cartão: é um dos modelos mais comuns no setor de hotelaria, por meio do qual a porta é aberta com a proximidade do cartão pré-configurado, mas também funciona em residências. Configurando o seu cartão, que vem acompanhado na fechadura, você terá acesso ao interior da residência apenas com a aproximação dele no painel de identificação.
Fechadura digital unee smart card inox
Imagem: Celeti

Fechaduras inteligentes são seguras?

Por ser um aparelho tecnológico, que pode ser conectado a outros dispositivos, muitas pessoas podem se perguntar se fechaduras inteligentes são, realmente, um investimento seguro. Isso porque, ao gastar dinheiro com uma fechadura, espera-se que a mesma realmente impeça invasões, ações criminosas e entrada de pessoal não autorizado.

Como dissemos anteriormente, existem diversos tipos de fechaduras inteligentes. Atualmente, no mercado, você encontra fechaduras encriptadas. Isso significa que a ação de hackers é inibida, ou seja, são mínimos os riscos de que alguém consiga invadir o sistema da sua fechadura e desbloqueá-la com facilidade.

A autenticação feita por meio de biometria, por exemplo, é extremamente difícil de violar, uma vez que ela reconhece somente as digitais de pessoas que moram no local ou precisam entrar nele com frequência, como é o caso de prestadores de serviços domésticos e cuidadores, pré-autorizados e cadastrados pelo dono do imóvel. Com relação às fechaduras inteligentes com senha, há a mesma segurança, uma vez que o padrão de senha foi definido por você, e existe um código que somente você saberá para trocar o padrão, se for necessário.

Fechadura digital FR 700 Intelbras
Imagem: Intelbras

Recursos que fechaduras inteligentes podem oferecer ao proprietário

Por serem fechaduras inteligentes, os modelos oferecem diversos recursos que podem justificar o investimento, como, por exemplo:

  • Travamento automático: o sistema de travamento automático é acionado assim que a porta se fecha, travando-a. Assim, não é preciso inserir a senha novamente, por exemplo, para que a fechadura tranque a porta. O processo é totalmente automatizado;
  • Alarme que garante a segurança: o disparo de alarme das fechaduras inteligentes pode ser uma característica muito importante para sua casa, uma vez que, normalmente, após algumas tentativas falhas de acesso, ele é disparado, alertando sobre possível arrombamento;
  • Gerenciamento de acessos: é possível controlar o acesso à casa e bloquear o acesso da mesma a alguns usuários, mesmo estando fora do local. É possível, também, configurar opções como apenas liberar o acesso de determinada entrada em horários e dias específicos;
  • Senhas podem ser escolhidas à distância: mora em uma casa que possui um portão antes da entrada principal? Com o uso de uma fechadura inteligente para proteger o local, você pode criar uma senha temporária. Assim, você pode deixar o entregador do delivery acessar o quintal e deixar o seu pedido lá, com apenas alguns cliques no celular. Assim que ele for embora, você consegue desativar a senha que atribuiu a ele, impedindo que o mesmo possa entrar na sua casa posteriormente.
Fechadura FDE 201R
Imagem: Lions Distribuidora

Mas o que acontece se a luz cair ou a bateria da fechadura acabar?

Assim como todo equipamento tecnológico, as fechaduras precisam de energia para funcionar, seja esta proveniente de uma rede elétrica ou uma bateria.

Se você adquiriu uma fechadura inteligente que possui bateria, apesar do equipamento não gastar tanta energia, é possível que ele fique sem carga, caso o usuário não preste atenção aos avisos de baixa energia. Caso aconteça, é possível conectar uma bateria pelo lado de fora da casa e reativar o painel. Se o modelo não permitir esse tipo de ligação pode ser necessário pedir assistência técnica própria para abrir a residência.

O mesmo vale para modelos que são ligados apenas à rede elétrica. Em caso de queda de luz, será necessário buscar ajuda de fora para abrir ou trancar a porta nos modelos sem baterias auxiliares.

Fechadura Samsung Digital Push Pull SHP DP - 609
Imagem: Amazon

E aí, o que você achou deste artigo sobre fechaduras inteligentes? Conta pra gente nos comentários abaixo! E se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber, semanalmente, artigos sobre arquitetura, decoração e inovação!

Faça parte do mundo de Arquitetura e Tecnologia para Loteamentos.

Assine nossa Newsletter e descubra como!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.